PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questãozinha Unicamp

2 participantes

Ir para baixo

Questãozinha Unicamp Empty Questãozinha Unicamp

Mensagem por Gabriel Cluchite Qui 01 Out 2015, 16:57

A corrente elétrica contínua em uma dada linha de transmissão é de 4000A. Um escoteiro perdido, andando perto da linha de transmissão, tenta se orientar utilizando uma bússola. O campo terrestre é de B=5x10^-5 T perto da superfície da Terra. A permeabilidade magnética é de µ0= 4πx 10^-7 m/A. 


a) Se a corrente está sendo transmitida no sentido Leste-Oeste, qual é o sentido do campo magnético gerado pela corrente perto do chão? Justifique sua resposta.


Bom, eu consegui achar o sentido, mas não sei como justificar essa resposta sem usar "pela regra da mão direita...". Se alguém puder me ajudar a justificar essa resposta, eu ficarei eternamente grato Very Happy


Questãozinha Unicamp V8WH6PE

OBS: Não humilhe minha qualidade artística u.u
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questãozinha Unicamp Empty Re: Questãozinha Unicamp

Mensagem por Elcioschin Qui 01 Out 2015, 18:05

Eu até gostei do desenho!!!

Lembre-se que a corrente que vai (pelo fio superior na sua ilustração, por exemplo), volta pelo outro fio inferior (lembre-se que a corrente sai do gerador e volta a ele)

Assim, o campo B gerado pelo fio de ida tem o sentido saindo da tela, conforme seu desenho em azul. Logo, o campo gerado pela corrente de volta tem sentido oposto (entrando na tela).

Logo, o campo resultante é NULO

Acho portanto que o enunciado é dúbio, quanto a interpretação: ele quer apenas o campo da corrente de ida ou o campo resultante?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72914
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questãozinha Unicamp Empty Re: Questãozinha Unicamp

Mensagem por Gabriel Cluchite Qui 01 Out 2015, 18:30

Ah Elcioschin, esse desenho que eu fiz não é original da questão. O que eu tentei fazer foi uma ilustração de um poste onde passam dois fios transportando corrente de um local a outro qualquer e mostrar até onde eu progredi no exercício (achei o sentido de B perto do chão, conforme pede a questão). No entanto, eu não sei como justificar de uma maneira precisa para a banca, porque eu acho que não pode usar uma justificativa do tipo:
"Achei esse sentido pela regra da mão direita".


OBS: Os dados da questão seriam para o item b, mas eu consegui fazê-lo, portanto não achei necessário colocá-lo aqui.
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questãozinha Unicamp Empty Re: Questãozinha Unicamp

Mensagem por Elcioschin Qui 01 Out 2015, 18:57

Então a questão não tem desenho?

Então explique para a banca o que é a Regra da Mão Direita:

Colocando o dedo polegar direito esticado, no sentido da corrente, os demais dedos da mão, encurvados, indicarão o sentido do campo magnético perto do chão: saindo do papel
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72914
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questãozinha Unicamp Empty Re: Questãozinha Unicamp

Mensagem por Gabriel Cluchite Qui 01 Out 2015, 19:25

Beleza Elcioschin, me ajudou muito. Very Happy Muito obrigado e me desculpe pelo desenho u_u
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questãozinha Unicamp Empty Re: Questãozinha Unicamp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos