PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garrafa térmica

2 participantes

Ir para baixo

Garrafa térmica  Empty Garrafa térmica

Mensagem por isabelalopes Ter 17 Out 2017, 22:31

Uma pessoa faz certa quantidade de café bem quente pela manhã, armazenando-o em uma garrafa térmica. Poucos minutos
depois, abre a garrafa, coloca todo o café em duas xícaras, uma para ela e outra para um amigo, fechando-a em seguida, com seu interior ainda quente. No fim do dia, a pessoa vai lavá-la e tenta abri-la novamente, mas só consegue fazer isso após aplicar uma força mais intensa que a necessária para abri-la pela manhã. Considerando que a garrafa térmica não permite que saia ou entre ar e que sua contração térmica é desprezível, a maior dificuldade para abri-la no fim do dia ocorre porque

A) a pressão do ar em seu interior aumenta.
B) a temperatura em seu interior diminui.
C) o ar em seu interior realiza trabalho sobre a tampa.
D) o ar em seu interior se expande isotermicamente.
E) o volume de ar em seu interior diminui.
 
Não sei qual alternativa é a correta.
isabelalopes
isabelalopes
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 27
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Garrafa térmica  Empty Re: Garrafa térmica

Mensagem por Carlos Augusto Parente Ter 17 Out 2017, 23:25

isabelalopes escreveu:Uma pessoa faz certa quantidade de café bem quente pela manhã, armazenando-o em uma garrafa térmica. Poucos minutos
depois, abre a garrafa, coloca todo o café em duas xícaras, uma para ela e outra para um amigo, fechando-a em seguida, com seu interior ainda quente. No fim do dia, a pessoa vai lavá-la e tenta abri-la novamente, mas só consegue fazer isso após aplicar uma força mais intensa que a necessária para abri-la pela manhã. Considerando que a garrafa térmica não permite que saia ou entre ar e que sua contração térmica é desprezível, a maior dificuldade para abri-la no fim do dia ocorre porque

A) a pressão do ar em seu interior aumenta.
B) a temperatura em seu interior diminui.
C) o ar em seu interior realiza trabalho sobre a tampa.
D) o ar em seu interior se expande isotermicamente.
E) o volume de ar em seu interior diminui.
 
Não sei qual alternativa é a correta.

Olá..

Eu marcaria alternativa B.

Com o passar do dia a temperatura dentro da garrafa irá diminuir devido ao contato inevitável com o meio. Como o volume permaneceu constante e teremos a diminuição da temperatura, a pressão INTERNA na garrafa também irá diminuir. (Podemos observar essa proporção utilizando a equação P1V1/T1 = P2V2/T2).

Logo, com a diminuição da pressão INTERNA, a pressão EXTERNA sobre a tampa passa a ser maior. Assim, será mais difícil de abrir a garrafa.

Acho que é isso!
Carlos Augusto Parente
Carlos Augusto Parente
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 09/04/2017
Idade : 28
Localização : Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos