PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Humanismo

2 participantes

Ir para baixo

Humanismo Empty Humanismo

Mensagem por hugo araujo Seg 27 Jun 2016, 14:34

(PUC Rio–2011) Meu falecido pai, de memória abençoada, fez todo esforço para que eu pudesse alcançar excelência mental e técnica. O fruto dos meus estudos e trabalhos alcançou o seu desejo mais querido. Mas você pode perceber que, para a educação, as condições não eram favoráveis como são hoje. Nem eu tive professores tão capazes como você. Nós ainda estávamos na idade das trevas. [...] Agora, pela graça de Deus, a luz e a dignidade foram restituídas às letras e eu vivi para vê-lo.  Hoje as antigas ciências estão restauradas [...]  As línguas restituídas: o grego [...]; o hebraico e o latim [...] Hoje o mundo está repleto de homens sábios [...]  Mas lembre-se disso, a sabedoria de nada lhe servirá se você não amar e temer a deus [...] Seu pai, Gargantua

São características do humanismo renascentista indicadas nesse texto, EXCETO

A) a crítica à Idade Média, percebida como período  de trevas.
B) a valorização de uma educação laica e a abertura das bibliotecas monásticas.
C) o desejo de renovar a fé cristã mediante a tradução e circulação dos textos sagrados. 
D) a retomada do patrimônio cultural e literário da Antiguidade Clássica. 
E) o otimismo em relação aos avanços humanos no campo da educação.

Gabarito:

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Humanismo Empty Re: Humanismo

Mensagem por estraveneca Seg 27 Jun 2016, 22:37

Se não tivesse o texto eu marcaria a letra C seco demais, inclusive fui sem ler e marquei ela, quando vi o gabarito foi que retomei, daí fica evidente que tem que ser a B, pois no texto ele faz precisamente a renovação da fé, misturando os elementos do classicismo com a nova cosmovisão, como a de Agostinho de reconciliação. A abertura de biblioteca monásticas realmente deveria ter nos alertado, deixamos passar isso pelo deslumbramento com a letra C, isso é coisa do período precisamente anterior. E educação laica só iria ocorrer no iluminismo, eu acho.
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos