Pontes de Hidrogênio em compostos orgânicos
4 participantes
PiR2 :: Química :: Química Orgânica
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Pontes de Hidrogênio em compostos orgânicos
Por que o composto 2 forma ponte de hidrogênio, enquanto o composto 1 não?
Juliana firmino- Recebeu o sabre de luz
Re: Pontes de Hidrogênio em compostos orgânicos
Porque o composto 1 não tem hidrogênio ligado a Flúor, Oxigênio ou nitrogênio. Entretanto ele não é capaz de fazer ligação de hidrogênio intramolecular apenas
Marcelo F- Jedi
Mas por que ele não pode fazer ligação intramolecular nos moldes do composto 2?Marcelo F escreveu:Porque o composto 1 não tem hidrogênio ligado a Flúor, Oxigênio ou nitrogênio. Entretanto ele não é capaz de fazer ligação de hidrogênio intramolecular apenas
Marcelo, para um composto qualquer fazer ligações de hidrogênio intermolecular ele precisa possuir ligações de hidrogênio intramolecular ? Não né ? não entendi muito bem a pergunta da colega, acho que interpretei errado.
hugo araujo- Estrela Dourada
Só queria saber por que o primeiro composto não faz ligação de hidrogênio intramolecular analogamente ao composto 2.hugo araujo escreveu:Marcelo, para um composto qualquer fazer ligações de hidrogênio intermolecular ele precisa possuir ligações de hidrogênio intramolecular ? Não né ? não entendi muito bem a pergunta da colega, acho que interpretei errado.
Juliana acho que você está confundindo a demonstração da imagem.
O composto 2 possui ligação de hidrogênio por causa da hidroxila da função fenol, aquela reta pontilhada entre o oxigênio e a hidroxila, ainda no composto 2, eu não sei o que significa. Pode ser uma indicação que esse composto realiza ligações intermoleculares (ligação entre moléculas) por meio de pontes de hidrogênio.
No composto 1, não há ligações de hidrogênio intramolecular, e acho que a distância entre as funções esteres dificulta a formação de ligações de hidrogênio intermolecular.
Perceba como no composto 2, como a amida está próxima da hidroxila do fenol.
Não estou totalmente seguro disso, espero que alguém aqui do fórum comente mais a respeito.
O composto 2 possui ligação de hidrogênio por causa da hidroxila da função fenol, aquela reta pontilhada entre o oxigênio e a hidroxila, ainda no composto 2, eu não sei o que significa. Pode ser uma indicação que esse composto realiza ligações intermoleculares (ligação entre moléculas) por meio de pontes de hidrogênio.
No composto 1, não há ligações de hidrogênio intramolecular, e acho que a distância entre as funções esteres dificulta a formação de ligações de hidrogênio intermolecular.
Perceba como no composto 2, como a amida está próxima da hidroxila do fenol.
Não estou totalmente seguro disso, espero que alguém aqui do fórum comente mais a respeito.
Deixar claro algumas coisas:
Ponte de H= interação existente entre átomos eletronegativos e hidrogênio
Intramolecular = Dentro da molécula
Intermolecular = Entre moléculas
A figura 2 representa um composto que contém ponte de hidrogênio cuja interação INTRAMOLECULAR entre o hidrogênio do fenol e o Oxigênio da outra função é evidenciada pela linha tracejada.
A figura 1 representa um composto que não apresenta ponte de hidrogênio.
Ponte de H= interação existente entre átomos eletronegativos e hidrogênio
Intramolecular = Dentro da molécula
Intermolecular = Entre moléculas
A figura 2 representa um composto que contém ponte de hidrogênio cuja interação INTRAMOLECULAR entre o hidrogênio do fenol e o Oxigênio da outra função é evidenciada pela linha tracejada.
A figura 1 representa um composto que não apresenta ponte de hidrogênio.
Havock44- Recebeu o sabre de luz
Havoc 44, a ligação de hidrogênio intramolecular no composto 2 não está na hidroxila do fenol ?
Então, essa 'ponte' ocorre entre o hidrogênio da hidroxila junto do oxigênio da outra função e com as outras moléculas.
Havock44- Recebeu o sabre de luz
Havock44 escreveu:Então, essa 'ponte' ocorre entre o hidrogênio da hidroxila junto do oxigênio da outra função e com as outras moléculas.
Havock44, mas por que não posso "tracejar" uma ponte de H entre o H na extremidade da molécula e o O que faz dupla ligação com o carbono?
Página 1 de 2 • 1, 2