PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Matemática

2 participantes

Ir para baixo

Matemática Empty Matemática

Mensagem por bra² Ter 25 Out 2016, 01:12

Olá, não estou certo em como categorizar esta questão dentro da matemática, portanto, quem souber e quiser pode alterar o título do tópico por favor?

Como resolver? Qual técnica aplicar?

(FGV 2015.1) Amanda comprou para seu filho 4 lápis e 1 caneta por R$ 12,50. Um tempo depois, comprou
2 lápis e 2 canetas por R$ 13,00 no total.

Considerando que o lápis tem um preço único, assim como a caneta, e que os preços
permaneceram os mesmos nesse período, o preço de uma caneta é igual a...
a) R$ 2,50.
b) R$ 3,00.
c) R$ 4,50.
d) R$ 5,00.

Gabarito: c

Grato!

bra²
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática Empty Re: Matemática

Mensagem por Giovana Martins Ter 25 Out 2016, 10:05

Sejam x e y os preços unitários da caneta e do lápis, respectivamente.

x+4y=12,5 (1)
2x+2y=13 (2)

Resolvendo o sistema formado por (1) e (2):

y=R$ 2,00 e x=R$ 4,50

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por bra² Ter 25 Out 2016, 14:47

É, gostar de matemática e saber que é fácil e achar também e ter que reaprender e até ver coisas básicas anos após... sorte quem não precisa/precisou estudar em escola pública e ainda por cima trabalhar em épocas.

Mas hoje, com a facilidade e o acesso à internet tão mais disseminado fica mais fácil mesmo em situações assim. Quem sabe eu fazendo maior esforço à época? Bom, de toda forma, no decorrer busquei fazer meu melhor. Com mais informação teria sido bom rs. 

E claro, há escolas públicas e escolas públicas. À época não estava tão ciente disso, porque apesar de ter facilidade em qualquer assunto, a matéria que percebia que faltava ensino era inglês, bastante repetitivo. Como já sabia mesmo à época um bocado... notava mais ainda. Mas fora as matérias sem professor, influencia, claro, a falta de aprofundamento. Muitas são as causas dependendo do ambiente...

Mais prática e foco também contam muito como sabemos! Mas não estou reclamando, só deixando a reflexão na esperança de que auxilie alguém(ns). A vida é o que é, e vivemos as experiências necessárias pessoalmente. Assim nos tornamos mais e mais quem somos e podemos sim alcançar tudo de bom. Sem pôr o que somos no que perece, mas ter o que é bom mantendo o equilíbrio, a consideração, o respeito... é bom e necessário.

Muito grato novamente Giovana  Very Happy

bra²
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo