Sistema trigonométrico
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Sistema trigonométrico
Resolva o sistemA:
Galera, eu achei os seguintes pares como resposta: ( -1/2 , -3/2) e ( -3/2 , -1/2). As restrições que fiz foram q arc sen xy pertence a ( -pi/2, pi/2) e a msm coisa com arc sen 1-xy. Mas, surgiu a seguinte dúvida: é necessário restringir o contradomínio ou já está implícito que pertencem a esse intervalo e o resultado sempre dará dentro desse intervalo?? Nesse caso, 0 <=xy <= 1 e 0<= 1-xy <= y => 0 <=xy<=1.
Galera, eu achei os seguintes pares como resposta: ( -1/2 , -3/2) e ( -3/2 , -1/2). As restrições que fiz foram q arc sen xy pertence a ( -pi/2, pi/2) e a msm coisa com arc sen 1-xy. Mas, surgiu a seguinte dúvida: é necessário restringir o contradomínio ou já está implícito que pertencem a esse intervalo e o resultado sempre dará dentro desse intervalo?? Nesse caso, 0 <=xy <= 1 e 0<= 1-xy <= y => 0 <=xy<=1.
nandofab- Jedi
Re: Sistema trigonométrico
Não é necessário restringir o contradomínio. O contradomínio é uma "consequência" do domínio.
Ashitaka- Monitor
Vlw! Então sempre devo restringir somente o domínio? Tipo, se eu restringir o domínio, n preciso o contradomínio.. Mas se eu restringir o contradomínio, o domínio será consequência.. posso pensar assim também?
nandofab- Jedi
Você deve restringir apenas o domínio (por isso o nome, ele "domina"). É só pensar em funções. Por exemplo, é obrigatório que todo elemento do domínio tenha uma imagem no contradomínio. Suponha que restringiu o contradomínio de forma que um elemento ficou sem imagem; pronto, já não é mais função!
Do domínio você pega elementos, joga numa função que fará uma transformação que gerará uma imagem. Essas imagens formadas são consequências do elemento que você escolheu jogar nela; por isso não faz sentido restringir o contradomínio. Só é interessante mexer com isso quando se quer funções sobrejetoras / bijetoras.
Então, não, o domínio nunca será consequência.
Quando restringiu ali os valores a qual intervalos deveria pertencer cada coisa, você restringiu o domínio de validade do sistema.
Do domínio você pega elementos, joga numa função que fará uma transformação que gerará uma imagem. Essas imagens formadas são consequências do elemento que você escolheu jogar nela; por isso não faz sentido restringir o contradomínio. Só é interessante mexer com isso quando se quer funções sobrejetoras / bijetoras.
Então, não, o domínio nunca será consequência.
Quando restringiu ali os valores a qual intervalos deveria pertencer cada coisa, você restringiu o domínio de validade do sistema.
Ashitaka- Monitor
Vlw. Muito obrigado pela explicação detalhada. Lembrei dos conceitos e das 'setinhas'. Clareou bastante, vlw!
nandofab- Jedi