PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo e Força Elétrica

2 participantes

Ir para baixo

Campo e Força Elétrica Empty Campo e Força Elétrica

Mensagem por marinhammeslz Qui 28 Ago 2014, 16:34

No vácuo, longe da ação de outras cargas elétricas, são fixadas duas partículas eletrizadas, Q1 e Q2, a 20cm uma da outra. Sabendo que as cargas das partículas são Q1= -9 x nC e Q2 = -4 x nC, determine:
a) a intensidade do vetor resultante, num ponto colocado a meio caminho entre as cargas
b) a força que uma carga de 2 x 10-6 ficaria sujeita, se fosse colocada no ponto referido no item anterior
c) o ponto, entre as cargas, onde uma partícula eletrizada com a carga q qualquer ficaria em repouso, se lá fosse colocada. Dado: K = 9 x 109 N.m2/C2
Resp:
a) 4,5 x 103  N/₢
b) 9,0 x 10-3N
c) 12cm de Q1

Minha dúvida: 

Eu fiz a letra "a" através da forma E = kq/d2, usando Q1 e Q2 e depois subtraindo um do outro. O fato é, eu não sei o por quê de subtrair. Eu o fiz mas não sei o por quê de subtrair. No item b é a mesma coisa, mas usando a forma Kqq/d2. Eu não sei quando é para somar ou subtrair as forças ou os campos. Alguém poderia me explicar? Estou tendo dificuldade nessa parte teórica (mesmo já tendo lido o capítulo em tópicos da física), e isso tem me atrapalhado muito na resolução das questões... 

Obrigada.

marinhammeslz
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/04/2014
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo e Força Elétrica Empty Re: Campo e Força Elétrica

Mensagem por Elcioschin Qui 28 Ago 2014, 17:22

Seu item a) está incompleto: "a intensidade do vetor campo elétrico resultante ...."


a) Os campos elétricos de cada carga negativa tem sentido de aproximação de cada carga. Logo os dois vetores tem sentidos opostos e, ao fazer a soma vetorial, deve-se subtrair um do outro

b) A força entre cada carga negativa e a carga positiva no ponto médio é de atração. Logo as duas forças tem sentidos diferentes, logo ......


Última edição por Elcioschin em Sáb 30 Ago 2014, 18:04, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71787
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo e Força Elétrica Empty Re: Campo e Força Elétrica

Mensagem por marinhammeslz Qui 28 Ago 2014, 23:01

Elcioschin, me desculpe pelo item a... Eu digitei e devo ter deixado de fora a parte do campo elétrico sem querer :/ Me desculpe, mesmo.

Muito obrigada pela resposta. Você sempre me salva. Obrigada mesmo Smile

marinhammeslz
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/04/2014
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo e Força Elétrica Empty Re: Campo e Força Elétrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos