PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Empuxo

2 participantes

Ir para baixo

Empuxo Empty Empuxo

Mensagem por Amanda Lima Aires Ter 04 Ago 2015, 21:13

Olá amigos! Podem dar uma olhada nessa questão pra mim? Por favor, sejam pacientes comigo!

Durante uma obra em um clube, um grupo de trabalhadores teve de remover uma escultura de ferro maciço colocada no fundo de uma piscina vazia. Cinco trabalhadores amarraram cordas à escultura e tentaram puxá-la para cima, sem sucesso.
Se a piscina for preenchida com água, ficará mais fácil para os trabalhadores removerem a escultura, pois a:
A- escultura flutuará, desta forma, os homens não precisarão fazer força para remover a escultura do fundo.
B-escultura ficará como peso menor. Desta forma, a intensidade da força necessária para elevar a escultura será menor.
C- água exercerá uma força na escultura proporcional a sua massa, e para cima. Esta força se somará à força que os trabalhadores fazem para anular a ação da força peso da escultura.
D- água exercerá uma força na escultura para baixo, e esta passará a receber uma força ascendente do piso da piscina. Esta força ajudará a anular a ação da força peso na escultura.
E- água exercerá uma força na escultura proporcional ao seu volume, e para cima. Esta força se somará à força que os trabalhadores fazem, podendo resultar em uma força ascendente maior que o peso da escultura.

O gabarito é letra E

Mas eu não sou nenhum gênio da Física, e muito menos do Empuxo, então por favor sejam pacientes comigo!

O problema é que, há certos preceitos do Empuxo que não consigo entender.
O Princípio de Arquimedes diz o seguinte: "Todo corpo, total ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, na presença de um campo gravitacional, fica sob ação de uma força vertical ascendente ( para cima ) e essa força é denominada de Empuxo." 
Até aí, tudo bem. O problema é que Arquimedes diz que "A intensidade do Empuxo é IGUAL ao peso do fluido deslocado pelo corpo."

Gente, se o Empuxo é igual ao Peso e com direções opostas, não deveriam estas se anularem e o objeto ficar sem peso algum? Mas nós sabemos que não é isso que acontece! Se houvesse esse equilíbrio entre o Empuxo e o Peso, uma bola de chumbo não deveria descer, assim como uma bola de isopor não deveria subir. Sei que isso é propriedade da densidade, mas Arquimedes fala sobre o PESO.

Alguém poderia me explicar bem simplificadamente para que eu possa entender esse conceito tão complexo ( pelo menos pra mim )?
Amanda Lima Aires
Amanda Lima Aires
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/08/2015
Idade : 31
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo Empty Re: Empuxo

Mensagem por Euclides Qua 05 Ago 2015, 00:42

Vamos recorrer a um melhor enunciado do princípio de Arquimedes:

"um corpo mergulhado na água recebe uma força vertical e para cima que é igual ao peso da massa de água deslocada"


isto é, quando a estátua estiver mergulhada na água, seu volume deslocará igual volume de água (da mesma maneira que o nível da água em um copo subirá quando você jogar dentro uma bola de gude). A força do empuxo será igual ao peso desse volume de água.


Quando um corpo flutua, sim, o empuxo está equilibrando o seu peso e nesse caso será igual à ele. Em outras palavras, quando um corpo flutua desloca um volume de água que tem peso igual ao seu próprio peso.


Dúvidas?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo Empty Muito obrigada!

Mensagem por Amanda Lima Aires Qua 05 Ago 2015, 06:52

Euclides escreveu:Vamos recorrer a um melhor enunciado do princípio de Arquimedes:

"um corpo mergulhado na água recebe uma força vertical e para cima que é igual ao peso da massa de água deslocada"


isto é, quando a estátua estiver mergulhada na água, seu volume deslocará igual volume de água (da mesma maneira que o nível da água em um copo subirá quando você jogar dentro uma bola de gude). A força do empuxo será igual ao peso desse volume de água.


Quando um corpo flutua, sim, o empuxo está equilibrando o seu peso e nesse caso será igual à ele. Em outras palavras, quando um corpo flutua desloca um volume de água que tem peso igual ao seu próprio peso.


Dúvidas?

Muito Obrigada, Euclides! Você me ajudou muito!!
Amanda Lima Aires
Amanda Lima Aires
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/08/2015
Idade : 31
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo Empty Re: Empuxo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos