PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eu não sei COMO estudar!

+2
Euclides
Fantasma do Vest
6 participantes

Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por Fantasma do Vest Sáb 02 Jan 2016, 23:36

1. Tentei fazer a técnica dos resumos tanto pelo caderno quanto pelo WordPad e foi um desastre. Na verdade o que eu estava fazendo era um outro texto idêntico ao do livro, não memorizo nada e ainda perco um bom tempo escrevendo à toa. Descobri então que sou péssimo em criar um texto resumido.  Sad
2. Consigo absorver bem as matérias do livro, mas como não encaixo as palavras em algum plano efetivo de estudos eu acabo esquecendo-as.
3. Auto-explicação? Tentei hoje e descobri que sou péssimo também em explicar didaticamente. Mas acho que isso é treinamento.
4. Não consigo terminar um capítulo de uma apostila (Uso COC, Poliedro e livros didáticos como Amabis) rapidamente, perco praticamente 5 horas nessa brincadeira e no final não fiz exercícios e esqueci tudo.
5. Tenho um material didático completíssimo e pelo menos 50 mil questões de vestibulares, mas estou perdendo dias inteiros sentado no PC (estudo através dele) fazendo leituras inúteis. (Pelo menos não fico na Internet, já é um fato positivo)
6. Tento fazer exercícios e como tenho uma boa base consigo resultados satisfatórios em questões fechadas, porém as abertas são difíceis por causa da explicação.

Enfim, poderia dizer mil coisas aqui que estão me afetando, inclusive até o meu psicológico está abalado, não tenho mais aquela confiança de que posso passar no vestibular de Medicina ou Engenharia Aeronáutica (2 opção)

Preciso de dicas de estudo, se realmente a auto-explicação funciona e como posso melhorar meus resumos. Gostaria também de aprender a reter um capítulo de um livro.

Por favor, acredito que com a base de experiencia de vocês, são os únicos que podem me ajudar nesse momento. Obrigado.

Fantasma do Vest
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 28
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por Euclides Dom 03 Jan 2016, 00:14

1. Tentei fazer a técnica dos resumos tanto pelo caderno quanto pelo WordPad e foi um desastre. Na verdade o que eu estava fazendo era um outro texto idêntico ao do livro, 

Essa técnica pode ser útil para uns e inútil para outros. O que isso realmente revela é que a sua leitura é automática, desconcentrada e superficial. Sua compreensão de texto está ruim e sua concentração é muito leve.

Como resultado a sua assimilação é baixa e a sua capacidade de verbalizar sinteticamente as ideias lidas é pequena.

Em princípio não é um problema de encontrar uma "técnica de estudos", mas de alcançar concentração e compreensão do que é lido.

Experimente fazer a leitura por parágrafos, perguntar a si mesmo qual é o conteúdo do parágrafo e responder a si mesmo com suas palavras (sem ler novamente, cubra a página). Leia novamente se não der certo na primeira vez.

No princípio isso vai tornar o avanço muito lento. Não se preocupe com isso, preocupe-se apenas com a qualidade do avanço. Com o tempo ganha velocidade.

Será que dá para resumir o que eu disse acima? Essa é a qualidade da sua leitura, seja qual for.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por Fantasma do Vest Dom 03 Jan 2016, 00:31

Admito que minha concentração está baixíssima. Vou começar a fazer perguntas diante dos parágrafos, ler calmamente e se for preciso reler e também grifar palavras desconhecidas para buscar o significado delas.

Vou me auto-desafiar: ler um capítulo de três páginas o tempo que for preciso e depois tentar repassar a ideia pelo pensamento. Acredito que assim vou adquirindo um hábito para a leitura.

Você acha que é possível uma pessoa (bem adaptada em leitura) absorver um conteúdo de 25 páginas de um livro somente lendo e posteriormente fazendo exercícios? Como você falou, existem pessoas que não se dão bem aos resumos e eu sou uma delas.

Suas dicas foram rápidas e precisas, Euclides. Obrigado.

Fantasma do Vest
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 28
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por Euclides Dom 03 Jan 2016, 00:47

Você acha que é possível uma pessoa (bem adaptada em leitura) absorver um conteúdo de 25 páginas de um livro somente lendo e posteriormente fazendo exercícios?

