Gravitação Universal
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Gravitação Universal
Apesar de estar mais distante da Terra, por que é bem mais fácil determinar a massa de Júpiter do que a massa da nossa Lua?
hugo araujo- Estrela Dourada
Re: Gravitação Universal
Não vejo o porquê de ser mais difícil descobrir a massa da lua!
Entretanto, se isso for verdade, acredito que seja por causa do fato de Júpiter e a Terra orbitarem em torno da mesma estrela, sendo possível estabelecer várias equações comparativas entre esses planetas, isso é, descobrimos dados de Júpiter através de dados da Terra.
Entretanto, se isso for verdade, acredito que seja por causa do fato de Júpiter e a Terra orbitarem em torno da mesma estrela, sendo possível estabelecer várias equações comparativas entre esses planetas, isso é, descobrimos dados de Júpiter através de dados da Terra.
Matemathiago- Estrela Dourada
Acho que tem explicação sim, essa pergunta está no material do curso Bernoulli, porém já analisei varias vezes a teoria e ainda não descobri a resposta. Acho que tem haver com a terceira lei de Kepler.
Pensei o mesmo, todavia, a mesma envolve raio e período, e não massa!!
Eu pensei que seria mais fácil descobrir a massa da Lua, pois podemos utilizar:
Fg= GmM/d^2
Pois a lua e a Terra tem relação de atração entre si!
Enfim,
Caso obtenha alguma resposta, poste aqui por gentileza!
Eu pensei que seria mais fácil descobrir a massa da Lua, pois podemos utilizar:
Fg= GmM/d^2
Pois a lua e a Terra tem relação de atração entre si!
Enfim,
Caso obtenha alguma resposta, poste aqui por gentileza!
Matemathiago- Estrela Dourada
Um ano depois e eu não encontrei a resposta. Alguém explica ?
Biancamariabs- Padawan
Estou usando o mesmo material que você e acredito que a justificativa esteja no próprio material. De acordo com a teoria dada, a velocidade orbital de um corpo só depende da massa do astro central em torno do qual ele está orbitando. Considerando, com razoável aproximação, a órbita desempenhada pelo corpo como circular e a sua velocidade orbital como constante, a força de atração gravitacional estabelecida se revela como a resultante centrípeta que mantém o movimento circular do corpo em órbita. Daí, tem-se que:
mv²/R = GMm/R²
desenvolvendo-se os cálculos:
v² = GM/R → M = v²R/G
Assim, para que a massa de Júpiter seja determinada, basta que se observe a velocidade orbital de um de seus satélites e a distância do centro deste ao centro de Júpiter. Observe que o mesmo procedimento poderia ser feito para que a massa da Terra fosse determinada. Entretanto, no caso da Lua, essa solução não é útil, uma vez que a velocidade obital dela depende apenas da massa terrestre. Dessa forma, de posse das ferramentas dadas pela teoria, calcular a massa de Júpiter seria mais "fácil" que calcular a massa da Lua, mesmo o planeta estando mais longe da terra do que esta.
Acredito que seja por isso, mas não tenho certeza.
mv²/R = GMm/R²
desenvolvendo-se os cálculos:
v² = GM/R → M = v²R/G
Assim, para que a massa de Júpiter seja determinada, basta que se observe a velocidade orbital de um de seus satélites e a distância do centro deste ao centro de Júpiter. Observe que o mesmo procedimento poderia ser feito para que a massa da Terra fosse determinada. Entretanto, no caso da Lua, essa solução não é útil, uma vez que a velocidade obital dela depende apenas da massa terrestre. Dessa forma, de posse das ferramentas dadas pela teoria, calcular a massa de Júpiter seria mais "fácil" que calcular a massa da Lua, mesmo o planeta estando mais longe da terra do que esta.
Acredito que seja por isso, mas não tenho certeza.
HenriqueF123- Iniciante