interseção
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interseção
a) Determine, se possível, uma reta r1, que forma um ângulo de π/4 radianos com o
vetor −→v = (1, 2), que passa pelo ponto (2, 3) e intercepta o conjunto C = {(x, 0); x ∈ R e x > 0}.
Determine também o ponto B de interseção de r1 com C .
b) [2,0 pontos] Determine possíveis pontos C de forma que, o triângulo ABC tenha área √
3/2,
A = (0, 0) e C ∈ r1, com r1 e B encontrados no item (a).
c) [1,0 ponto] Esboce, no mesmo sistema de eixos cartesianos, os possívies triângulos ABC encontrados.
vetor −→v = (1, 2), que passa pelo ponto (2, 3) e intercepta o conjunto C = {(x, 0); x ∈ R e x > 0}.
Determine também o ponto B de interseção de r1 com C .
b) [2,0 pontos] Determine possíveis pontos C de forma que, o triângulo ABC tenha área √
3/2,
A = (0, 0) e C ∈ r1, com r1 e B encontrados no item (a).
c) [1,0 ponto] Esboce, no mesmo sistema de eixos cartesianos, os possívies triângulos ABC encontrados.
marina@@- Iniciante
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Medeiros- Grupo
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Re: interseção
ERRATA
Houve lamentável falta de atenção que torna necessário corrigir a última linha da minha resposta anterior.
Deve ser: C1=(x1, h) e C2=(x2, -h)
Houve lamentável falta de atenção que torna necessário corrigir a última linha da minha resposta anterior.
Deve ser: C1=(x1, h) e C2=(x2, -h)
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR
Re: interseção
Boa tarde,gostaria de sabe como vc chegou a reta r2.Eu consegui chegar na r1 aplicando produto interno.Eu não estava conseguindo achar o ponto C do triangulo.Vendo o que vc fez eu entendi,mas não entendi como vc chegou a r2 e como deu o valor de x2.Vi que vc substituiu em r2.
Obrigada
Obrigada
Maria José de Oliveira- Iniciante
- Mensagens : 34
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Localização : Petrópolis
Re: interseção
Bom dia Maria José!
Não sei se entendi sua pergunta pois não existe reta r2. O enunciado fala apenas em r1 e foi essa que encontrei e indiquei no desenho (parte de baixo). Fiz um risco cinza para indicar a direção de v e explicitar que r1 faz 45° com ela. Também, acredite, não sei bem o que é "produto interno"; sei o que é produto vetorial e produto escalar -- acho que chamam de interno a este último. De qualquer forma, vou dizer por extenso o que fiz.
A reta r1 foi obtida a partir da suas equações paramétricas ----> r1 = u.t + P.
Sendo P(2, 3) o ponto dado e u o seu vetor diretor, que faz 45° com o vetor v dado conforme pedido.
Então precisamos obter o vetor u e o fiz pelo caminho que achei mais fácil (menos conta). Rotacionei v em 90°, obtendo v'. E considerei o vetor -v que, por óbvio, faz 180° com v. Note que, até agora, todos têm mesmo módulo. Como -v e v' formam um quadrado, a resultante, que é facilmente calculada pela soma dos dois vetores, forçosamente será a diagonal, ou seja, formará 45° com a direção de v -- para efeitos de achar a reta, tudo o que me importa é a direção, não preciso do sentido. Também o módulo de u é diferente (maior, claro) , mas isto já não importa.
O conjunto C não deixa dúvidas, é o das abscissas positivas. Aqui, infelizmente, o enunciado dá azo à confusão ao pedir, no item b, por pontos nomeados também de C.
O ponto B é, automaticamente, a abscissa de r1 quando sua ordenada é zero.
PARA ENCONTRAR OS PONTOS C:
A área do triângulo foi definida (exigida). O desenho já nos lembra que são possíveis dois pontos C. Já sabemos o valor da sua base (xB - xA). Como a área é o semi-produto da base pela altura, podemos calcular qual deve ser sua altura (h). Como os pontos C que dão essa altura devem pertencer à reta r1, o valor da altura é a própria ordenada dos pontos C e podem ser substituídos na eq. de r1.
Fiz isso para encontrar x1, abscissa de C1.
Poderia fazer o mesmo para achar x2 -- substituindo y por -h, ou seja, y=-raiz(3)/3 na eq. de r1.
Mas fiz diferente. Uma reta, por ser reta, tem a declividade constante. Então se do ponto B eu ando um pedacinho para a esquerda e acho x1, basta andar o mesmo pedacinho para a direita e encontro x2. Esse pedacinho está claro no valor de x1, é raiz(3)/9, mas para deixar isto mais explícito indiquei aquela continha (3 - x1 + 3).
ADENDO. Trabalhei os vetores aplicados na origem dos eixos porque fica mais fácil visualizar e me garantir não estar errando. Mas o vetor é livre e poderia tê-los posto a partir de qualquer ponto, como, de fato, o mesmo vetor u aparece na origem e também sobre a reta r1.
Ficou claro?
Não sei se entendi sua pergunta pois não existe reta r2. O enunciado fala apenas em r1 e foi essa que encontrei e indiquei no desenho (parte de baixo). Fiz um risco cinza para indicar a direção de v e explicitar que r1 faz 45° com ela. Também, acredite, não sei bem o que é "produto interno"; sei o que é produto vetorial e produto escalar -- acho que chamam de interno a este último. De qualquer forma, vou dizer por extenso o que fiz.
A reta r1 foi obtida a partir da suas equações paramétricas ----> r1 = u.t + P.
Sendo P(2, 3) o ponto dado e u o seu vetor diretor, que faz 45° com o vetor v dado conforme pedido.
Então precisamos obter o vetor u e o fiz pelo caminho que achei mais fácil (menos conta). Rotacionei v em 90°, obtendo v'. E considerei o vetor -v que, por óbvio, faz 180° com v. Note que, até agora, todos têm mesmo módulo. Como -v e v' formam um quadrado, a resultante, que é facilmente calculada pela soma dos dois vetores, forçosamente será a diagonal, ou seja, formará 45° com a direção de v -- para efeitos de achar a reta, tudo o que me importa é a direção, não preciso do sentido. Também o módulo de u é diferente (maior, claro) , mas isto já não importa.
O conjunto C não deixa dúvidas, é o das abscissas positivas. Aqui, infelizmente, o enunciado dá azo à confusão ao pedir, no item b, por pontos nomeados também de C.
O ponto B é, automaticamente, a abscissa de r1 quando sua ordenada é zero.
PARA ENCONTRAR OS PONTOS C:
A área do triângulo foi definida (exigida). O desenho já nos lembra que são possíveis dois pontos C. Já sabemos o valor da sua base (xB - xA). Como a área é o semi-produto da base pela altura, podemos calcular qual deve ser sua altura (h). Como os pontos C que dão essa altura devem pertencer à reta r1, o valor da altura é a própria ordenada dos pontos C e podem ser substituídos na eq. de r1.
Fiz isso para encontrar x1, abscissa de C1.
Poderia fazer o mesmo para achar x2 -- substituindo y por -h, ou seja, y=-raiz(3)/3 na eq. de r1.
Mas fiz diferente. Uma reta, por ser reta, tem a declividade constante. Então se do ponto B eu ando um pedacinho para a esquerda e acho x1, basta andar o mesmo pedacinho para a direita e encontro x2. Esse pedacinho está claro no valor de x1, é raiz(3)/9, mas para deixar isto mais explícito indiquei aquela continha (3 - x1 + 3).
ADENDO. Trabalhei os vetores aplicados na origem dos eixos porque fica mais fácil visualizar e me garantir não estar errando. Mas o vetor é livre e poderia tê-los posto a partir de qualquer ponto, como, de fato, o mesmo vetor u aparece na origem e também sobre a reta r1.
Ficou claro?
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR
Re: interseção
Produto interno é um tópico do nosso módulo para se encontrar retas com angulação.Achei o seu processo muito mais fácil e rápido.Perguntei sobre a segunda reta,pois pelo produto interno chegamos a um vetor diretor e com a inversão dele um vetor perpendicular.As duas retas são obtidas pelos dois vetores,por isso não tinha entendido.Hoje tenho tutoria e com certeza usarei o seu processo.Valeu e muito obrigada.Depois vou postar uma outra que eu também estou com dúvida.
Obrigada
Obrigada
Maria José de Oliveira- Iniciante
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Data de inscrição : 01/03/2014
Idade : 70
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Re: interseção
Outra resolução:
Outras duas maneiras de resolução.
- Trigonometria:
Temos o vetor v=(1,2)
θ é o ângulo que o vetor v faz com a horizontal, isto é, tan θ = 2/1 = 2
Temos que a inclinação da reta formará um ângulo de 45° com o vetor, então, sendo α o ângulo da reta r1:
A reta então terá inclinação -3 ou 1/3. Podemos dizer então que a inclinação da reta é:
Então, a reta tem equação:
Como passa pelo ponto (2,3) então:
Então, a equação da reta é:
Se intersepta o eixo X, temos que y=0:
Como deve tocar no eixo quando x>0, então descartamos x=-3
Logo, a reta e o ponto de intersecção:
- Vetores:
Outras duas maneiras de resolução.
____________________________________________
← → ↛ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
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Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil
Re: interseção
Como eu disse eu usei produto interno,que é a sua resolução por vetores.Só que a sua resolução está bem mais simplificada.Só não entendi porque você usou 1 sobre raiz de 2.
Obrigada
Obrigada
Maria José de Oliveira- Iniciante
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Data de inscrição : 01/03/2014
Idade : 70
Localização : Petrópolis
Re: interseção
____________________________________________
← → ↛ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
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Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil
Re: interseção
Medeiros escreveu:
Grazielle Fernandes Faria- Iniciante
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Data de inscrição : 26/02/2015
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Localização : Paty do Alferes
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