A retenção de leitura é, infelizmente, muito baixa para qualquer ser humano. O grau de retenção está relacionado a

1. interesse pelo que é lido
2. concentração na leitura
3. número de vezes em que é lido
4. número de vezes em que a coisa é usada

é claro que todos temos assuntos que nos despertam pouco interesse e esses serão os mais difíceis e teremos de reforçar os outros  itens. Não está lá, mas prática no processo conta a favor.

Fazer exercício é uma forma de aplicar o que foi entendido, verificar se foi entendido e repisar o assunto, o que ajuda a sedimentar. Olhe no meu perfil aí ao lado: já respondi aqui mais de 25.000 questões. Esse é o meu treino! E sinto que sou mais fraco nos assuntos que menos gosto e pratico.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por jango feet Dom 03 Jan 2016, 03:00

Talvez ajude:

Digite pierluigi piazzi no YouTube, caso você não tenha internet, procure em uma livraria de sua cidade pelos livros desse autor,você vai se surpreender.
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por edsonjorge095 Dom 03 Jan 2016, 10:45

Este assunto é difícil pra todos, é uma daquelas coisas que só serve pra cada um mas em geral a prática ajuda muito, pegar em questões e respondê-las, muitas vezes se for ciências exactas muita prática, letras não sei se serve mas eu memorizo muito a informação através da repetição e me lembro sem tirar nem vírgula, mas fui recomendado que decorar nao ajuda o que é um equívoco porque entender até podemos entender mas há professores que exigem uma linguagem científica o que faz sentido porque cada um poderia tirar suas ideias e divergeria mas da pra memorizar tendo estudos diários. Resumir é util porém difícil, nunca se sabe o resumo foi bem feito, e exige um nível de conhecimento meio elevado, só mesmo os já licenciados deviam ser permitidos o resumo na minha opinião, os estudantes embora estudem pra praticar sempre há dificulsase grandes em resumir, mas pra uns até dá certo (pra mim não deu), entao optar por ouvir a explicacão e anotar o que foi dito ajuda muito na retenção, melhor se tiver maior concentração! É basicamente isso que faço, sou meio decoreba mas se alguém tiver ideias claras e praticas partilhe
Nota: melhor se tivéssemos ideias como faça isto e aquilo, pega no lápis e escreve...etc porque recomendar video de como estudar acaba deixando mais confuso, mas os do prof pier ajudam.

edsonjorge095
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 29
Localização : Mocambique

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por Giovana Martins Dom 03 Jan 2016, 14:07

Olá, colega.

Dê uma olhada no vídeo deste link, https://www.youtube.com/watch?v=hDlsBEAHkcE, penso que ele pode te ajudar. Ele ensina uma técnica de "revisão comprimida".

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por jvictor_pereira Dom 03 Jan 2016, 14:29

Tenho o mesmo problema que voce, Fantasma do vest. O problema realmente é fixar tudo que foi lido para finalmente aprender efetivamente o que foi lido. A unica solução que eu tenho, pelo menos é a que mais ajuda, é fizer revisões constantes (tanto teoria e exercicios). Os resumos que voce tem, leia sempre não apenas quando vc escreveu. Se vc tiver persistencia vc consegue. 
Tive esse mesmo problema no 1 periodo da faculdade, não tinha exercicios apenas uma apostila fornecida pela faculdade e isso me deixou bastante perdido pois não tinha professor. Essas revisões constantes são bem complicadas de se manter pela falta de tempo e dificuldade dos assuntos (quando não se entende o que está escrito, não adianta revisar. Seria "inutil", pois o intuito é não deixar esquecer). 
Porem, com as materias de vestibular essa "tecnica" de revisões constantes deu certo pois me lembro de muitas coisas. 
Bom, espero ter ajudado de alguma  forma. Boa tarde.

jvictor_pereira
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 26
Localização : niteroi,rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por Fantasma do Vest Dom 03 Jan 2016, 15:45

Obrigado pelas dicas de todos.

Realmente essa técnica de revisão comprimida parece ser bem eficiente, vou testar.

Fantasma do Vest
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 28
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Eu não sei COMO estudar! Empty Re: Eu não sei COMO estudar!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos