PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como estudar redação sozinho?

3 participantes

Ir para baixo

Como estudar redação sozinho? Empty Como estudar redação sozinho?

Mensagem por Convidado Qua 09 Dez 2015, 01:01

Boa noite! Gostaria de obter dicas de como estudar redação sozinho para o Enem? No ano do meu vestibular (2014) eu ainda estava no E.M e tinha professores para corrigir as redações que eu fazia, o que me fez tirar 840 pontos no ano passado. Mas agora sem condição financeiras para pagar um cursinho, surgiu o problema de como estudar esta disciplina sozinho, uma vez que minha meta é chegar nas casas do 960 pontos ano que vem na redação. Como posso avaliar os meus erros? Vale a pena pagar um ''curso de redação'' online como o projeto redação? Desde já agradeço pelas dicas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar redação sozinho? Empty Re: Como estudar redação sozinho?

Mensagem por Diaz Qua 09 Dez 2015, 01:37

1) Defina sua Banca/Foco

Não é segredo para ninguém que assim como existem diferentes vestibulares, cada um com suas singularidades, isso se aplica também a redação, a maneira como a banca quer e como ela corrige. Neste ponto minha dica é definir 2 ou 3 vests. e estudar como é corrigida e feita a parte de redação, critérios e etc

2) A prática leva a perfeição

Assim como a melhor maneira de se entender um determinado assunto para o vest. é treinando com exercícios, na redação não é diferente. Tente fazer 1 ou 2 redações por semana, sobre possíveis temas que podem constar no seu vestibular, tente fazer controlando o tempo e também atentando para os critérios da banca. E outra coisa que ajuda é escrever bastante, além de redações. Isso você pode praticar aqui no fórum tentando discutir diversos temas, essas discussões ajudam a desenvolver o argumento.

3) Atualidades e Leitura

Outra passo importante é reservar um tempo do seu dia ou semana para ler sobre atualidades, política, educação, história e tentar encaixar essas matérias em possíveis temas para redação. Tentar sempre entender e desenvolver seus próprios argumentos depois de cada artigo ou matérias lida. Um bom crítico é um bom escritor. Outra dica é sempre estudar bastante um tema antes de discorrer sobre o mesmo.

4) Serviços Online que podem te ajudar Very Happy
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

5) Livros que podem te ajudar: 

Técnicas básicas de redação - Branca Granatic 
Apostilas Poliedro

6) Outras dicas.

Existem canais no youtube que discutem temas com foco em redação e fazem isso semanalmente como o ''Descomplica'' e o ''Maratona de Atualidades''. Leia redações nota 1000 no Enem. Sempre que receber uma redação e o resultado for negativo, tente ver onde errou, analise e se possível refaça.

Enfim, espero que tenha te ajudado. Fique com Deus e sucesso!
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar redação sozinho? Empty Re: Como estudar redação sozinho?

Mensagem por Convidado Qua 09 Dez 2015, 02:36

Obrigado pelas dicas muito boas! Tentarei ler as redações das edições anteriores e acompanharei os canais do youtube citados. E já tenho a apostila de redação da poliedro em Pdf, irei basear meus estudos nela.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar redação sozinho? Empty Re: Como estudar redação sozinho?

Mensagem por anaclaracn Qua 09 Dez 2015, 18:53

Acho interessante ler redações nota 1000 de edições anteriores, o próprio site do Inep (ou do MEC, não lembro) disponibilizava algumas redações exemplares, tinha até um [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de como escrever sua redação. 
É bom conhecer as competências avaliadas na redação (tem no edital do ENEM e no arquivo acima).
Ler trabalhos de estudiosos e pensadores é muito bom também para a construção da argumentação.
E treinar bastante! Tem alguns vídeos no youtube de "possíveis temas para redação do ENEM 2014/2015" e dá para tirar bons temas para praticar. Também tem o blog do Descomplica, o Desconversa, que disponibilizava propostas de redação e depois postava uma redação exemplar (se bem que tinham uns textos que não se encaixavam bem no modelo ENEM, mas é bom para ver os argumentos etc).
O problema é a correção, você teria que assinar algum site para professores corrigirem sua redação. Mas qualquer coisa você pode postar seus textos aqui no fórum no tópico de redação mesmo! :-)

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar redação sozinho? Empty Re: Como estudar redação sozinho?

Mensagem por Convidado Qua 09 Dez 2015, 22:50

Obrigado Anaclaracn! Vou estudar este manual do final de semana junto com as redações, mas onde eu posso encontrar as redações nota 1000 de edições anteriores? Só achei algumas do ano passado e de 2013.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar redação sozinho? Empty Re: Como estudar redação sozinho?

Mensagem por anaclaracn Qua 09 Dez 2015, 23:54

Pois é, antigamente o Inep publicava algumas, mas parou. Hoje em dia só se acha essas redações em sites de jornais... É fácil de achar no Google.
Ah, minha professora tem algumas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], mas não acho que vale a pena ver todas pois algumas são muito básicas, visto que o projeto era direcionado para alunos que não tiveram uma boa base de português e redação.

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar redação sozinho? Empty Re: Como estudar redação sozinho?

Mensagem por Fito42 Qui 10 Dez 2015, 02:28

Eu gostava de ler as melhores redações da FUVEST e da COMVEST. Acho que é uma boa forma de estudar.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar redação sozinho? Empty Re: Como estudar redação sozinho?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos