PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação/enem-2015

+7
_Arthur_
PedroBR
Elom Binn
rodrigoneves
FaFilho
Jeni
jobaalbuquerque
11 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Redação/enem-2015

Mensagem por jobaalbuquerque Sáb 09 Jan 2016, 17:48

Relembrando a primeira mensagem :

Durante o ano inteiro eu vinha melhorando minha redação, mostrando melhores meus argumentos e redigindo melhor o que eu me propunha a dissertar; no meu cursinho eu vinha atingindo notas altas, 900, 950...1000; professores que são corretores do Enem aqui em São Luis me davam notas altas. Ontem antes da divulgação das mesmas eu esperava um 1000, não porque eu merecia mas pelo fato de ser capaz e ter uma argumentação suficiente para a nota máxima, ter bagagem, tendo a noção do que eu havia escrito correspondia a algo muito bom; recebi um 780 e com toda a convicção, quem faz uma texto com os 5 parágrafos, 2, 3 períodos em cada, demonstra uma proposta de intervenção relacionando o governo e o social, escreve o painel histórico e utiliza o pensamento de Michel Foucault, Bourdieu, não merece uma nota desse valor; quero engenharia civil (IFMA) e não sei se vai ser possível, nem mesmo numa segunda, terceira lista; alguém assim como eu sentiu-se prejudicado com a correção que recebeu?
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 510
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 27
Localização : sao luis

Ir para o topo Ir para baixo


Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por _Arthur_ Sáb 09 Jan 2016, 21:19

"conCertando o que estava errado"

O certo é conSertando*.
Provavelmente você vai dar a desculpa de ter digitado rápido...

Concerto é uma composição musical. Talvez você tenha merecido os 780 pontos. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 10/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por jobaalbuquerque Sáb 09 Jan 2016, 21:35

eu não escrevi consertando nem concertando na minha dissertação, e mesmo que houvesse escrito, seria esse o único erro de grafia, o que não seria suficiente para a diminuição da nota, já que é necessário mais de três erros ortográficos, de acordo com as entrelinhas da competência um;
ok, assumo o erro e grato pela dica.
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 510
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 27
Localização : sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por hugo araujo Sáb 09 Jan 2016, 21:41

jobaalbuquerque escreveu:Durante o ano inteiro eu vinha melhorando minha redação, mostrando melhores meus argumentos e redigindo melhor o que eu me propunha a dissertar; no meu cursinho eu vinha atingindo notas altas, 900, 950...1000; professores que são corretores do Enem aqui em São Luis me davam notas altas. Ontem antes da divulgação das mesmas eu esperava um 1000, não porque eu merecia mas pelo fato de ser capaz e ter uma argumentação suficiente para a nota máxima, ter bagagem, tendo a noção do que eu havia escrito correspondia a algo muito bom; recebi um 780 e com toda a convicção, quem faz uma texto com os 5 parágrafos, 2, 3 períodos em cada, demonstra uma proposta de intervenção relacionando o governo e o social, escreve o painel histórico e utiliza o pensamento de Michel Foucault, Bourdieu, não merece uma nota desse valor; quero engenharia civil (IFMA) e não sei se vai ser possível, nem mesmo numa segunda, terceira lista; alguém assim como eu sentiu-se prejudicado com a correção que recebeu

Você consegue postar a sua redação aqui ? seria legal pra nós analisarmos e aprendermos juntos.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por Diaz Sáb 09 Jan 2016, 21:48

Essa subjetividade na redação quebra qualquer um. Sempre cabe uma pontinha de dúvida. Infelizmente o espelho só é cedido 60 dias depois (O quê na minha opinião é muito errado). Na minha redação esperava pelos 780 pontos, mas acabaram vindo 820, fiquei feliz e muito, pois redação nunca foi meu forte. Não sei como funciona o procedimento de pedir uma outra correção, mas se fosse você pediria. Ou quando conseguisse o espelho enviaria para algum professor corrigir. O Enem tem muitos erros. Na Comvest eles deixam explícito como funciona a correção, o quanto você perde por cada erro e afins. Espero que obtenha sucesso mesmo assim. Mas Jobaalburquerque, por curiosidade pq o IFMA? Geralmente as pessoas cobiçam mais as estaduais e federais, no seu caso UFMA ou UEMA. E nas redações dos outros vestibulares como foi? 

Estou na torcida, sucesso e paz.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 21/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por jobaalbuquerque Sáb 09 Jan 2016, 21:59

engenharia civil nas públicas aqui em São Luís tem no IFMA e na UEMA, na UFMA há outras e o BCT(Bacharelado em Ciência e Tecnologia), que são dois anos com que é visto em todos as outras engenharias e os últimos três é o "específico" para cada área, não sei muito bem como funciona, me parece que é isso. Ainda não recebi o resultado da UEMA e sua correção; grato pela torcida.
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 510
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 27
Localização : sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por jobaalbuquerque Sáb 09 Jan 2016, 22:42

minha redaçao, enem 2015, foi o pouco que eu consegui extrair do rascunho.

É certo que o abuso moral contra o sexo feminino corresponde a falta do hábito do respeito acompanhado da carência de um padrão igualitário de sociedade. Nesse sentido, nota-se que o constante número dos índices de violência e assassinatos contra mulheres é evidência da formação da sociedade brasileira, pautada no machismo logo imposto nos primeiros anos de vida, verificando-se nesse ponto a prevalência do homem como ser dotado de razão e acima da moralidade.

Nesse aspecto, é evidente o quão machista fora a síntese do corpo social praticado no Brasil. Assim como prevaleceu e se perpetua a formação da família patriarcal, onde o homem é visto como superior, às mães e filhas é estabelecido as tarefas do lar a incapacidade de realizar outras atividades. Nesse sentido, é esclarecido uma forma de dominação, uma subdivisão de classes mais ou menos capacitadas, correspondendo a uma violência diante mão simbólica.

Nesse contexto, visto como normal e certa a superioridade masculina, os casos de agressão física à mulher é acompanhado dos respectivos traumas psicológicos. Com ênfase, a violência dentro do lar, onde não apenas a esposa é atingida, como também os filhos, transpondo inclusive a barreira familiar. Dessa mesma maneira, o abuso sexual a jovens é corriqueiro e assistido com trivialidade por parte da população, paralelo a isso, a mesma porcentagem que vê esses noticiários com normalidade culpa as vítimas pelo ocorrido, colocando a responsabilidade em moças e mulheres e ao homem como superior, ocorrendo assim uma inversão de valores.

Como efeito dessa anomia social, o constante abalo moral que se sucedem às famílias. Dessa forma, devido as agressões impostas muitas são as mulheres que não denunciam o agressor, que continuam a sofrer dia após dia, como também é notório a quantidade de estupros que deixam de ser investigados, apontando a esse fato o estado de menoridade que lhe foram concedidos. Ademais, é esclarecido que a ausência de uma mãe no lar visto a realidade que a cerca é prejudicial ao desenvolvimento de seus filhos, onde o destino desses meninos e meninas nem sempre é certo, além do que se perde a noção de exemplo a ser seguido.

Entende-se, portanto, que a problemática da violência se tornou uma endemia social. Logo, é fundamental que o estado tome medidas a fim de diminuir os índices de maus tratos a mulher, como a rigidez a pena imposta ao agressor, tornando-a crime hediondo a medida que o governo se alie aos sistemas midiáticos para a disseminação de campanhas a favor da denúncia paralelo a reintegração dessa vítima a sociedade como ao mercado de trabalho, passando-a por uma rede de replanejamento familiar, tornando como hábito a igualdade entre os sexos.
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 510
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 27
Localização : sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por hugo araujo Sáb 09 Jan 2016, 23:04

Você tem boas ideias, usa bem os conectivos gramaticais. Porém, você escreve de uma maneira bem rebuscada, ou melhor '' difícil '', o seu texto ta parecendo aqueles artigos da fp ou da carta capital. Sumarize suas ideias de forma mais organizada, seja mais objetivo e claro. Não enrole pra dizer o óbvio. Há várias formas de escrever uma mesma frase. Por vias das dúvidas, sobre tudo no enem, escolha há forma mais simples e clara.


Última edição por hugo araujo em Sáb 09 Jan 2016, 23:13, editado 2 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por hugo araujo Sáb 09 Jan 2016, 23:07

O excesso de luz é tão prejudicial quanto o excesso de sombra; ambos atrapalham a visão! 

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por jobaalbuquerque Sáb 09 Jan 2016, 23:09

''forma bem rebuscada''... interpretar como um elogio rs
grato pela análise.
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 510
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 27
Localização : sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por FaFilho Dom 10 Jan 2016, 00:18

Só acrescentar algo que meu professor me disse uma vez, caprichar na proposta de intervenção do problema, esse é o paragrafo que mais vale pontos no ENEM, não ser utópico, e buscar citar a ação de 3 grupos da sociedade pra intervir no problema, por exemplo, a mídia, família e governo, são boas formas de conquistar uns pontos a mais.

FaFilho
Padawan
Padawan

Mensagens : 74
Data de inscrição : 28/08/2015
Idade : 23
Localização : Teresina,Piauí-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação/enem-2015 - Página 2 Empty Re: Redação/enem-2015

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos