PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão de Eletrostática

3 participantes

Ir para baixo

Questão de Eletrostática  Empty Questão de Eletrostática

Mensagem por Martor314 Sex 19 Dez 2014, 06:48

Em uma experiencia de laboratório, um técnico constatou que um corpo de prova estava carregado com uma carga elétrica cujo modulo era de 7,2 . 10^-19 C. Em relação a esse fato classifique cada afirmação a seguir em certa ou errada.


I - Se a carga elétrica desse corpo em prova for positiva, podemos concluir, que ele possui somente prótons.


II - Se a carga elétrica desse corpo de prova for negativa, ele possui somente o número de prótons maior que o número de elétrons.


III - Como o valor elétrico do corpo não é múltiplo da carga a medida esta errada e não merece confiança.

Martor314
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/12/2014
Idade : 27
Localização : São Luís, Maranhão, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Eletrostática  Empty Re: Questão de Eletrostática

Mensagem por Pedro Gouveia Sex 19 Dez 2014, 10:19

Qual a resposta?

Eu responderia o seguinte:

I - errada, pois para um corpo apresentar carga elétrica positiva, basta que o número de prótons seja maior do que o número de elétrons.

II - errada, pois se houver mais prótons (+) do que elétrons (-), a carga do corpo será positiva.

III - a carga elementar é 1,6.10^-19. Realmente, a divisão de 7,2 não dá um número inteiro, e a carga de um corpo precisa ser múltiplo da carga elementar. Portanto, essa alternativa está certa. Ainda assim, melhor seria a confirmação de outro membro, pois, apesar de eu saber que a carga tem que ser sempre múltipla da elementar, eu me lembro de já ter visto exercícios com cargas de 7,2.

Pedro Gouveia
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/12/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Eletrostática  Empty Re: Questão de Eletrostática

Mensagem por Elcioschin Sex 19 Dez 2014, 10:51

O Pedro está corretíssimo!!!

Se uma questão apresentar uma carga que NÃO seja múltipla da carga elementar, a questão está mal elaborada.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71876
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Eletrostática  Empty Re: Questão de Eletrostática

Mensagem por Martor314 Sex 19 Dez 2014, 12:14

Acho que é a elaboração mesmo que está mal feita, professor interino é isso que dá. Valeu pela ajuda.

Martor314
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/12/2014
Idade : 27
Localização : São Luís, Maranhão, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Eletrostática  Empty Re: Questão de Eletrostática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos