PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Renascimento e humanismo

Ir para baixo

Renascimento e humanismo Empty Renascimento e humanismo

Mensagem por Convidado Ter 04 Out 2016, 20:30

Entre os séculos XIV e XVI a Europa viveu uma época de muitas transformações no campo das técnicas, das artes, da política, da religião e do próprio conhecimento que o homem tinha do mundo em si mesmo. Sobre esse período histórico, é correto afirmar:
a) Os reinos da França e da Inglaterra enfraqueceram-se devido à crise do sistema feudal, que empobrecera os nobres exatamente no momento de enriquecimento da burguesia mercantil e financeira, o que permitiu que os reis concentrassem mais poder em suas mãos.
b) Surgiram nessa época "projetos" políticos que diziam respeito às formas de um governante proteger e aumentar seu poder.
c) Durante esse período, quando os reinos independentes se fortaleceram, a Igreja esforçou-se para assegurar o poder espiritual, abandonando sua preocupação anterior com a manutenção de seu poder temporal.
d) Esse período foi de paz entre os papas e os imperadores; por isso, não se investiu na criação de armas de guerra nem em fortificações.
e) Os comerciantes começaram a entrar em choque direto com a antiga ordem medieval, impondo sua forma de vida e seus valores, à medida que passaram a concentrar as riquezas, das quais dependiam também a Igreja e governantes.

Gabarito:

Última edição por José Ricardo dos Santos em Qui 06 Out 2016, 14:44, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Renascimento e humanismo Empty Re: Renascimento e humanismo

Mensagem por AleeZl Ter 04 Out 2016, 21:07

José, perdão, não entendi a sua dúvida. Acho que escreveu errado.
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagem por Convidado Qui 06 Out 2016, 14:45

Tem razão, tinha faltado o d na palavra pode.

Convidado
Convidado

Mensagem por AleeZl Qui 06 Out 2016, 15:25

Não, não isso.

Veja o que está escrito: "Gabarito: B. Por quê não pode ser a letra b?", mas é a "B" a correta. Referia-me ao erro da pergunta, sobre qual das alternativas você ficou em dúvida.
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagem por Convidado Qui 29 Dez 2016, 16:12

AleeZl, eu não lembro qual eu marquei, mas acho que eu tinha marcado a letra e. Poderia explicá-la pra mim?

Convidado
Convidado

Mensagem por AleeZl Qui 29 Dez 2016, 20:03

"Os comerciantes começaram a entrar em choque direto com a antiga ordem medieval, impondo sua forma de vida e seus valores, à medida que passaram a concentrar as riquezas, das quais dependiam também a Igreja e governantes."

Não foi bem um choque direto, mas sim indireto: "caiam" os feudos e entravam em ascensão as monarquias nacionais. Os comerciantes financiavam essa ascensão (sendo conhecidos a partir de então como burgueses). Logo, o choque direto era entre a antiga ordem medieval (com os senhores feudais) e os reis (que passaram a ter maior autoridade sobre seus territórios).

Os comerciantes não impuseram sua forma de vida, pois haviam as feiras medievais. Ora, se havia uma feira (agora com caráter mais internacional) era pressuposto que as coisas fossem vendidas, logo, não era uma imposição de suas formas de vida ou valores.

Obs: uma das consequências da letra B é o absolutismo.

Bons estudos!
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagem por Convidado Qui 29 Dez 2016, 20:14

Muito obrigado, AleeZl.

Convidado
Convidado