Publicidade que deseduca
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Publicidade que deseduca
A publicidade voltada às crianças está presente em muitos países e as induz, desde cedo, às armadilhas do consumo desenfreado do capitalismo. Por isso, ONGs que defendem os direitos infantis e instituições ligadas a esse tipo de propaganda travam uma guerra entre o futuro das crianças e o lucro das grandes empresas.
Se um dos maiores princípios de um planeta que quer um futuro melhor é a educação voltada para ações conscientes, a publicidade infantil é uma corruptora. Dessa maneira, é necessário optar pela manutenção desses ideais ou pelo retorno à era em que a única coisa que importava era o acúmulo de capital. Assim, se o objetivo mundial é progredir com respeito aos direitos infantis e pensando nas futuras gerações, é imprescindível combater qualquer ação que vise apenas ao lucro em detrimento de dias melhores.
Além disso, pode-se dizer que as crianças só adquirem senso crítico suficiente para saberem suas necessidades de consumo após anos de educação. Por isso, é importante o papel que muitas escolas oferecem ao ensinar aos alunos quanto a economia doméstica e ao papel do consumidor consciente. Entretanto, é necessário ressaltar que esse aprendizado não é instantâneo, mas sim um processo gradativo. Logo, a propaganda infantil só é adequada quando as crianças já conseguem compreender o que realmente precisam e podem comprar.
Dessa forma, é essencial que existam agências ligadas ao governo que analisem as propagandas que incitam as crianças ao consumo e as proíbam. Isso, aliado ao reforço do papel da escola na conscientização das crianças quanto ao consumo, incluindo lições assim na grade educacional, fará que o planeta tenha, no futuro, pessoas mais conscientes que realmente reconheçam o verdadeiro papel do dinheiro.
Se um dos maiores princípios de um planeta que quer um futuro melhor é a educação voltada para ações conscientes, a publicidade infantil é uma corruptora. Dessa maneira, é necessário optar pela manutenção desses ideais ou pelo retorno à era em que a única coisa que importava era o acúmulo de capital. Assim, se o objetivo mundial é progredir com respeito aos direitos infantis e pensando nas futuras gerações, é imprescindível combater qualquer ação que vise apenas ao lucro em detrimento de dias melhores.
Além disso, pode-se dizer que as crianças só adquirem senso crítico suficiente para saberem suas necessidades de consumo após anos de educação. Por isso, é importante o papel que muitas escolas oferecem ao ensinar aos alunos quanto a economia doméstica e ao papel do consumidor consciente. Entretanto, é necessário ressaltar que esse aprendizado não é instantâneo, mas sim um processo gradativo. Logo, a propaganda infantil só é adequada quando as crianças já conseguem compreender o que realmente precisam e podem comprar.
Dessa forma, é essencial que existam agências ligadas ao governo que analisem as propagandas que incitam as crianças ao consumo e as proíbam. Isso, aliado ao reforço do papel da escola na conscientização das crianças quanto ao consumo, incluindo lições assim na grade educacional, fará que o planeta tenha, no futuro, pessoas mais conscientes que realmente reconheçam o verdadeiro papel do dinheiro.
luizmarcelomz- Recebeu o sabre de luz
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Re: Publicidade que deseduca
Vou dividir minha análise em três partes:
a) Pontos positivos
1- português correto, aparentemente sem desvios em relação à norma culta;
2- ótimo emprego da regência do verbo ensinar em "ensinar aos alunos". Pode parecer algo pequeno, mas não é!
3- uso satisfatório de conectivos entre parágrafos;
4- texto estruturado de forma correta para uma dissertação argumentativa.
b) Pontos negativos
1- faltou esclarecer a tese na introdução. É através dela que você fornece ao leitor sua opinião, além disso é o que controla todos os seus argumentos;
2- faltou criatividade. Apesar de uma argumentação sólida, você caiu no senso comum (a criança não esta apta a decidir sozinha, é culpa do capitalismo etc). Se você quer ganhar nota você deve colocar alguma bagagem cultural, seja ela uma referência história ou filosófica.
3- A conclusão não esta com cara de conclusão. Faltou alguma palavra ou expressão conclusiva (como "portanto").
c) Sugestões
1- Apesar de não ser obrigatório, tente colocar a proposta de intervenção na conclusão, e não nos parágrafos do desenvolvimento como você fez. Assim você ganha linhas para desenvolver melhor os seus argumentos e ganha
conteúdo para colocar na conclusão
2- Não sei se esse texto é do ENEM desse ano, se for, faltou alguma referência aos textos de apoio. Você não é obrigado a utilizá-los (na verdade é até melhor evitá-los), mas é indicado que você ponha algum dado ou refute algum deles.
3- Vou dizer novamente, fuja do senso comum. A primeira coisa que você deve pensar é: O que os outros candidatos dirão? A resposta para essa pergunta é o que você deve EVITAR de colocar no seu texto
NOTA de acordo com as competências do ENEM (0-200)
I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita -> 200
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. --> 80 (faltou bagagem cultural)
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. --> 120 (problema com a introdução e com a conclusão)
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. --> 200
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. --> 120 (faltou indicar como solucionar e quem pode fazer isso)
a) Pontos positivos
1- português correto, aparentemente sem desvios em relação à norma culta;
2- ótimo emprego da regência do verbo ensinar em "ensinar aos alunos". Pode parecer algo pequeno, mas não é!
3- uso satisfatório de conectivos entre parágrafos;
4- texto estruturado de forma correta para uma dissertação argumentativa.
b) Pontos negativos
1- faltou esclarecer a tese na introdução. É através dela que você fornece ao leitor sua opinião, além disso é o que controla todos os seus argumentos;
2- faltou criatividade. Apesar de uma argumentação sólida, você caiu no senso comum (a criança não esta apta a decidir sozinha, é culpa do capitalismo etc). Se você quer ganhar nota você deve colocar alguma bagagem cultural, seja ela uma referência história ou filosófica.
3- A conclusão não esta com cara de conclusão. Faltou alguma palavra ou expressão conclusiva (como "portanto").
c) Sugestões
1- Apesar de não ser obrigatório, tente colocar a proposta de intervenção na conclusão, e não nos parágrafos do desenvolvimento como você fez. Assim você ganha linhas para desenvolver melhor os seus argumentos e ganha
conteúdo para colocar na conclusão
2- Não sei se esse texto é do ENEM desse ano, se for, faltou alguma referência aos textos de apoio. Você não é obrigado a utilizá-los (na verdade é até melhor evitá-los), mas é indicado que você ponha algum dado ou refute algum deles.
3- Vou dizer novamente, fuja do senso comum. A primeira coisa que você deve pensar é: O que os outros candidatos dirão? A resposta para essa pergunta é o que você deve EVITAR de colocar no seu texto
NOTA de acordo com as competências do ENEM (0-200)
I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita -> 200
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. --> 80 (faltou bagagem cultural)
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. --> 120 (problema com a introdução e com a conclusão)
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. --> 200
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. --> 120 (faltou indicar como solucionar e quem pode fazer isso)
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