PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida gravitação

2 participantes

Ir para baixo

duvida  gravitação Empty duvida gravitação

Mensagem por r@ul Sex 28 Fev 2014, 20:59

estou fazendo uma questão e fiquei em duvida nessas duas alternativas:

a)...
b)..
c)é possivel que um individuo colocado no interior de um elevador em queda livre e, depois em um elevador acelerado da mesma forma, no espaço interestelar, distinga se estã no elevador no espaço ou no elevador em queda livre
d)se a distancia entre Terra e Sol fosse quatro vezes maior no afélio que no periélio, a velocidade linear da Terra, no ponto mais afastado do Sol, seria quatro vezes menor em relaçaõ àquela apresentada no ponto mais próximo

gab C
porque a D está errada?? e poderiam me explicar tbm o pq da C estar correta?


Última edição por r@ul em Sáb 01 Mar 2014, 09:43, editado 1 vez(es)
r@ul
r@ul
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 34
Localização : fortaleza, ce, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

duvida  gravitação Empty Re: duvida gravitação

Mensagem por Euclides Sex 28 Fev 2014, 22:19

c)é possivel que um individuo colocado no interior de um elevador em queda livre e, depois em um elevador acelerado da mesma forma, no espaço interestelar, distinga se está no elevador no espaço ou no elevador em queda livre
Num elevador em queda livre (num campo gravitacional) o observador, no interior do elevador, não sente a aceleração. No início, em pé sobre o piso do elevador, perceberia que, de um momento para o outro perde contato com o piso, pode "flutuar" em movimento retilíneo e uniforme em qualquer direção (porque cai do mesmo modo que o elevador). Se retrirar uma caneta do bolso e soltá-la não a verá cair, mas permanecer no mesmo lugar em que foi solta. A gravidade aje igualmente sobre todos os corpos.

No espaço interestelar, longe de qualquer campo gravitacional, o indivíduo estaria inicialmente sem contato com o piso do elevador. Quando soltasse a caneta ela permaneceria no mesmo lugar. Esta situação lhe pareceria igual à do elevador em queda livre. Quando o elevador fosse acelerado (talvez rebocado por um foguete) no que seria o sentido para baixo (o dos pés, pois mesma aceleração inclui o sentido), ele se veria subitamente "subindo" em direção ao teto com o qual colidiria. Mesmo que se empurrasse em direção ao piso, ainda assim retornaria ao teto e sentiria contato com ele. Se agora abandonasse a caneta a veria também subir e colidir com o teto. Sentiria algo parecido com uma "gravidade invertida"


.
d)se a distancia entre Terra e Sol fosse quatro vezes maior no afélio que no periélio, a velocidade linear da Terra, no ponto mais afastado do Sol, seria quatro vezes menor em relaçaõ àquela apresentada no ponto mais próximo

sendo a gravidade a força centrípeta nos dois pontos






Deixo-lhe uma outra pergunta:

Imagine que o elevador puxado pelo foguete estivesse recebendo pela força de tração uma aceleração igual a g. Se o observador no seu interior decidisse medir a "gravidade invertida" largando a caneta de uma altura e cronometrando o tempo de sua queda, encontraria uma aceleração

a) igual a g
b) menor que g
c) maior que g

Resposta:


Última edição por Euclides em Sáb 01 Mar 2014, 13:25, editado 1 vez(es)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvida  gravitação Empty Re: duvida gravitação

Mensagem por r@ul Sáb 01 Mar 2014, 09:55

obrigado euclides. Very Happy 

uma duvida: o suposto foguete puxa o elevador aceleradamente para baixo e o objeto dentro do elevador admite esta "gravidade invertida'. Esta tal gravidade  será de mesmo valor de g ? posso dizer que o objeto se move para cima é devido à inércia? vc poderia por favor esquematizar em vetores para poder visualizar? desculpe  as perguntas, mas tbm naum consegui esclarecer o exemplo que vc me deu.
r@ul
r@ul
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 34
Localização : fortaleza, ce, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

duvida  gravitação Empty Re: duvida gravitação

Mensagem por Euclides Sáb 01 Mar 2014, 13:27

Eu incluí uma imagem no spoiler.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

duvida  gravitação Empty Re: duvida gravitação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos