Texto sobre maioridade penal- Para Enem
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PiR2 :: Linguagens :: Redação
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Texto sobre maioridade penal- Para Enem
Vocês poderiam analisar o texto e fazer comentários tomando como base o Enem?
Grata desde já a todas as críticas e opiniões.
Obrigada.
Leis Iguais para Consciências Iguais
Sabe-se que toda situação de caos requer uma organização, uma atitude que ponha em ordem aquilo que atrapalha a vida de uma sociedade ou de um grupo de pessoas. Quando se está passando por uma epidemia, por exemplo, faz-se necessária uma campanha de tratamento e prevenção em massa. Do mesmo modo, no ambiente social, todo aquele que não prestar seu serviço de modo conveniente é passível de sofrer as consequências de seus maus atos, independente de sua idade, mas levando em consideração a consciência do indivíduo.
Para psicólogos, a consciência se forma ainda na primeira infância. Isso significa que um jovem de dezesseis anos, no Brasil, além de poder votar, também está pronto para responder por suas atitudes, o que faz pleno sentido: Como um indivíduo menor de idade que pode escolher seus representantes fará bom uso de sua cidadania, se aprendeu que pode agir de má fé sem ser punido? Também não se pode esquecer da implicação moral que traz um adolescente delinquente: A capacidade de influenciar jovens a entrarem no mundo do crime. Os criminosos podem levar à perdição do caminho das drogas, por exemplo, os colegas de escola com os quais mantêm contato. Pessoas inocentes ficam à margem de indivíduos mal-intencionados devido ao silêncio da impunidade.
Por fim, como dizia Durkheim: " A sociedade é constituída por partes". São essas partes que atuam, formando um agrupamento de peças, cada qual com a sua função. Quando um componente não ajuda, deve ser substituído. Um menor que comete crimes é uma peça que estorva o funcionamento social, devendo aprender a lição de seus atos do mesmo modo que os mais velhos: um modo duro, mas socialmente necessário: atrás das grades.
Grata desde já a todas as críticas e opiniões.
Obrigada.
Leis Iguais para Consciências Iguais
Sabe-se que toda situação de caos requer uma organização, uma atitude que ponha em ordem aquilo que atrapalha a vida de uma sociedade ou de um grupo de pessoas. Quando se está passando por uma epidemia, por exemplo, faz-se necessária uma campanha de tratamento e prevenção em massa. Do mesmo modo, no ambiente social, todo aquele que não prestar seu serviço de modo conveniente é passível de sofrer as consequências de seus maus atos, independente de sua idade, mas levando em consideração a consciência do indivíduo.
Para psicólogos, a consciência se forma ainda na primeira infância. Isso significa que um jovem de dezesseis anos, no Brasil, além de poder votar, também está pronto para responder por suas atitudes, o que faz pleno sentido: Como um indivíduo menor de idade que pode escolher seus representantes fará bom uso de sua cidadania, se aprendeu que pode agir de má fé sem ser punido? Também não se pode esquecer da implicação moral que traz um adolescente delinquente: A capacidade de influenciar jovens a entrarem no mundo do crime. Os criminosos podem levar à perdição do caminho das drogas, por exemplo, os colegas de escola com os quais mantêm contato. Pessoas inocentes ficam à margem de indivíduos mal-intencionados devido ao silêncio da impunidade.
Por fim, como dizia Durkheim: " A sociedade é constituída por partes". São essas partes que atuam, formando um agrupamento de peças, cada qual com a sua função. Quando um componente não ajuda, deve ser substituído. Um menor que comete crimes é uma peça que estorva o funcionamento social, devendo aprender a lição de seus atos do mesmo modo que os mais velhos: um modo duro, mas socialmente necessário: atrás das grades.
MariaH123- Padawan
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC
Re: Texto sobre maioridade penal- Para Enem
Por favor, salte uma linha entre os parágrafos, para uma melhor visualização e entendimento do seu texto.
GustavoCC- Iniciante
- Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/04/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo
Re: Texto sobre maioridade penal- Para Enem
Leis Iguais para Consciências Iguais
Sabe-se que toda situação de caos requer uma organização, uma atitude que ponha em ordem aquilo que atrapalha a vida de uma sociedade ou de um grupo de pessoas. Quando se está passando por uma epidemia, por exemplo, faz-se necessária uma campanha de tratamento e prevenção em massa. Do mesmo modo, no ambiente social, todo aquele que não prestar seu serviço de modo conveniente é passível de sofrer as consequências de seus maus atos, independente de sua idade, mas levando em consideração a consciência do indivíduo.
Para psicólogos, a consciência se forma ainda na primeira infância. Isso significa que um jovem de dezesseis anos, no Brasil, além de poder votar, também está pronto para responder por suas atitudes, o que faz pleno sentido: Como um indivíduo menor de idade que pode escolher seus representantes fará bom uso de sua cidadania, se aprendeu que pode agir de má fé sem ser punido? Também não se pode esquecer da implicação moral que traz um adolescente delinquente: A capacidade de influenciar jovens a entrarem no mundo do crime. Os criminosos podem levar à perdição do caminho das drogas, por exemplo, os colegas de escola com os quais mantêm contato. Pessoas inocentes ficam à margem de indivíduos mal-intencionados devido ao silêncio da impunidade.
Por fim, como dizia Durkheim: " A sociedade é constituída por partes". São essas partes que atuam, formando um agrupamento de peças, cada qual com a sua função. Quando um componente não ajuda, deve ser substituído. Um menor que comete crimes é uma peça que estorva o funcionamento social, devendo aprender a lição de seus atos do mesmo modo que os mais velhos: um modo duro, mas socialmente necessário: atrás das grades.
Sabe-se que toda situação de caos requer uma organização, uma atitude que ponha em ordem aquilo que atrapalha a vida de uma sociedade ou de um grupo de pessoas. Quando se está passando por uma epidemia, por exemplo, faz-se necessária uma campanha de tratamento e prevenção em massa. Do mesmo modo, no ambiente social, todo aquele que não prestar seu serviço de modo conveniente é passível de sofrer as consequências de seus maus atos, independente de sua idade, mas levando em consideração a consciência do indivíduo.
Para psicólogos, a consciência se forma ainda na primeira infância. Isso significa que um jovem de dezesseis anos, no Brasil, além de poder votar, também está pronto para responder por suas atitudes, o que faz pleno sentido: Como um indivíduo menor de idade que pode escolher seus representantes fará bom uso de sua cidadania, se aprendeu que pode agir de má fé sem ser punido? Também não se pode esquecer da implicação moral que traz um adolescente delinquente: A capacidade de influenciar jovens a entrarem no mundo do crime. Os criminosos podem levar à perdição do caminho das drogas, por exemplo, os colegas de escola com os quais mantêm contato. Pessoas inocentes ficam à margem de indivíduos mal-intencionados devido ao silêncio da impunidade.
Por fim, como dizia Durkheim: " A sociedade é constituída por partes". São essas partes que atuam, formando um agrupamento de peças, cada qual com a sua função. Quando um componente não ajuda, deve ser substituído. Um menor que comete crimes é uma peça que estorva o funcionamento social, devendo aprender a lição de seus atos do mesmo modo que os mais velhos: um modo duro, mas socialmente necessário: atrás das grades.
MariaH123- Padawan
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC
Re: Texto sobre maioridade penal- Para Enem
Vou fazer alguns comentários, mas me considere um simples leitor.
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Sabe-se que toda situação de caos requer uma organização, uma atitude que ponha em ordem aquilo que atrapalha a vida de uma sociedade ou de um grupo de pessoas. Quando se está passando por uma epidemia, por exemplo, faz-se necessária uma campanha de tratamento e prevenção em massa. Do mesmo modo, no ambiente social, todo aquele que não prestar seu serviço de modo conveniente é passível de sofrer as consequências de seus maus atos, independente de sua idade, mas levando em consideração a consciência do indivíduo.
Para psicólogos, a consciência se forma ainda na primeira infância. Isso significa que um jovem de dezesseis anos, no Brasil, além de poder votar, também está pronto para responder por suas atitudes, o que faz pleno sentido: Como um indivíduo menor de idade que pode escolher seus representantes fará bom uso de sua cidadania, se aprendeu que pode agir de má fé sem ser punido? Também não se pode esquecer da implicação moral que traz um adolescente delinquente: A capacidade de influenciar jovens a entrarem no mundo do crime. Os criminosos podem levar à perdição do caminho das drogas, por exemplo, os colegas de escola com os quais mantêm contato. Pessoas inocentes ficam à margem de indivíduos mal-intencionados devido ao silêncio da impunidade.
Primeiramente, esse paragrafo ficou muito extenso, se essa redação é para o enem, no minimo ( e mais comum) é ter 2 parágrafos para o desenvolvimento, onde cada paragrafo vai argumentar para provar sua tese.
Não acho apropriado colocar perguntas no desenvolvimento, é melhor colocar apenas na introdução, dando expectativa para o leitor que você irá responde-las , argumentarias no desenvolvimento ( na verdade nem recomento colocar perguntas) , pois é sua opinião, você tem que afirmar, convencer o leitor, ou seja , você deve colocar em forma de afirmação tipo assim :" o que faz pleno sentido, pois o indivíduo que aprendeu que pode agir de má fé sem ser punido, não vai fazer bom uso de sua cidadania ". Devido a o paragrafo muito extenso ficou pouco confuso, Ressaltando, deve-se fazer no minimo 2 paragrafo para desenvolvimento (ao menos que sua redação seja de 15 linhas, mas para o enem , se quiser tirar nota boa 2 paragrafo)
Por fim, como dizia Durkheim: " A sociedade é constituída por partes". São essas partes que atuam, formando um agrupamento de peças, cada qual com a sua função. Quando um componente não ajuda, deve ser substituído. Um menor que comete crimes é uma peça que estorva o funcionamento social, devendo aprender a lição de seus atos do mesmo modo que os mais velhos: um modo duro, mas socialmente necessário: atrás das grades.
Na conclusão, com os critérios do enem, deve-se ter uma proposta de interversão, ou seja , uma
solução bem clara para o problema. Caso você tivesse defendido a maioridade penal, ou ser meio-a-meio, talvez você tivesse mais solução, como melhorar a educação, casas de auxilio, falando o que governo deveria fazer para evitar e tirar jovens da criminalidade. Claro, que sendo contra, a solução e prender menores, mas só isso?, pode até ser 1 solução , mas tem que ficar bem clara, que não foi sua conclusão exemplo, prender menores, mas menores a partir de que idade ? 2 anos, 7 anos , 17 anos , 10 meses? e também podia da exemplo, como na Inglaterra que a idade de punição é 10 anos, e quando estamos falando de maioridade penal estamos dizendo que os menores vão para mesma cadeia para os adultos, pois se não me engano Pelo ECA a partir dos doze anos já se pode ser responsabilizada com medida socioeducativa. Existem medidas às quais você responde mesmo não sendo encaminhada para internação (FEBEM) .
Bem, se você não conhece nada sobre o assunto pode usar argumentos simples, mas é sempre bom ter um conhecimento geral das coisas, assim seus argumentos e soluções vai fazer grande diferença.
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Espero ter ajudado.
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Sabe-se que toda situação de caos requer uma organização, uma atitude que ponha em ordem aquilo que atrapalha a vida de uma sociedade ou de um grupo de pessoas. Quando se está passando por uma epidemia, por exemplo, faz-se necessária uma campanha de tratamento e prevenção em massa. Do mesmo modo, no ambiente social, todo aquele que não prestar seu serviço de modo conveniente é passível de sofrer as consequências de seus maus atos, independente de sua idade, mas levando em consideração a consciência do indivíduo.
Bem, na introdução tem que ter a contextualização do tema e a tese, bem a tese ficou bem clara na sua introdução, mas o tema não ficou muito bem contextualizado (repare que você não falou nada sobre maioridade penal ), Também achei o exemplo desnecessário, como disse tem que contextualizar o tema, sendo assim só deve citar fatos, como exemplo : " A criminalidade no Brasil tem níveis acima da media mundial, grande partes causadas por jovens menores de idade", ou definição : "Maioridade penal é quando atingimos a responsabilidade criminal a partir da qual, o individuo pode ser penalizado por seus atos perante a justiça." , existe inúmeras formas de começa uma redação, mas é importante deixar o tema bem claro, no seu caso da para aproveitar essa parte "Sabe-se que toda situação de caos requer uma organização, uma atitude que ponha em ordem aquilo que atrapalha a vida de uma sociedade ou de um grupo de pessoas." desde que logo em seguida(onde você colocou o exemplo) relacione isso com criminalidade, maioridade penal ou algo do tipo, não em forma de exemplo, mas sim de afirmação, tipo assim " Porém, no Brasil, há uma carência de ordem em relação a criminalidade de menores, que vem ficando cada vez mais comum na sociedade".( Claro que você pode(deve) elaborar algo melhor, isso é só uma ideia) . Não importa como você começa, cada um tem um modo de fazer sua introdução, Só que ressaltando é necessário deixa claro o tema contextualizado e a tese. A sua tese ficou bem apresentada ( apesar de que dependendo da modificação na introdução ela teria que ter algumas modificações para ter coesão).
Para psicólogos, a consciência se forma ainda na primeira infância. Isso significa que um jovem de dezesseis anos, no Brasil, além de poder votar, também está pronto para responder por suas atitudes, o que faz pleno sentido: Como um indivíduo menor de idade que pode escolher seus representantes fará bom uso de sua cidadania, se aprendeu que pode agir de má fé sem ser punido? Também não se pode esquecer da implicação moral que traz um adolescente delinquente: A capacidade de influenciar jovens a entrarem no mundo do crime. Os criminosos podem levar à perdição do caminho das drogas, por exemplo, os colegas de escola com os quais mantêm contato. Pessoas inocentes ficam à margem de indivíduos mal-intencionados devido ao silêncio da impunidade.
Primeiramente, esse paragrafo ficou muito extenso, se essa redação é para o enem, no minimo ( e mais comum) é ter 2 parágrafos para o desenvolvimento, onde cada paragrafo vai argumentar para provar sua tese.
Não acho apropriado colocar perguntas no desenvolvimento, é melhor colocar apenas na introdução, dando expectativa para o leitor que você irá responde-las , argumentarias no desenvolvimento ( na verdade nem recomento colocar perguntas) , pois é sua opinião, você tem que afirmar, convencer o leitor, ou seja , você deve colocar em forma de afirmação tipo assim :" o que faz pleno sentido, pois o indivíduo que aprendeu que pode agir de má fé sem ser punido, não vai fazer bom uso de sua cidadania ". Devido a o paragrafo muito extenso ficou pouco confuso, Ressaltando, deve-se fazer no minimo 2 paragrafo para desenvolvimento (ao menos que sua redação seja de 15 linhas, mas para o enem , se quiser tirar nota boa 2 paragrafo)
Por fim, como dizia Durkheim: " A sociedade é constituída por partes". São essas partes que atuam, formando um agrupamento de peças, cada qual com a sua função. Quando um componente não ajuda, deve ser substituído. Um menor que comete crimes é uma peça que estorva o funcionamento social, devendo aprender a lição de seus atos do mesmo modo que os mais velhos: um modo duro, mas socialmente necessário: atrás das grades.
Na conclusão, com os critérios do enem, deve-se ter uma proposta de interversão, ou seja , uma
solução bem clara para o problema. Caso você tivesse defendido a maioridade penal, ou ser meio-a-meio, talvez você tivesse mais solução, como melhorar a educação, casas de auxilio, falando o que governo deveria fazer para evitar e tirar jovens da criminalidade. Claro, que sendo contra, a solução e prender menores, mas só isso?, pode até ser 1 solução , mas tem que ficar bem clara, que não foi sua conclusão exemplo, prender menores, mas menores a partir de que idade ? 2 anos, 7 anos , 17 anos , 10 meses? e também podia da exemplo, como na Inglaterra que a idade de punição é 10 anos, e quando estamos falando de maioridade penal estamos dizendo que os menores vão para mesma cadeia para os adultos, pois se não me engano Pelo ECA a partir dos doze anos já se pode ser responsabilizada com medida socioeducativa. Existem medidas às quais você responde mesmo não sendo encaminhada para internação (FEBEM) .
Bem, se você não conhece nada sobre o assunto pode usar argumentos simples, mas é sempre bom ter um conhecimento geral das coisas, assim seus argumentos e soluções vai fazer grande diferença.
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Espero ter ajudado.
GustavoCC- Iniciante
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