Fórmula mínima da ferrita
3 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Fórmula mínima da ferrita
(Vunesp) Ferritas são compostos com propriedades magnéticas e utilizadps em componentes eletroênicos. A análise química de uma ferrita forneceu os resultados : Mg = 12%,Fe=56%,O=32% (massas atômicas Mg=24,Fe=56,O=16). Determinar a fórmula mínima da ferrita.
r: Fe2MgO4 ou MgFe2O4? Como sei qual é a ordem para esses tipos de óxidos?
r: Fe2MgO4 ou MgFe2O4? Como sei qual é a ordem para esses tipos de óxidos?
fergasfig- Estrela Dourada
Re: Fórmula mínima da ferrita
Acho que é MgFe2O4, não tem gabarito?
wmsj- Recebeu o sabre de luz
Olha, eu realmente acho que não faz diferença alguma. Eu preferiria escrever "MgFe2O4", por se aproximar mais da forma como as fórmulas dos ácidos são escritas ("H2SO4", por exemplo, com o cátion na frente e o ânion depois, sendo que os cátions estão em ordem crescente de valência), mas só por gosto.
Dei uma pesquisada no Google e achei as duas formas em PDFs de pesquisas científicas, o que auxilia na comprovação de que as duas formas são válidas (a não ser que cada uma represente um composto).
Enfim, é o que eu penso. Vamos ver o que alguém bem entendido posta aí, também fiquei com dúvida agora.
Dei uma pesquisada no Google e achei as duas formas em PDFs de pesquisas científicas, o que auxilia na comprovação de que as duas formas são válidas (a não ser que cada uma represente um composto).
Enfim, é o que eu penso. Vamos ver o que alguém bem entendido posta aí, também fiquei com dúvida agora.
MgFe2O4 na apostila, Fe2MgO4 na internet
Achei em um livro aqui o seguinte sobre sais duplos ou mistos:
Ex: HCl + HBr + Ca(OH)2 -> CaBrCl + 2H20
"Tem, pelo menos, dois cátions ou dois ânions. Recomenda-se que os elementos e radicais sejam escritos em ordem crescente de eletronegatividade. Como o cálcio é o cátion, ele deve ser escrito primeiro. A maior dúvida é no caso dos ânions. Como o bromo é menos eletronegativo que o cloro, este deve estar por último. No caso do nome, a IUPAC recomenda que se escreva o mesmo em ordem decrescente de eletronegatividade. Portanto, o nome correto desse sal duplo é cloreto-brometo de cálcio."
No caso de óxidos, essa regra também vale? Se o que vale é a ordem crescente de eletronegatividade, no caso do Fe2MgO4, o Mg não deveria ir primeiro que o Fe2 por ser mais eletropositivo?
Ex: HCl + HBr + Ca(OH)2 -> CaBrCl + 2H20
"Tem, pelo menos, dois cátions ou dois ânions. Recomenda-se que os elementos e radicais sejam escritos em ordem crescente de eletronegatividade. Como o cálcio é o cátion, ele deve ser escrito primeiro. A maior dúvida é no caso dos ânions. Como o bromo é menos eletronegativo que o cloro, este deve estar por último. No caso do nome, a IUPAC recomenda que se escreva o mesmo em ordem decrescente de eletronegatividade. Portanto, o nome correto desse sal duplo é cloreto-brometo de cálcio."
No caso de óxidos, essa regra também vale? Se o que vale é a ordem crescente de eletronegatividade, no caso do Fe2MgO4, o Mg não deveria ir primeiro que o Fe2 por ser mais eletropositivo?
Seguindo essa lógica, sim, fergas, pois o Fe é mais eletronegativo que o Mg. Enfim, seguem os links das minhas pesquisas:
MgFe2O4: http://scholarsresearchlibrary.com/aasr-vol3-iss5/AASR-2011-3-5-506-513.pdf
Fe2MgO4: http://authors.library.caltech.edu/25018/17/TOE16.pdf
Nas duas pesquisas os compostos são chamados de "ferrites", o que comprova que são a mesma substância.
MgFe2O4: http://scholarsresearchlibrary.com/aasr-vol3-iss5/AASR-2011-3-5-506-513.pdf
Fe2MgO4: http://authors.library.caltech.edu/25018/17/TOE16.pdf
Nas duas pesquisas os compostos são chamados de "ferrites", o que comprova que são a mesma substância.
H2SO4, FeSO4, Fe2(SO4)3 ... levando em consideração que o oxigênio é mais eletronegativo que o enxofre, deve valer pra óxidos também, não? :suspect:
Verdade, Christian! Os dois têm o mesmo nome... Confuso né! Mas enfim, se eu souber de algo a mais te aviso! E obrigada pela ajuda
Seguem alguns outros minerais que parecem comprovar a sua pesquisa, fergas:
Aegirine: NaFeSi2O6
Albite: NaAlSi3O8 (Feldspar) Class: Silicate, Subclass: Tektosilicate.
Almandine: Fe3Al2(SiO4)3
Alstonite: BaCa(CO3)2
Arsenopyrite: FeAsS
Augite: (Ca,Mg,Fe)2Si2O6
Aegirine: NaFeSi2O6
Albite: NaAlSi3O8 (Feldspar) Class: Silicate, Subclass: Tektosilicate.
Almandine: Fe3Al2(SiO4)3
Alstonite: BaCa(CO3)2
Arsenopyrite: FeAsS
Augite: (Ca,Mg,Fe)2Si2O6
fergasfig escreveu:H2SO4, FeSO4, Fe2(SO4)3 ... levando em consideração que o oxigênio é mais eletronegativo que o enxofre, deve valer pra óxidos também, não? :suspect:
Nem os sais nem o ácido que você postou são óxidos, fergas. Óxidos são apenas as substâncias compostas de átomos de apenas dois elementos em que o O é o elemento mais eletronegativo.
H2SO4 é um ácido e FeSO4/Fe2(SO4)3 são sais. Outra coisa, o composto da questão também não é um óxido, por não ser binário.
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos