PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

componentes da resultante

2 participantes

Ir para baixo

componentes da resultante Empty componentes da resultante

Mensagem por leticialinda1234 Sex 25 Set 2015, 18:28

A espiral logarítmica é uma curva plana com a propriedade de que todas as retas pertencentes ao seu plano e que passam por um certo ponto fixo interceptam essa curva fazendo com ela o mesmo ângulo. Ela ocorre com muita frequência na natureza, como por exemplo, nos braços de ciclones tropicais, nos braços de galáxias espirais como a própria Via Láctea e em conchas de moluscos. Mas uma de suas ocorrências mais interessantes é na biologia. Falcões peregrinos, ao se aproximarem de suas presas, não seguem o caminho mais curto, a linha reta, mas sim uma espiral logarítmica. A figura a seguir mostra um falcão peregrino se movendo em uma espiral logarítmica que está no plano horizontal. Note que sua velocidade faz sempre o mesmo ângulo T com a reta que liga o falcão ao ponto P, posição da presa. 
componentes da resultante 2014_10_07_5433eab0b405c
Supondo que o módulo da velocidade do falcão (VF) seja constante no trecho de sua trajetória indicado na figura, assinale a afirmativa correta referente a esse trecho (considere o falcão como uma partícula). tem módulo constante.


  • a) Como o módulo da velocidade do falcão é constante, também sua aceleração tem módulo constante.
  • b) O vetor aceleração do falcão aponta para o ponto P.
  • c) A força resultante sobre o falcão é nula, pois sua velocidade
  • d) A força resultante sobre o falcão é vertical e para cima, anulando o seu peso.
  • e) O módulo da aceleração do falcão aumenta pois, embora o módulo de sua velocidade seja constante, o raio de curvatura de sua trajetória diminui
  • a alternativa correte é a E e entendo o porquê porem gostaria de entender qual o erro na b?


leticialinda1234
Jedi
Jedi

Mensagens : 458
Data de inscrição : 20/06/2014
Idade : 32
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

componentes da resultante Empty Re: componentes da resultante

Mensagem por Euclides Sex 25 Set 2015, 18:47

O vetor aceleração aponta para o centro de uma trajetória circular. Esse centro muda constantemente ao longo da espiral.

componentes da resultante Gabarito

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos