Energia gravitacional
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Energia gravitacional
2. Considere dois satélites artificiais S e T em torno da Terra. S descreve uma órbita elíptica com semieixo maior a, e T, uma órbita circular de raio a, com os respectivos vetores posição S e T com origem no centro da Terra. É correto afirmar que
a) para o mesmo intervalo de tempo, a área varrida por S é igual à varrida por T.
b) para o mesmo intervalo de tempo, a área varrida por S é maior que a varrida por T.
c) o período de translação de S é igual ao de T.
d) o período de translação de S é maior que o de T.
e) se S e T têm a mesma massa, então a energia mecânica de S é maior que a de T.
Resposta: C
só não entendo porquê a energia de T é:
Pensei que seria apenas , já que a é o raio. Se possível, alguém pode me explicar por que a energia gravitacional é negativa?
a) para o mesmo intervalo de tempo, a área varrida por S é igual à varrida por T.
b) para o mesmo intervalo de tempo, a área varrida por S é maior que a varrida por T.
c) o período de translação de S é igual ao de T.
d) o período de translação de S é maior que o de T.
e) se S e T têm a mesma massa, então a energia mecânica de S é maior que a de T.
Resposta: C
só não entendo porquê a energia de T é:
Pensei que seria apenas , já que a é o raio. Se possível, alguém pode me explicar por que a energia gravitacional é negativa?
yriuss16- Iniciante
Re: Energia gravitacional
Pois esse é o trabalho a ser empregado para elevar a energia potencial de um corpo no infinito - em relação ao gerador do campo gravitacional - à zero.
O porquê de ser 2a no denominador eu não sei lhe responder. Creio que se deva ao fato de ter que somar o raio da Terra à distância do satélite à superfície terrestre.
O porquê de ser 2a no denominador eu não sei lhe responder. Creio que se deva ao fato de ter que somar o raio da Terra à distância do satélite à superfície terrestre.
Resolução
Para satélites de mesma massa quando o raio da tra jetória circular é igual ao semieixo maior da órbita elíptica as energias mecânicas são iguais conforme se demonstra a seguir:
Para a órbita circular:
Et=-Ecin=
Para a órbita elíptica (satélite S):
No periélio: Es=
No afélio: Es=
Em (1):
Em (2):
(desenvolvendo)
Sendo: , vem
Portanto: Et=Es
Para satélites de mesma massa quando o raio da tra jetória circular é igual ao semieixo maior da órbita elíptica as energias mecânicas são iguais conforme se demonstra a seguir:
Para a órbita circular:
Et=-Ecin=
Para a órbita elíptica (satélite S):
No periélio: Es=
No afélio: Es=
Em (1):
Em (2):
(desenvolvendo)
Sendo: , vem
Portanto: Et=Es
yriuss16- Iniciante
demorei porque ela é um pouco extensa e eu ainda sou horrivel com esses códigos kkkk
yriuss16- Iniciante