PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lâmina Metálica + Ímã

5 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Lâmina Metálica + Ímã - Página 3 Empty Lâmina Metálica + Ímã

Mensagem por hugo araujo 7/7/2016, 10:51 am

Relembrando a primeira mensagem :

A lâmina metálica indicada na figura é percorrida longitudinalmente pela corrente convencional i  e está imersa no campo magnético originado pelo ímã. Sendo Vx e Vy os potenciais elétricos nos pontos x e y, respectivamente, podemos dizer que


Lâmina Metálica + Ímã - Página 3 155moua


A) Vx = Vy.   B) Vx > Vy.   C) Vx < Vy.   D) Vx = 2Vy.   E) V x = Vy / 2.   


Usando a regra da mão direita espalmada só consigo chegar na resposta C.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo


Lâmina Metálica + Ímã - Página 3 Empty Re: Lâmina Metálica + Ímã

Mensagem por Claudir 16/7/2016, 5:06 pm

Independentemente do que o seu livro diga, esse é um macete para determinar o sentido da força. Você pode usar esse ou o sugerido pelo mestre Elcio. Eu costumo usar esse.

De qualquer forma, eu o aconselho a pensar assim: se você quer saber o sentido da força que atua em uma carga em movimento imersa em um campo magnético - seja livre ou em um material - o polegar deve indicar o sentido da velocidade da carga em questão. Agora, se você quer determinar o sentido da força que age em um fio percorrido por uma corrente e sujeito a um campo magnético, o seu polegar deve indicar o sentido da corrente.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Lâmina Metálica + Ímã - Página 3 Empty Re: Lâmina Metálica + Ímã

Mensagem por Medeiros 16/7/2016, 9:08 pm

Hugo,

Alterei minha primeira mensagem, verifique por favor e me desculpe o transtorno causado. Como tinha dito, estou enferrujado, tinha feito confusão com a regra e cheguei numa resposta errada. A propósito, o comentário do Pré-Iteano me aclarou as ideias, concordo com ele.

Quaisquer das regras, tapa ou mão esquerda, funcionam e indicam o sentido da força aplicada sobre cargas positivas e considerando o sentido do seu movimento (velocidade). Se as cargas que já estão em movimento forem negativas, a força terá sentido contrário ao definido pela regra -- caso em que o tapa será dado com as costas da mão.

Só para reforçar, no tapa o dedão aponta para o sentido em que as cargas estão se deslocando, i.e., o sentido da velocidade das cargas; se forem cargas positivas, o tapa é dado com a palma da mão, se forem negativas, com as costas. Como usualmente se considera os portadores de carga positivos na corrente elétrica (a convencional), costuma-se trocar o "v" da velocidade pelo "i" da corrente convencional; nada contra mas isso dá azo à confusão como no caso deste exercício.

Na última frase da mensagem do Pré-Iteano, observe que a força sobre o fio terá sempre o mesmo sentido quer você considere o deslocamento dos portadores positivos (lacunas) da corrente no fio, quer considere o movimento dos elétrons. E nem podia ser diferente, afinal o motor elétrico funciona com base nisso.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Lâmina Metálica + Ímã - Página 3 Empty Re: Lâmina Metálica + Ímã

Mensagem por hugo araujo 20/7/2016, 10:42 am

Medeiros e todos os outros que me ajudaram nesse tópico peço desculpas pela confusão que fiz com esses conceitos.

Estudei mais uma vez o assunto e agora compreendi minha confusão.
Uma coisa é a força sobre cargas em movimento em um capo magnético outra coisa é a força sobre um condutor imerso em um campo magnético.

No primeiro caso, usando a regra da mão direita, o dedo polegar indica a velocidade da carga e os demais dedos o sentido do campo magnético. A força é determinada com um tapa com a palma da mão para cargas positivas e com as costas da mão para cargas negativas.


No segundo caso, a força, sobre o condutor e consequentemente sobre as cargas que percorrem o mesmo, é determinada utilizando o dedo polegar indicando o sentido convencional da corrente, os demais dedos o sentido do campo e um tapa com a palma da mão indica a força sobre o condutor e consequentemente sobre suas cargas reais (elétrons). 


Ambas levam à resposta correta.

Muito obrigado pela paciência de sempre. Smile

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Lâmina Metálica + Ímã - Página 3 Empty Re: Lâmina Metálica + Ímã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos