Exercício Vetores
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Exercício Vetores
Boa noite prezados usuários do PIr²!
a) Mostre que um ponto P pertence ao segmento AB se, e somente se, existe t ∈ [0, 1], tal que:
Observação: Verifique que a equação acima não depende do ponto O. Portanto, o número t é determinado a partir de A, B e P.
b. Em particular, mostre que o ponto médio do segmento AB é obtido fazendo t = 1/2 na equação acima.
c. Mostre que a equação acima é uma equação vetorial paramétrica da reta r que passa pelos pontos A e B, quando consideramos o parâmetro t percorrendo todo o R.
Certo de sua atenção,
Pietro di Bernadone
a) Mostre que um ponto P pertence ao segmento AB se, e somente se, existe t ∈ [0, 1], tal que:
Observação: Verifique que a equação acima não depende do ponto O. Portanto, o número t é determinado a partir de A, B e P.
b. Em particular, mostre que o ponto médio do segmento AB é obtido fazendo t = 1/2 na equação acima.
c. Mostre que a equação acima é uma equação vetorial paramétrica da reta r que passa pelos pontos A e B, quando consideramos o parâmetro t percorrendo todo o R.
Certo de sua atenção,
Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 1344
Re: Exercício Vetores
Vou fazer a demonstração principal e deixar o resto para você ou outra pessoa que queira continuar.
Observe na figura abaixo que para que o ponto P pertença ao segmento AB o vetor OP deve ser a soma vetorial de OA'+OB'. As deduções que se seguem depois
1) supõem que OB' seja o produto de OB por um escalar t<1
2) semelhança dos triângulos explícitos
b) no caso do ponto médio, a relação entre os triângulos é de 1:2
Observe na figura abaixo que para que o ponto P pertença ao segmento AB o vetor OP deve ser a soma vetorial de OA'+OB'. As deduções que se seguem depois
1) supõem que OB' seja o produto de OB por um escalar t<1
2) semelhança dos triângulos explícitos
b) no caso do ponto médio, a relação entre os triângulos é de 1:2
Euclides- Fundador