PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probabilidade ( Baralho sem reposição )

2 participantes

Ir para baixo

Probabilidade ( Baralho sem reposição ) Empty Probabilidade ( Baralho sem reposição )

Mensagem por raquelhanna Qua 23 Abr 2014, 11:01

De um baralho de 52 cartas, duas são extraídas ao acaso e sem reposição. Qual a probabilidade de observarmos:

a) Dois ases?
Essa eu fiz considerando a probabilidade sendo 4/52 na primeira extração e 3/51 na segunda extração. Dessa forma, 4/52*3/51 = 1/221. E bateu com o gabarito, então acho que está correto. 

b) Um ás e um rei (sem levar em conta a ordem)?
Essa eu não consegui resolver. Gabarito: 8/663

Alguém me ajuda?

raquelhanna
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade ( Baralho sem reposição ) Empty Re: Probabilidade ( Baralho sem reposição )

Mensagem por diego_barreto Qua 23 Abr 2014, 11:09

o item a ta certo.
b) vamos tirar a primeira carta, ela deve ser um rei ou um ás. a probabilidade é de 8 em 52, pois há 4 reis e 4 ás  e 52 cartas no baralho. Para a segunda carta devemos tirar a outra carta, diferente da primeira, ou seja, ainda há 4 cartas no baralho desta segunda carta. por exemplo, se retirarmos um rei na primeira carta devemos tirar um ás na segunda e vice-versa. a probabilidade é de 4 em 51. logo, 8/52*4/51=8/663
entendeu ou não expliquei direito? :/

diego_barreto
Jedi
Jedi

Mensagens : 207
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade ( Baralho sem reposição ) Empty Re: Probabilidade ( Baralho sem reposição )

Mensagem por raquelhanna Qua 23 Abr 2014, 11:17

Entendi. Você tinha 8 opções e após fixar a primeira carta retirada, sobraram apenas 4 cartas disponíveis para que a próxima a ser extraída não fosse repetida. Porque se eu considerasse 7 opções, a segunda carta extraída poderia ser um rei ou um ás repetido. É isso?? Muito obrigadaaaa!!!!! Smile

raquelhanna
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade ( Baralho sem reposição ) Empty Re: Probabilidade ( Baralho sem reposição )

Mensagem por diego_barreto Qua 23 Abr 2014, 11:23

Isso mesmo. Deixa eu tentar explicar melhor: supondo que a primeira carta foi um rei. sobraram 3 reis no baralho e 4 áses. como a questao pediu para retirar um rei E um ás, a segunda carta é obrigatoriamente um ás. supondo que a primeira carta foi um ás é a mesma coisa.
É aquilo mesmo q vc disse. De nada

diego_barreto
Jedi
Jedi

Mensagens : 207
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Marcos Zimmer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade ( Baralho sem reposição ) Empty Re: Probabilidade ( Baralho sem reposição )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos