Diagonais
2 participantes
Página 1 de 1
Diagonais
Calcule o número de diagonais de um polígono de n lados:
a)n-3/2 b) n(n+3)/2 c) n+3/2 d)n(n-3)/2 e)n-3
Obs: Alguém sabe como isso se sai por análise combinatória? ( Se puder, eu posto esta questão no tópico análise combinatória e probabilidade).
Desde já agradeço a ajuda de vocês.
Obs: Alguém sabe como isso se sai por análise combinatória? ( Se puder, eu posto esta questão no tópico análise combinatória e probabilidade).
Última edição por José Ricardo dos Santos em Ter 13 maio 2014, 02:09, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Diagonais
Boa noite, José Ricardo.José Ricardo dos Santos escreveu: Calcule o número de diagonais de um polígono de n lados:
O número de diagonais de um polígono é dado pela fórmula:
n(n-3)/2
Alternativa (d)
Creio que não daria para chegar a essa fórmula por análise combinatória.
Alguém se habilita?
Um abraço.
ivomilton- Membro de Honra
Re: Diagonais
Sejam A, B, C, ....... N os vértices do polígono de n lados
O vértice B não forma diagonais com ele mesmo, nem com o vértice A, nem com o vértice C (AB e BC são lados).
Assim, o vértice A só forma diagonais com (n - 3) outros vértices.
Os n vértices formam portanto n.(n - 3)/2 diagonais ( a divisão por 2 é porque, por exemplo, a diagonal AC é a mesma diagonal CA).
O vértice B não forma diagonais com ele mesmo, nem com o vértice A, nem com o vértice C (AB e BC são lados).
Assim, o vértice A só forma diagonais com (n - 3) outros vértices.
Os n vértices formam portanto n.(n - 3)/2 diagonais ( a divisão por 2 é porque, por exemplo, a diagonal AC é a mesma diagonal CA).
Elcioschin- Grande Mestre
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos