PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida teórica 1 Lei de Ohm

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida teórica 1 Lei de Ohm Empty Dúvida teórica 1 Lei de Ohm

Mensagem por Guilherme Gomes Avelino Sáb 26 Ago 2017, 14:45

Pela primeira Lei de Ohm sob uma tensão constante, quando maior minha resistência menor será a corrente.
Porém se eu quero um circuito com menor perda possível, eu escolho um com resistência pequena, aumentando assim sua corrente. 

Eu pensei que quanto maior a corrente maior também fosse a perda..

Enfim, é uma dúvida bem besta, entretanto pode ser a diferença entre acertar ou não uma questão.. Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já!

Guilherme Gomes Avelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 24
Localização : BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica 1 Lei de Ohm Empty Re: Dúvida teórica 1 Lei de Ohm

Mensagem por CaiqueF Sáb 26 Ago 2017, 15:15

Seu questionamento está correto. Se a corrente for muito alta, você tem muita perda. Se a resistencia for muito alta, voce também acaba tendo perda. Entao deve ter um ponto de funcionamento "perfeito".

Considere o circuito abaixo (Ignore os valores de tensão e resistência):

Dúvida teórica 1 Lei de Ohm I_976d2cf6553ec165_html_73f58d02

Sabe-se que toda fonte tem uma certa resistencia interna (r), e é impossível nao ter perda nesse resistor.

A potencia total fornecida pela fonte é E*i. A potencia dissipada pela resistencia interna é ri². Logo, a potencia útil fornecida pra sua carga é P=Ei-ri²
Como r e E são constantes, temos uma equação do segundo grau em i. De forma que a potencia será máxima quando i=E/2r

Como a corrente do circuito é dada por i=E/(R+r), temos que na condição de potência máxima R=r.

Para efeitos práticos, considere R a sua carga (Um computador, por exemplo) e r a soma das resistencias do gerador e da fiação.
Se voce quer perder o mínimo de energia possível, quer dizer que voce quer potência máxima em R. Assim, a resistencia R do seu computador deverá ser igual a soma das outras resistências do circuito
CaiqueF
CaiqueF
Monitor
Monitor

Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 28
Localização : Salvador -> São Carlos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica 1 Lei de Ohm Empty Re: Dúvida teórica 1 Lei de Ohm

Mensagem por Guilherme Gomes Avelino Sáb 26 Ago 2017, 16:22

Entendi seu raciocínio. Então quer dizer que tal fator depende do valor da resistência do gerador, da resistência da fiação e da resistência do resistor. Nesse caso eu teria que calcular matematicamente o ponto "perfeito".
Agora, eu lido com questões bem simplórias, então estaria correto eu afirmar que:

Se eu quero diminuir a perda de determinado circuito eu diminuo sua resistência?

Agora, se eu quero calcular a intensidade de corrente de diferentes resistores em um circuito misto eu poderia tomar como premissa que, quanto maior a resistência do trecho menor a corrente que passa por ele?

Muito obrigado desde já!

Guilherme Gomes Avelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 24
Localização : BA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica 1 Lei de Ohm Empty Re: Dúvida teórica 1 Lei de Ohm

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos