Artigo de Opinião
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Artigo de Opinião
Texto de ajuda:
Agora, todas as universidades e institutos federais terão que reservar 12,5%, ou seja, 1/8 das suas vagas para alunos das escolas públicas. Em quatro anos serão 50%. Destas vagas reservadas para a escola pública, metade será destinada para estudantes com renda mensal familiar até um salário-mínimo e meio. O preenchimento das vagas deve levar em conta ainda critérios de cor ou raça, seguindo dados estatísticos do IBGE. As universidades que já publicaram os seus editais para o vestibular, terão de fazer novas chamadas, de acordo com o estabelecido pela nova lei.
Proposta de redação:
Colocando-se na condição de um(a) estudante pré-universitário(a) integrante de uma das classes beneficiadas
pelas cotas sociais e raciais (negro, pobre, deficiente ou indígena), escreva um artigo de opinião, a ser divulgado
em jornal de grande circulação, no qual você avaliará os prós e os contras da medida governamental descrita
acima. Defenda, com argumentos consistentes, seu ponto de vista.
pelas cotas sociais e raciais (negro, pobre, deficiente ou indígena), escreva um artigo de opinião, a ser divulgado
em jornal de grande circulação, no qual você avaliará os prós e os contras da medida governamental descrita
acima. Defenda, com argumentos consistentes, seu ponto de vista.
Redação:
O público do privado
As cotas raciais e sociais estão constantemente envolvidas em diversos debates, pois facilitam a entrada dos alunos nas universidades federais. Porém devemos lembrar que a atual maioria dentro da rede pública são alunos da classe média e, na maioria das vezes, provenientes da rede privada de ensino.
Uma pesquisa divulgada por site jornalístico de credibilidade afirmou que a maioria dos estudantes das universidades federais pertencem à classe média. Isto chega a ser totalmente plausível, já que estes possuem condições financeiras de ter um melhor preparo com pré vestibulares, compra de apostilas ou aulas particulares. Com isso, a maioria das vagas ficam nas mãos da classe média.
O destino de, até em quatro anos, 50% das vagas para alunos provenientes de escolas públicas, aumenta o acesso das classes mais baixas ao ensino superior. Estes alunos, muitas vezes, não possuem condições de pagar cursos preparatórios e acabam por contar apenas com os conhecimentos adquiridos no ensino médio.
Há, ainda, quem se oponha às cotas raciais e sociais, com o argumento de que a entrada, em massa, de alunos da rede pública em universidades federais irá provocar o decréscimo na qualidade de ensino nas mesmas. Essa afirmação se deve, principalmente, pela atual situação do ensino público no Brasil, inferior ao das escolas particulares devido aos baixos investimentos governamentais.
Dessa forma, o aumento do número de vagas destinado a alunos das escolas públicas representa um avanço rumo a igualdade no acesso ao conhecimento. Em contrapartida, o governo precisa investir mais nessas escolas, com o intuito de melhorar a formação de seus alunos. Assim, além de possuir uma melhor formação básica, a classe baixa estará melhor preparada para o ensino superior.
santospablo- Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/06/2014
Idade : 28
Localização : Itabira
Re: Artigo de Opinião
Olá, eu farei um breve comentário, bem superficial, e depois outras pessoas aqui do fórum farão a correção para você
2º Parágrafo
Uma pesquisa divulgada por site jornalístico de credibilidade afirmou que a maioria dos estudantes das universidades federais pertencem à classe média. Isto {Isso; pois está se referindo ao fato mencionado no período anterior} chega a ser totalmente plausível, já que estes possuem condições financeiras de ter um melhor preparo com pré vestibulares, compra de apostilas ou aulas particulares. Com isso, a maioria das vagas ficam nas mãos da classe média.
* Eu retiraria Esse último período, é apenas uma sugestão, pois para mim ficou um pouco redundante, classe média duas vezes nesse parágrafo. Uma sugestão seria (já que estes possuem condições financeiras de ter um melhor preparo com pré vestibulares, compra de apostilas ou aulas particulares, o que fomenta essa situação), para não repetir e encerrar o período e o parágrafo.
3º Parágrafo
O destino de, até em quatro anos, 50% das vagas para alunos provenientes de escolas públicas, {Ficou um pouco estranho, uma sugestão" O destino de 50% das vagas para alunos provenientes de escolas públicas, em até quatro anos, aumentará o acesso das classes mais baixas ao ensino superior")aumenta o acesso das classes mais baixas ao ensino superior. Estes {Esses; pois os alunos de baixa renda já foram mencionados anteriormente} alunos, muitas vezes, não possuem condições de pagar cursos preparatórios e acabam por contar apenas com os conhecimentos adquiridos no ensino médio {Outra sugestão; eu mudaria esse trecho,pois parece-me muito coloquial, parece uma linguagem falada diariamente.
*Em relação aos argumentos: eu trocaria alguns deles, pois estão muito simples, muito óbvios, seria interessante falar de algo que os outros candidatos não vêem, algo mais bem elaborado. Ou o melhoraria.
2º Parágrafo
Uma pesquisa divulgada por site jornalístico de credibilidade afirmou que a maioria dos estudantes das universidades federais pertencem à classe média. Isto {Isso; pois está se referindo ao fato mencionado no período anterior} chega a ser totalmente plausível, já que estes possuem condições financeiras de ter um melhor preparo com pré vestibulares, compra de apostilas ou aulas particulares. Com isso, a maioria das vagas ficam nas mãos da classe média.
* Eu retiraria Esse último período, é apenas uma sugestão, pois para mim ficou um pouco redundante, classe média duas vezes nesse parágrafo. Uma sugestão seria (já que estes possuem condições financeiras de ter um melhor preparo com pré vestibulares, compra de apostilas ou aulas particulares, o que fomenta essa situação), para não repetir e encerrar o período e o parágrafo.
3º Parágrafo
O destino de, até em quatro anos, 50% das vagas para alunos provenientes de escolas públicas, {Ficou um pouco estranho, uma sugestão" O destino de 50% das vagas para alunos provenientes de escolas públicas, em até quatro anos, aumentará o acesso das classes mais baixas ao ensino superior")aumenta o acesso das classes mais baixas ao ensino superior. Estes {Esses; pois os alunos de baixa renda já foram mencionados anteriormente} alunos, muitas vezes, não possuem condições de pagar cursos preparatórios e acabam por contar apenas com os conhecimentos adquiridos no ensino médio {Outra sugestão; eu mudaria esse trecho,pois parece-me muito coloquial, parece uma linguagem falada diariamente.
*Em relação aos argumentos: eu trocaria alguns deles, pois estão muito simples, muito óbvios, seria interessante falar de algo que os outros candidatos não vêem, algo mais bem elaborado. Ou o melhoraria.
mateus160399- Jedi
- Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil
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