PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Educar para não punir.

2 participantes

Ir para baixo

Educar para não punir. Empty Educar para não punir.

Mensagem por luizmarcelomz Qua 08 Abr 2015, 07:02

                                                  Educar para não punir.
   Pesquisas recentes apontam que os brasileiros consideram a violência como o principal problema de seu país. Nesse contexto, ganha força a proposta de redução da maioridade penal para dezesseis anos, que, se pretende reduzir os crimes cometidos por menores, também esquece que a melhor maneira de solucionar um problema é atacando as suas causas.
Já afirmava Émile Durkheim, no século XIX, que a criminalidade é um problema social, e não biológico. Por conseguinte, deve-se tratar o menor infrator não como um indivíduo ruim por natureza, como pregam argumentos maniqueístas, mas sim como alguém que deve ser reintegrado, através de processos socioeducativos, à sociedade. Esse processo exige, impreterivelmente, a compreensão de que tratar jovens como adultos viola o fato de os primeiros ainda estarem em processo educacional e, portanto, mais suscetíveis à regeneração.
   Além disso, é importante destacar que, se a maioridade penal fosse reduzida, o contato dos menores com adultos criminosos nas penitenciárias apenas os integraria ainda mais em atividades ilícitas. E, considerando que o objetivo do Estado deve ser justamente o contrário- afastá-los do crime-, a alteração só aumentaria os índices de violência no Brasil.
   A melhor forma de reduzir a criminalidade juvenil, portanto, é tratar suas causas: contato com as drogas e educação inadequada. Dessa forma, o reforço do papel das escolas na educação moral e ética e na prevenção ao ingresso no mundo das drogas e a realização ações coordenadas pelos conselhos tutelares para garantir maior estrutura às famílias, principalmente às de baixa renda, farão com que o Brasil dê um grande passo na melhoria da segurança pública.

luizmarcelomz
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/07/2014
Idade : 25
Localização : Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Educar para não punir. Empty Re: Educar para não punir.

Mensagem por pedrovisck Qua 08 Abr 2015, 23:03

 Educar para não punir.[OK]
   Pesquisas recentes[Quais pesquisas?] apontam que os brasileiros consideram a violência como o principal problema de seu país[OK]. Nesse contexto, ganha força a proposta de redução da maioridade penal para dezesseis anos[OK], que, se pretende reduzir os crimes cometidos por menores, também esquece que a melhor maneira de solucionar um problema é atacando as suas causas.[Você está dizendo que a proposta se esquece? Me parece estranho e muito afirmativo dizer isso, não há certeza nesse argumento. No inicio você cita pesquisas para fortalecer seu argumento, aqui simples achismos pessoais.]


Já afirmava Émile Durkheim[Sociólogo do séc... apresente brevemente sua referência], no século XIX, que a criminalidade é um problema social, e não biológico. Por conseguinte[Por conseguinte passa uma ideia de portanto/desse modo. Acredito que por tratar-se de uma teoria social, nada é muito certo ou concreto, então talvez algo como "Com base nisso" caberia melhor aqui], deve-se tratar o menor infrator não como um indivíduo ruim por natureza[OK], como pregam argumentos maniqueístas[Quais argumentos e quem prega?], mas sim como alguém que deve ser reintegrado, através de processos socioeducativos, à sociedade[OK]. Esse processo exige, impreterivelmente, a compreensão de que tratar jovens como adultos viola o fato de os primeiros ainda estarem em processo educacional[OK] e, portanto, mais suscetíveis à regeneração[Regeneração do que? Tente usar algo mais claro, como reintegração social].



Além disso, é importante destacar que, se a maioridade penal fosse reduzida, o contato dos menores com adultos criminosos nas penitenciárias apenas os integraria ainda mais em atividades ilícitas[OK].[Aqui caberia vírgula, não ponto] E, considerando que o objetivo do Estado deve ser justamente o contrário- afastá-los do crime-, a alteração só aumentaria os índices de violência no Brasil[Não reduziria os níveis, nem aumentaria, afinal, eles já são infratores ao chegarem na penitenciaria, e, segundo seu argumento, não deixariam de o ser].



A melhor forma de reduzir a criminalidade juvenil, portanto, é tratar suas causas: contato com as drogas e educação inadequada[Você delimitou muito as causas, da a entender que apenas essas duas causas existem. Um como/por exemplo ao invés dos dois pontos resolveria esse problema]. Dessa forma, o reforço do papel das escolas na educação moral e ética e na prevenção ao ingresso no mundo das drogas e a realização ações coordenadas pelos conselhos tutelares para garantir maior estrutura às famílias, principalmente às de baixa renda, farão com que o Brasil dê um grande passo na [redução da criminalidade] melhoria da segurança pública.



Texto bom, parabéns. Se fosse pra dar nota eu tiraria alguns pontos em clareza, conectivos, generalização, contradição, desenvolvimento e falhas gramaticais, o que resultaria em uma nota 7. 
pedrovisck
pedrovisck
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/05/2014
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Educar para não punir. Empty Re: Educar para não punir.

Mensagem por luizmarcelomz Qua 08 Abr 2015, 23:08

Muito obrigado pela correção!

luizmarcelomz
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/07/2014
Idade : 25
Localização : Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Educar para não punir. Empty Re: Educar para não punir.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos