PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Protestos Populares

Ir para baixo

Protestos Populares Empty Protestos Populares

Mensagem por victoria21 Seg 07 Nov 2016, 10:09

Redação  UEFS 2013.2
INSTRUÇÕES: 
• Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho. 
• Transcreva seu texto na Folha de Redação, com caneta de tinta azul ou preta, usando de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas. 
• Caso utilize letra de imprensa, faça distinção entre maiúsculas e minúsculas. 
• É obrigatório o uso do título. 
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema e tipo propostos; 
— apresentada em forma de verso; 
— assinada fora do campo apropriado; 
— escrita a lápis ou de forma ilegível; 
— constituída apenas da transcrição “ipsis litteris” (total) dos textos da prova. 
Texto Motivador
    Para especialistas, contestação de rua ainda é importante, embora raramente conte com a simpatia da população. De um lado, tiros com balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio; do outro, orelhões pichados e sacos de lixo queimados pelo chão. Enquanto as recentes marchas contra o aumento da passagem de ônibus pelo Brasil engrossam a cada edição, uma parcela da opinião pública acredita que esses protestos atrapalham mais a sociedade do que o governo. 
    Mas enquanto as marchas ganham os noticiários, silenciosamente um número cada vez maior de coletivos ganha popularidade propondo mudanças na cidade, sem confrontar o poder público, mas também sem pedir sua permissão para atuar. Para especialistas, os jovens brasileiros estão “engasgados” depois de passarem muito tempo calados e, por isso, buscam seus próprios meios de protestar pelo país. 
    “As críticas não são contra a reivindicação de baixar a passagem do ônibus, mas a forma como ela é feita: dizem que é um grupo de baderneiros que promove tumulto e confronta a ordem”, afirma o cientista político e professor da PUC-SP Pedro Arruda. “O protesto é legítimo. Quem se opõe agora se oporia de qualquer maneira: assim como não protestou no começo, vai criticar quem fizer isso.”
    “Protestos de rua raramente têm a adesão da maioria”, avalia a pesquisadora de inovação e tendências Mariana Nobre. “Eles são propostos sempre por uma pequena parte da sociedade, de onde surgem as ideias de mudança. Acredita-se que as pessoas com esse perfil representem 3% das populações pelo mundo. Portanto é natural que manifestações como essas não sejam bem recebidas de imediato.” 
    “Alguns observadores começaram a dizer que a sociedade estava mais disposta a aceitar a intervenção pacífica ou a ocupação. De repente, houve uma guiada nas últimas semanas, com movimentos mais tradicionais, que pregam a paralisação, a greve, os protestos que usam o próprio corpo como argumento”, diz Mariana. 
(PREITE SOBRINHO, Wanderley. Jovens retomam protestos no Brasil. Jornal O Dia. Disponível em:< http://odia.ig.com.br/noticia/ brasil/2013-06-11/ jovens-tomam-as-ruas-e-recorrem-a-coletivos-para-retomar-protestos-no-brasil.html>. Acesso em: 17 jun. 21013. Adaptado). 

Tema da Redação 
Levando-se em consideração as ideias apresentadas no fragmento em destaque e os conhecimentos construídos ao longo de sua formação, produza um texto dissertativo-argumentativo, na norma culta padrão da língua portuguesa, sobre a importância dos protestos populares para a manutenção de uma sociedade democrática.

Cidadania:A condição da democracia
    A participação popular é indispensável ao processo de soerguimento da democracia.Sendo assim, é necessário reconhecer o papel de cada cidadão na transformação da sua realidade social, através da mobilização concreta pela mudança da estrutura que beneficia uns e ignora outros.Disso advém a importância dos protestos populares para a manutenção de uma sociedade democrática, como meio de participação do cidadão pelo fim da desigualdade social na qual se insere.
    Vale destacar, ademais, que a democracia - quando bem entendida - é a chave para o progresso social.Já a cidadania é a consciência dos direitos democráticos e a participação social, como afirmara o sociólogo Hebert de Souza.Dentro desse contexto, os protestos populares surgem como consequência da falta de diálogo e comunhão de interesses entre o governo e o povo, os quais nem sempre significam enfrentar o poder público e sim o engajamento do cidadão pela mudança nas engrenagens sociais que o prejudicam.
    As "primaveras", por conseguinte, - árabe, dos povos, de Pequim e etc. - são consideradas insurreições populares, ocorridas em época e países diferentes, que possuem em comum a busca da participação popular no processo político e o exercício dos princípios democráticos. Dessa forma, as iniciativas populares são muito importantes na luta pela abertura política e ao reivindicar, pelo exercício da cidadania, a soberania da vontade do povo.Sendo ela, afinal, representada pela democracia.
    A sociedade e o poder público devem, por fim, estimular a participação popular pela valorização do papel da educação na ampliação da consciência política e social.De forma que tais questões sejam trabalhadas com mais afinco pelos institutos educacionais, por meio da criação de grupos de estudo e discussão sociais e da promoção de vivências como participação em assembleias públicas e etc.Reconhece-se, em suma, a cidadania como condição da democracia, sendo elas os meios mais eficazes de construção de uma sociedade mais igualitária.
victoria21
victoria21
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/05/2016
Idade : 26
Localização : Feira de Santana/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos