PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trigonometria no triângulo retângulo.I

2 participantes

Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo.I Empty Trigonometria no triângulo retângulo.I

Mensagem por idelbrando Qui 14 Ago 2014, 15:24

Leia o enunciado a seguir e julgue-o verdadeiro ou falso: Um poste na posição vertical, colocado num plano horizontal, encontra-se 3 m de uma parede plana e vertical. Em dado instante, o sol projeta a sombra do poste e esta sombra tem 17 metros de altura. Se a altura do poste é de 20 m, então a indicação dos raios solares, em relação ao plano horizontal, é de 45°.

Não há alternativa, mas apenas a resposta: V

Estou com problemas nos cálculos e na interpretação, correta, do desenho. Veja o meu desenho abaixo:

Trigonometria no triângulo retângulo.I 6h2frn
idelbrando
idelbrando
Jedi
Jedi

Mensagens : 311
Data de inscrição : 29/05/2014
Idade : 30
Localização : pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Trigonometria no triângulo retângulo.I Empty Re: Trigonometria no triângulo retângulo.I

Mensagem por ivomilton Qui 14 Ago 2014, 17:13

idelbrando escreveu:Leia o enunciado a seguir e julgue-o verdadeiro ou falso: Um poste na posição vertical, colocado num plano horizontal, encontra-se 3 m de uma parede plana e vertical. Em dado instante, o sol projeta a sombra do poste e esta sombra tem 17 metros de altura. Se a altura do poste é de 20 m, então a indicação dos raios solares, em relação ao plano horizontal, é de 45°.

Não há alternativa, mas apenas a resposta: V

Estou com problemas nos cálculos e na interpretação, correta, do desenho. Veja o meu desenho abaixo:

Trigonometria no triângulo retângulo.I 6h2frn
Boa tarde, idelbrando.

A declaração do enunciado é verdadeira.
Ver croqui que estou colocando abaixo:


|← parede
|.........B
|........⁄| ← poste
|......⁄'.|
|...⁄....|
A⁄......| D
|..........|
|..........|
|..........|
|..........|
E.........C


 AE  = 17m = sombra do poste BC na parede
 BD = AD = 3m (^BAD = 45°, logo BD = AB)
 BC = 3n + 17m = 20m = altura do poste



Um abraço.
ivomilton
ivomilton
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 4994
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 91
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos