Mediana relativa à hipotenusa
2 participantes
Página 1 de 1
Mediana relativa à hipotenusa
No triângulo cujos lados medem 3, 4 e 5, determine quanto vale a mediana relativa à hipotenusa. Determine quanto vale a distância ao vértice do ângulo reto.
Minha dúvida é só na segunda parte onde eu encontrei o mesmo valor, a metade da hipotenusa, que seria 5/2, mas o meu livro diz que a resposta correta é 5/3. Será que tem alguma coisa que ainda não percebi ? Obrigado !!!
Minha dúvida é só na segunda parte onde eu encontrei o mesmo valor, a metade da hipotenusa, que seria 5/2, mas o meu livro diz que a resposta correta é 5/3. Será que tem alguma coisa que ainda não percebi ? Obrigado !!!
Eduardo Sicale- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 692
Re: Mediana relativa à hipotenusa
Eduardo
O triângulo retângulo em A é inscritível numa semicircunferência de diâmetro igual a hipotenusa BC
Sendo M o ponto médio da hipotenusa BM = CM = 5/2 ----> Logo AM = 5/2 pois estas três medidas são iguais ao raio.
A 2ª pergunta está INCOMPLETA: é pedida a distância do vértice A até ONDE ? Deveria ser mais ou menos assim:
Determine quanto vale a distância do xxxxxxxxxx ao vértice do ângulo reto.
Favor verificar o enunciado!
O triângulo retângulo em A é inscritível numa semicircunferência de diâmetro igual a hipotenusa BC
Sendo M o ponto médio da hipotenusa BM = CM = 5/2 ----> Logo AM = 5/2 pois estas três medidas são iguais ao raio.
A 2ª pergunta está INCOMPLETA: é pedida a distância do vértice A até ONDE ? Deveria ser mais ou menos assim:
Determine quanto vale a distância do xxxxxxxxxx ao vértice do ângulo reto.
Favor verificar o enunciado!
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Mediana relativa à hipotenusa
Elcioschin, a pergunta foi essa mesma, e eu também a considerei bem mal formulada e incompleta. Mas sabe como que é, de repente tem alguma coisa que eu não percebi, por isso coloquei essa questão no fórum, mas a princípio pensei como você. Então, não estou errado em minha resposta. Muito obrigado pela atenção !!!
Eduardo Sicale- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 692