PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equação da continuidade (bernoulli) e vazão

2 participantes

Ir para baixo

Equação da continuidade (bernoulli) e vazão Empty Equação da continuidade (bernoulli) e vazão

Mensagem por danielgtr808 Sáb 26 Ago 2017, 18:34

De acordo com a equação da continuidade quando se tem uma obstrução ou redução da secção transversal de um tubo ou qualquer outro meio que se escoa um fluido se tem uma redução da pressão e um aumento da velocidade, mantendo a vazão, certo ? Pois bem, a minha duvida é a seguinte: As válvulas reguladoras de fluxo reduzem a vazão estreitando a passagem do fluido, isso não é contra a equação da continuidade ? Aqui temos uma válvula reguladora de vazão:

Equação da continuidade (bernoulli) e vazão Abaaah11

O fluxo entra pela esquerda e sai controlado pela direita, quanto mais fechado o parafuso, menor o fluxo. A velocidade não deveria aumentar e a vazão se manter a mesma ?
Desde já, agradeço

danielgtr808
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 25
Localização : São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equação da continuidade (bernoulli) e vazão Empty Re: Equação da continuidade (bernoulli) e vazão

Mensagem por Euclides Sáb 26 Ago 2017, 19:27

As válvulas reguladoras de fluxo podem ter um elemento regulador de pressão (provavelmente a função da retentora na figura) que se abrem para um certo valor da pressão, aliviando-a pelo retorno de parte do fluxo. Assista aos primeiros 2 minutos do vídeo abaixo:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equação da continuidade (bernoulli) e vazão Empty Re: Equação da continuidade (bernoulli) e vazão

Mensagem por danielgtr808 Sáb 26 Ago 2017, 21:53

Não sei se entendi muito bem, quando você fala da função de retentora, que ela se abre para um certo valor de pressão, esta correto, mas ela se abre apenas no retorno do fluido. Ou você quis dizer que o fluido entrando pode acionar essa válvula ? Bem, isso pode ser verdade pois essa mola não se tem uma força ajustada, foi feita para não oferecer resistência quando o líquido esta voltando, então pode ser que seja isso. (Foi o que eu entendi/conclui a partir do que foi dito)


Acabei por assistir o vídeo todo e todas as válvulas tem um sistema que consegue "redirecionar" a pressão que aumentou para algum lugar (seja para o tanque ou para um carretel). Eu não vejo isso na válvula da imagem, a não ser que a teoria de que o fluxo empurra a retentora esteja correta. Com isso, me surge outra duvida (creio que adicionar duvidas a uma pergunta já existente não é contra as regras): A torneira segue o mesmo principio dessa válvula ? Pelo que eu vi, a torneira usa um sistema parecido para vedar a passagem de água (como mostra a imagem), e quando ela esta com a passagem estreita, o fluxo é pequeno, quando se abre, o fluxo aumenta bastante
Equação da continuidade (bernoulli) e vazão How-to10

Isso é até bem lógico pra falar a verdade, a questão é que olhando para essa equação da continuidade essa situação se torna muito contra-intuitiva pra mim. 
Desde já, obrigado.

danielgtr808
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 25
Localização : São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equação da continuidade (bernoulli) e vazão Empty Re: Equação da continuidade (bernoulli) e vazão

Mensagem por Euclides Sáb 26 Ago 2017, 22:15

Acontece que no tubo de Bernoulli a pressão antes e depois do estrangulamento é a mesma, elevando-se apenas um pouco antes do estrangulamento. Numa torneira comum a saída abre-se para a pressão atmosférica, inferior à da tubulação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equação da continuidade (bernoulli) e vazão Empty Re: Equação da continuidade (bernoulli) e vazão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos