PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2 - Página 2 Empty DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2

Mensagem por paulovlg Qua 15 Out 2014, 19:26

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal,

Segue mais uma dúvida...O gabarito diz ser B. Mas eu acho A.

(UPE) Três pilhas de f.e.m. E=1,5V e resistência interna r=1,0Ω são ligadas como na figura a seguir. A corrente que circula pela pelas pilhas e de (sentido convencional):

a) 0,5A, no sentido horário
b) 0,5A, no sentido anti-horário
c) 1,5A, no sentido horário
d) 2,0A, no sentido anti-horário
e) 2,0A, no sentido horário

paulovlg
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/02/2013
Idade : 37
Localização : Salvador - ba

Ir para o topo Ir para baixo


DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2 - Página 2 Empty Re: DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2

Mensagem por Elcioschin Qua 15 Out 2014, 21:58

Vou acrescentar algo a título de esclarecimento:

Foi estabelecido, por convenção, considerar o sentido da corrente elétrica como sendo o sentido em que se deslocariam as cargas positivas, caso elas pudessem se movimentar.

Assim, nos fios metálicos a corrente convencional tem o sentido oposto ao sentido real do movimento dos elétrons.

Nas soluções eletrolíticas, a corrente dos cátions (+) tem o sentido convencional coincidindo com o sentido dos cátions. E a corrente dos ânions tem sentido convencional oposto ao sentido real do movimento dos ânions.

Com isto as duas correntes tem o mesmo sentido convencional, devendo ambas serem somadas para se obter a corrente total.

Resta apenas uma dúvida: porque a corrente convencional é oposta ao movimento dos elétrons????

Diz a lenda que isto foi causado por uma escolha errada num passado distante:

No início do estudo da eletricidade já se tinha uma ideia de que existiam dois tipos de carga elétrica, com comportamentos diferentes (opostos):

1) Desprezando o peso, um tipo de carga em movimento num plano horizontal, sob a ação de  um imã, desviava-se (por exemplo), para a esquerda.

2) Para o outro tipo de carga o desvio era para direita.

3) E se "colássemos" um tipo com o outro, o conjunto não sofreria desvio, continuando em linha reta.

4) E o valor das cargas era o mesmo.

A partícula com um tipo de carga tinha massa muito maior do que a partícula com o outro tipo de carga.

Os nomes para as cargas poderiam ser quaisquer nomes: carga branca e carga negra, carga pesada e carga leve, carga bonita e carga feia, carga esquerda e carga direita, etc.

Acontece que o comportamento oposto das cargas e o comportamento nulo das cargas coladas sugeriu aos cientistas uma nomenclatura bem mais interessante: lembrando-se da reta dos números, os cientistas resolveram chamar a carga da partícula mais pesada de carga positiva e a carga da partícula mais leve de carga negativa.

Isto explicaria porque as duas cargas juntas tinham carga resultante nula.
Embora boa a ideia, a escolha correta deveria ser o oposto.

Com esta escolha errada, a corrente convencional nos fios é sempre oposta ao sentido do movimento dos elétrons. E teremos de conviver com isto para o resto de nossas vidas!!!!


Última edição por Elcioschin em Qua 15 Out 2014, 22:51, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2 - Página 2 Empty Re: DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2

Mensagem por Euclides Qua 15 Out 2014, 22:05

Muito bom Élcio, parece que atualmente os cientistas tentam tomar mais cuidado. Vejam-se os nomes quase bizarros dados aos quarks:

"top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down"

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2 - Página 2 Empty Re: DÚVIDA ELETRODINÂMICA - CIRCUITO - 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos