PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relevo

4 participantes

Ir para baixo

Relevo Empty Relevo

Mensagem por ViniciusAlmeida12 Sáb 22 Nov 2014, 01:29

Relevo 2dh8xhz
A análise das ilustrações e os conhecimentos sobre o relevo do continente americano permitem afirmar:
A) As terras emersas podem ser divididas, morfologicamente, em três setores: os dobramentos modernos, na área central,
as planícies, na ocidental, e os planaltos, na oriental.
B) As áreas centro-orientais apresentam grande instabilidade tectônica, originária da ruptura da Pangeia.
C) A faixa ocidental alongada, no sentido norte-sul, que vai do Alasca até o extremo meridional do Chile, forma a borda de
uma placa tectônica.
D) A área central da América do Norte exibe inúmeros planaltos rebaixados pela ação da sedimentação flúvio-marinha e está
encaixada ao sistema das Montanhas Rochosas.
E) O padrão geológico na América do Sul se repete, mas, na porção oriental, os processos erosivos são mais intensos,
principalmente ao longo do litoral.22.11.2014

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Relevo Empty Re: Relevo

Mensagem por victornery29 Seg 24 Nov 2014, 10:28

Acho que isso irá te ajudar:

América é composta basicamente por uma série de alta cordilheiras na costa ocidental nas zonas de choques e afundamento das placas tectônicas (Cordilheira Americana).

Na América Central Continental, há apenas uma série de montanhas, a Cordilheira da América Central, que atravessa a todos os países recebendo diversos nomes. Nas Antilhas, o relevo é um arco de ilhas combinado com varios vales, montanhas, planícies e planaltos, que fornecem um grande turismo para a região; nas ilhas maiores se pode ver a Sierra Maestra, em Cuba, e os maciços Selle e Hotte, nas ilhas de Hispaniola; o restante das ilhas são pontas de montanhas salientes no mar.

Fonte: wikipédia.
victornery29
victornery29
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 640
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 31
Localização : Brasil, Rio de Janeiro.

Ir para o topo Ir para baixo

Relevo Empty Re: Relevo

Mensagem por L.C.M., Taylon Qua 26 Nov 2014, 02:09

A) Errada, Dobramentos modernos é onde estão as montanhas, e como você pode ver ela está na porção ocidental da América do Sul, como a Cordilheira dos Andes. As planícies estão nas centrais e planaltos realmente nas orientais.

B) Errada, não sei se as áreas centrais são consideradas áreas de instabilidade, mas se forem não é por causa dessa formação, mas sim da atividade tectônica na porção oeste do continente. Lá está localizada um ponto de contato entre duas placas, a placa sul-americana e a norte-pacífica.

C) Errada, do Chile ao Alasca há duas bordas de placas tectônicas.

D) Errada. Nas montanhas rochosas nos EUA a geologia desse local enorme foi provocada por atividades das placas tectônicas (estima-se isso, não há certeza). Como já fala: " a área central da América do Norte..." ou seja impossível de haver ação marinha.

E) Não sei

Fontes:
infoescola.com/geologia/montanhas-rochosas/

suapesquisa.com/pesquisa/formas_de_relevo.htm

curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/imagens/re_magmas_tectonicas_3.gif

L.C.M., Taylon
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 24/11/2014
Idade : 31
Localização : São Carlos - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relevo Empty Re: Relevo

Mensagem por magcamile Seg 19 Jan 2015, 12:00

A)Acho ser essa a Certa. Embora a parte dos dobramentos modernos ter me deixado na dúvida também. Talvez ele se refira a área que faz parte do círculo de fogo do pacífico. (?) Planícies costeiras predominam na parte ocidental. E na parte  oriental além de mais dobramentos modernos, tem-se a presença dominante dos planaltos.


B) Centro-orientais não! Centro-ocidentais onde tem a cordilheira dos andes ...

C) essa eu não sabia haha

Uma dúvida: Essas duas placas são a Nazca e a Sul americana?

D) Realmente montanhas rochosas foram ocasionada pelo movimento de placas. Outro detalhe Planalto predomina processos de erosão e não de sedimentação.

E)Parte Oriental é Planície, em que se predomina sedimentação e não erosão.


Qual o Gabarito?
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Relevo Empty Re: Relevo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» relevo
» Relevo
» Relevo
» relevo
» relevo

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos