PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Massa caindo sobre duas molas.

Ir para baixo

Massa caindo sobre duas molas. Empty Massa caindo sobre duas molas.

Mensagem por Convidado Dom 01 Out 2017, 23:16

Um pedaço de massa de vidraceiro de 2 kg é largado de 2 m sobre um bloco de 18 kg inicialmente em repouso sobre duas molas, cada uma com rigidez de k= 1,2 kN/m, Calcule a deflexão adicional das molas provocada pelo impacto da massa de vidraceiro que se adere ao bloco no contato.

R: 65 mm


Eu faço, porém minha resposta chega a 83 mm. Se alguém puder me ajudar. Obrigada desde já!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Massa caindo sobre duas molas. Empty Re: Massa caindo sobre duas molas.

Mensagem por Convidado Seg 02 Out 2017, 02:58

Olá, Euclides!!
Muito obrigada pela resolução, porém eu fiquei confusa. Por que o valor da constante mudou? É porque são duas molas e por isso divide por 2? Eu achei que a rigidez seria multiplicada por dois. Peço perdão pela pergunta se ela parecer boba.

Ps: na imagem do exercício (que não consegui postar), as molas estão associadas em paralelo, não em série, isso muda em algo?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Massa caindo sobre duas molas. Empty Re: Massa caindo sobre duas molas.

Mensagem por Euclides Seg 02 Out 2017, 11:48

camiperroud escreveu:Olá, Euclides!!
Muito obrigada pela resolução, porém eu fiquei confusa. Por que o valor da constante mudou? É porque são duas molas e por isso divide por 2? Eu achei que a rigidez seria multiplicada por dois. Peço perdão pela pergunta se ela parecer boba.

Ps: na imagem do exercício (que não consegui postar), as molas estão associadas em paralelo, não em série, isso muda em algo?
Numa associação de molas existe uma constante de elasticidade equivalente.

O tipo de associação muda tudo.

Vou retirar a solução que dei pois não é esse o exercício em questão.

https://pir2.forumeiros.com/h69-molas-pag-1

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Massa caindo sobre duas molas. Empty Re: Massa caindo sobre duas molas.

Mensagem por Convidado Seg 02 Out 2017, 16:57

Eu fui estudar sobre e, realmente, muda tudo. Fui aplicar no exercício e mesmo assim não obtive o valor. Fiz as duas situações de equilíbrio, assim como você fez, porém com as molas em paralelo e não cheguei na resposta. Eu não costumo ter tanta dificuldade assim, mas realmente esse exercício não está saindo. Peço desculpas!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Massa caindo sobre duas molas. Empty Re: Massa caindo sobre duas molas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos