PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A importância das manifestações populares...

4 participantes

Ir para baixo

A importância das manifestações populares... Empty A importância das manifestações populares...

Mensagem por John47 Sáb 07 Jun 2014, 17:40

tema: A importância das manifestações populares na consolidação da democracia 
Estilo ENEM.


Democracia: direitos conquistados a cada luta.

A democracia é a forma de governo que é exercida pelo povo. Ela nasceu na Grécia Antiga, e sua principal função é garantir a liberdade individual. A democracia é construída a cada dia a cada luta.
                Dentre as várias manifestações que ocorreram em prol da democracia, pode-se destacar algumas: Diretas já; foi um movimento que reivindicava as eleições presidências diretas. O resultado da pressão popular veio poucos anos após o movimento com a aprovação das eleições diretas, o Apartheid; movimento contra a separação entre brancos e negros que ocorria na África do Sul e umas das mais recentes manifestações populares, a Primavera Árabe, ondas de protestos que ocorreram no Oriente Médio com objetivo de derrubar ditadores. Nota-se que as manifestações são indispensáveis para a construção da democracia.
                Outrossim, o processo de instalação da democracia no Brasil sofreu diversos ataques, dentre os quais a Ditadura Militar (1964- 1985) foi o principal. Neste período, Atos Inconstitucionais, torturas e assassinatos eram um dos principais mecanismos de combate a liberdade. No entanto, as manifestações não se limitaram as repressões. A música de protesto e as marchas, a Passeata dos Cem Mil foi a principal delas, eram as armas do povo.

Em suma, as manifestações são essenciais na consolidação da democracia. É importante lutar não só para que a mesma se instale, mas também para que os direitos garantidos por ela sejam respeitados a fim de que possamos ser livres para usufruirmos de nossos direitos e cumprirmos nossos deveres como cidadãos.

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

A importância das manifestações populares... Empty Re: A importância das manifestações populares...

Mensagem por Thayna_vaz Ter 10 Jun 2014, 10:43

O conteúdo da redação está bom. Eu mudaria apenas a estruturação do desenvolvimento, colocando uma manifestação por parágrafo e desenvolvendo mais sobre ela. 
A conclusão achei muito boa, só trocaria o uso da primeira pessoa pela terceira

Thayna_vaz
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 02/01/2014
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A importância das manifestações populares... Empty Re: A importância das manifestações populares...

Mensagem por John47 Ter 10 Jun 2014, 11:01

Muito obrigada, Thayna! =)

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

A importância das manifestações populares... Empty Re: A importância das manifestações populares...

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 21 Jun 2014, 10:43

"Dentre as várias manifestações que ocorreram em prol da democracia, pode-se destacar algumas: Diretas já; foi um movimento que reivindicava as eleições presidências diretas. O resultado da pressão popular veio poucos anos após o movimento com a aprovação das eleições diretas, o Apartheid; movimento contra a separação entre brancos e negros que ocorria na África do Sul e umas das mais recentes manifestações populares, a Primavera Árabe, ondas de protestos que ocorreram no Oriente Médio com objetivo de derrubar ditadores. Nota-se que as manifestações são indispensáveis para a construção da democracia."

Acredito que, estruturalmente, citar as Diretas Já caberia melhor no parágrafo seguinte, ou depois dele, dado que a ditadura militar só é citada depois. É uma espécie de causa e consequência; houve a repressão militar, como consequência houve o movimento das Diretas Já. Embora esteja contextualizada corretamente na área de exemplos, francamente acredito que ela causaria um impacto maior na mente do leitor após citar a ditadura. Vou dar um exemplo: se uma notícia disser que um policial atirou numa pessoa, sem o contexto, a tendência é que o leitor gere uma desaprovação para a ação do policial; mas se a notícia disser que alguém estava tentando efetuar uma chacina em uma escola e o policial atirou nele, a tendência é que o leitor, em geral, não desaprove ou desaprove menos a atitude do policial (sem entrar no mérito de isso ser correto ou não), dado que havia um motivo e uma explicação para essa ação por parte da força policial.
Além disso, o parágrafo ficou saturado de exemplos, outro motivo o qual me leva a recomendar que você coloque a citação das Diretas Já em outro parágrafo para gerar maior fluidez ao texto. É preferível que você dê dois exemplos bem desenvolvidos do que três exemplos muito sintetizados. Por exemplo, você deveria desenvolver mais a ideia do Apartheid, pois do modo como foi citado, resumidamente, apenas dá a entender que era um movimento contra o racismo (pois é o que, resumidamente, o movimento contra o Apartheid passa a impressão), e não um movimento que estava construindo a democracia (como realmente o foi), conforme é o tema da redação. Logo, aconselharia a desenvolver melhor as ideias apresentadas ao invés de dar inúmeros exemplos. Ao contrário da colega que comentou acima, não diria para utilizar um parágrafo para cada exemplo, dado que ficaria um texto muito longo e específico, mas um melhor desenvolvimento, sem se tornar todo um texto sobre apenas um exemplo, é de fato preferível.

"Outrossim, o processo de instalação da democracia no Brasil sofreu diversos ataques, dentre os quais a Ditadura Militar (1964- 1985) foi o principal. Neste período, Atos Inconstitucionais, torturas e assassinatos eram um dos principais mecanismos de combate a liberdade. No entanto, as manifestações não se limitaram as repressões. A música de protesto e as marchas, a Passeata dos Cem Mil foi a principal delas, eram as armas do povo. "
Ressalto que, antes da ditadura militar, o Brasil já estava sob um governo democrático (pode-se duvidar da veracidade desse fato, mas não do que se é dito oficialmente). Acredito que "Outrossim, o processo de consolidação e permanência da democracia(...)" ficaria melhor, ou algo nessa linha de sua preferência.
"Atos inconstitucionais" é uma ótimo jargão. Bem colocado.
Não entendi a frase "No entanto, as manifestações não se limitaram às repressões."
Complemente a última frase "eram as armas do povo contra o despotismo" ou algo que o valha; um corretor apressado e desatento - o que não é incomum, dado que eles corrigem uma redação em 3, 4 min - possa subentender "armas" no sentido literal. Sempre considere a má vontade do corretor, pois na maioria das vezes ele estará com má vontade mesmo.


A conclusão está ótima; simples e efetiva.

O texto apresenta as já citadas falhas de desenvolvimento. A gramática está pecando um pouco dessa vez, principalmente na virgulação; tome maior cuidado. As exigências do ENEM foram atendidas.

Mais uma vez, não me lembro os critérios pormenorizados de como a nota é distribuída, perdão. Razz

Nota 750/1000.

Espero ter ajudado. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

A importância das manifestações populares... Empty Re: A importância das manifestações populares...

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 21 Jun 2014, 10:48

Obs.: comentei sobre desenvolver melhor a ideia dos movimentos contra o Apartheid pois, mesmo durante o regime do Apartheid, o país oficialmente já era uma república democrática, o que obviamente é contestável. Isso é contrário ao que ocorreu no exemplo da Primavera Árabe, por exemplo, onde claramente era uma ditadura. Logo, a ideia seria ressaltar algo como o fato de que os protestos anti-Apartheid eram para tirar a democracia do papel e torná-la realidade, como o racismo interfiria na democracia etc.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

A importância das manifestações populares... Empty Re: A importância das manifestações populares...

Mensagem por Nina Luizet Sáb 21 Jun 2014, 16:04

John47 , sua redação está muito boa todavia , seria melhor que você substituísse o termo manifestação por outros sinônimos no decorrer do texto Very Happy
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

A importância das manifestações populares... Empty Re: A importância das manifestações populares...

Mensagem por John47 Sáb 21 Jun 2014, 19:03

Oi gente.

Muito obrigada, Matheus.
Sinceramente eu não consigo passar para o  papel o que eu tenho na cabeça. Não sei por que, pois leio bastante, estudo bastante história para poder dar um 'up' na minha redação, mas não consigo. Tenho bastante dificuldades em encontrar palavras.  Embarassed 

Eu acho que corrigi minha redação, porém tirei algumas coisas. Por favor, você pode corrigir de novo?  Very Happy 



Democracia: direitos conquistados a cada luta.


            A democracia é a forma de governo que é exercida pelo povo. Ela nasceu na Grécia Antiga, e sua principal função é garantir a liberdade individual. A democracia é construída a cada dia, em cada luta.


             O processo de consolidação da democracia no Brasil sofreu diversos ataques, dentre os quais a Ditadura Militar (1964- 1985) foi o principal. Neste período, Atos Inconstitucionais, torturas e assassinatos eram um dos principais mecanismos de combate a liberdade. No entanto, as manifestações continuaram: a música de protesto e as marchas, a Passeata dos Cem Mil foi a principal delas, eram as armas do povo.


           Outrossim, quando a ditadura militar acabou mais uma luta se iniciara:  a Diretas Já.  Durante os anos de repressão o povo não podia votar. Agora, além do direito de eleger um presidente, isso deveria ser feito de forma direta. O resultado da pressão popular veio poucos anos após o movimento com a aprovação da reivindicação.

        Em suma, as manifestações são essenciais na consolidação da democracia. É importante lutar não só para que a mesma se instale, mas também para que os direitos garantidos por ela sejam respeitados a fim de que possamos ser livres para usufruirmos de nossos direitos e cumprirmos nossos deveres como cidadãos

Obrigada Nina =D

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

A importância das manifestações populares... Empty Re: A importância das manifestações populares...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos