Descobrir ε
2 participantes
Página 1 de 1
Descobrir ε
Tem-se estes três circuitos:
[img][/img]
No circuito I, o amperímetro indica 6,0A.
No circuito II, o voltímetro indica 12,0V.
No circuito III, o amperímetro indica 3,0A.
Sabe aquele gráfico de ε x i?
Quado a corrente é zero, ele mostra a força eletromotriz da bateria, certo? Como eu faço para descobrir a ε dessa pilha? Ela num pode ser 12 não né? Por que seria 12 se a corrente fosse zero: se no circuito I ela indica uma corrente diferente de zero, o circuito II não pode indicar a ε. Alguém desvenda isso pra mim!! Se possível, relacione com a fórmula U = ε - r.i. Eu gosto de comparar.
[img][/img]
No circuito I, o amperímetro indica 6,0A.
No circuito II, o voltímetro indica 12,0V.
No circuito III, o amperímetro indica 3,0A.
Sabe aquele gráfico de ε x i?
Quado a corrente é zero, ele mostra a força eletromotriz da bateria, certo? Como eu faço para descobrir a ε dessa pilha? Ela num pode ser 12 não né? Por que seria 12 se a corrente fosse zero: se no circuito I ela indica uma corrente diferente de zero, o circuito II não pode indicar a ε. Alguém desvenda isso pra mim!! Se possível, relacione com a fórmula U = ε - r.i. Eu gosto de comparar.
Gustavoadp- Estrela Dourada
Re: Descobrir ε
Circuito I -----> icc = 6,0 A
Circuito II -----> E = 12 V
.:. resistência interna da fonte -----> r = 12/6 = 2 Ω
Circuito III ----> U = E - r.i -----> U = 12 - 2.3 -----> U = 6 V
U é a tensão que a fonte E está fornecendo para a lâmpada. Portanto, podemos saber a resistência da lâmpada
R = 6/3 = 2 Ω
Circuito II -----> E = 12 V
.:. resistência interna da fonte -----> r = 12/6 = 2 Ω
Circuito III ----> U = E - r.i -----> U = 12 - 2.3 -----> U = 6 V
U é a tensão que a fonte E está fornecendo para a lâmpada. Portanto, podemos saber a resistência da lâmpada
R = 6/3 = 2 Ω
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Medeiros, eu não entendo uma coisa:
Quando atinge a icc, não é quando "por fora do gerador" a DDP está zero?
Tipo:[img][/img]
NO MESMO CIRCUITO, a DDP indica 12, quando deveria estar em zero.
Assim, o mesmo circuito mostra a icc (com U = 0) e uma U ≠ 0, entende minha dúvida?
Quando atinge a icc, não é quando "por fora do gerador" a DDP está zero?
Tipo:[img][/img]
NO MESMO CIRCUITO, a DDP indica 12, quando deveria estar em zero.
Assim, o mesmo circuito mostra a icc (com U = 0) e uma U ≠ 0, entende minha dúvida?
O seu gráfico está certo. Só que, nele, o eixo da abscissa é i e o da ordenada é U; assim, E=12 V é o valor de U quando a corrente é zero, e Icc=6 A é o valor da corrente (de curto-circuito) quando a tensão é zero.
Quando a tensão "por fora" está em zero significa que toda a tensão da fonte (E) está sendo "gasta" sobre a resistência interna da fonte.
O gráfico mostra a curva de desempenho do gerador e nada mais é do que uma f:R--> R.
Quando a tensão "por fora" está em zero significa que toda a tensão da fonte (E) está sendo "gasta" sobre a resistência interna da fonte.
O gráfico mostra a curva de desempenho do gerador e nada mais é do que uma f:R--> R.
Medeiros- Grupo
Medeiros escreveu:Quando a tensão "por fora" está em zero significa que toda a tensão da fonte (E) está sendo "gasta" sobre a resistência interna da fonte.
É justamente nessa hora que se descobre a resistência interna da fonte. Mas o que eu não entendo é por que NO MESMO CIRCUITO (I e II são iguais, certo?) você pega a icc em um (I) e a DDP em outro (II), se nesse outro (II) ele deveria ser zero. Não ficaria correto se nesse outro (II) ele mostrasse zero no voltímetro e mostrasse a tensão da fonte (E) que está sendo "gasta" sobre a resistência interna?
........ " NO MESMO CIRCUITO (I e II são iguais, certo?) "
De onde você tirou isso?
Os circuitos I e II são DIFERENTES.
Circuito I. O amperímetro ideal tem resistência zero e é um curto para a fonte. Então ele provoca zero volts sobre os terminais da fonte e corrente máxima desta, a corrente que ele mede é a corrente de curto-circuito.
Circuito II. O voltímetro ideal tem resistência infinita e é um circuito aberto para a fonte. Então ele não permite corrente da fonte -- dizemos que a fonte está a vazio -- e mede a máxima tensão da fonte, ou seja, o próprio E.
De onde você tirou isso?
Os circuitos I e II são DIFERENTES.
Circuito I. O amperímetro ideal tem resistência zero e é um curto para a fonte. Então ele provoca zero volts sobre os terminais da fonte e corrente máxima desta, a corrente que ele mede é a corrente de curto-circuito.
Circuito II. O voltímetro ideal tem resistência infinita e é um circuito aberto para a fonte. Então ele não permite corrente da fonte -- dizemos que a fonte está a vazio -- e mede a máxima tensão da fonte, ou seja, o próprio E.
Medeiros- Grupo
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
Caramba, eu desprezei as propriedades do voltímetro e do amperímetro!
Agora tudo faz sentido! Obrigado, Medeiros.
Caramba, eu desprezei as propriedades do voltímetro e do amperímetro!
Agora tudo faz sentido! Obrigado, Medeiros.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos