PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Triângulos

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Triângulos - Página 2 Empty Triângulos

Mensagem por Papiro Insano Seg 13 Jan 2014, 15:39

Relembrando a primeira mensagem :

São dados os triângulos AJL, BJL e CJL, tais que AJ/AL = BJ/BL = CJ/CL = 3/2 . Considere o circuncentro "O" do triângulo ABC e calcule o valor da razão OJ/OL .
Papiro Insano
Papiro Insano
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Triângulos - Página 2 Empty Re: Triângulos

Mensagem por Medeiros Qui 16 Jan 2014, 13:16

Bom dia, Papiro.
Eu não diria que o gabarito do seu livro está errado... mas apenas que ainda não encontramos alguém que consiga montar o problema proposto. E nem deve ser tão difícil pois está no ensino fundamental !

Sei que fazer o desenho faz parte da resolução mas o fato é que não consigo visualizar a construção da figura exigida, veja a dificuldade:
a) devemos ter três triângulos com um lado em comum (o segmento JL) e, ainda, devem obedecer àquela razão entre dois dos seus outros lados;
b) seus três vértices ABC devem formar um quarto triângulo de onde se extrairá o circuncentro O.
Portanto, além de acatar a razão dada, devemos ter A, B e C não alinhados com JL e não alinhados entre si.

Eu não consegui atender ao item a, por isso gostaria de ver a construção dessa figura.

Abs.

ADENDO
em outras palavras:
construir 2 triângulos, ∆AJL e ∆BJL, tais que AJ/AL=BJ/BL=3/2 é fácil. O que eu não estou conseguindo é construir um terceiro triângulo ∆CJL tal que CJ/CL=3/2.
Vamos aguardar que alguém do fórum possa ajudar.

Última edição por Medeiros em Qui 16 Jan 2014, 16:28, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar o adendo)
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Medeiros Sáb 18 Jan 2014, 03:40

ALERTA
Papiro e demais participantes,

Como disse Machado de Assis na figura de um de seus personagens (não lembro qual), "um macaquinho empoleirou-se no trapézio que tenho dentro do cérebro, pôs-se a balançar e não me deu mais sossego". Algo estava errado e finalmente percebi o que era:

Sinto informar que cometi um erro crasso em todas as resoluções acima: absurdamente baseei-me em relações que não existem no triângulo retângulo (erro infantil, inacreditável e desabonador, eu sei).

Se pudesse, apagaria tudo: para evitar informação errada; e para evitar desperdício de tempo de quem acompanhe as resoluções.

Sinto muito e deixo meu pedido de desculpas a todos.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Papiro Insano Sáb 18 Jan 2014, 08:20

Realmente Medeiros, também não sei como deve ser a construção do triângulo ABC. E em relação ao erro do senhor, também não havia percebido isso, boa observação! Bom, de qualquer forma, obrigado pela intenção de querer ajudar. Espero que alguém possa nos ajudar a resolver essa questão.
Papiro Insano
Papiro Insano
Jedi
Jedi

Triângulos - Página 2 Empty ATÉ QUE ENFIM

Mensagem por Medeiros Sáb 18 Jan 2014, 22:25

Até que enfim... me livrei da trava bitolada que impedia de abordar corretamente este problema. Vamos à solução.

São dados os triângulos AJL, BJL e CJL, tais que AJ/AL = BJ/BL = CJ/CL = 3/2 . Considere o circuncentro "O" do triângulo ABC e calcule o valor da razão OJ/OL .

Esta questão equivale a seguinte pergunta: qual o lugar geométrico dos pontos P tais que PJ/PL=3/2 ?

Colocamos o segmento JL sobre a reta suporte r e o dividimos em 5 partes iguais; chamamos de "k" a cada uma dessas partes, a qual passará a ser nossa unidade.

Para garantir a razão PJ/PL=2/3, com centro em J, traçamos circunferências de raio 3nk; e com centro em L, de raio 2nk -- com n∈ℕ. Os procurados pontos P estarão na interseção dessas circunferências. Vide figura.

Triângulos - Página 2 40i7

p/ n=1, temos o ponto P1 que, obviamente, divide o segmento JL na razão 3/2.
p/ n > 1, temos os pontos P2, P3, P4 e seus simétricos P' em relação a reta r.
p/ n=5, temos o ponto Q, que divide harmonicamente o segmento JL na razão 3/2.

Para que haja a interseção, devemos ter:
3nk ≤ 2nk + JL -----> 3nk ≤ 2nk + 5k -----> 3n ≤ 2n + 5 -----> n ≤ 5.
Por isso, Q é o último ponto possível.

Pela sequência dos pontos encontrados e pela construção do desenho, percebemos que o lugar geométrico dos pontos P, procurados, é uma circunferência de centro em O. Como seu diâmetro é PQ, o centro estará em PQ/2.
PQ = JQ - JP -----> PQ = 15k - 3k -----> PQ = 12k -----> PQ/2 = 6k -----> PO = 6k

Medimos 6k a partir de P e marcamos o ponto O. Com centro em O e raio 6k traçamos a circunferência.

Agora ficou fácil. Dos infinitos pontos da circunferência, podemos tomar quaisquer três para formar os triângulos AJL, BJL e CJL -- exceto os pontos P e Q, que não formam triângulo por estarem alinhados a JL --, tais que vale a razão AJ/AL=BJ/BL=CJ/CL=3/2.
Só para ilustrar, escolhemos quaisquer três pontos para formar o triângulo ABC.

Triângulos - Página 2 Zlz6

Quer-se saber a razão OJ/OL onde O é o circuncentro do ∆ABC. Ora, este triângulo já está inscrito na circunferência de centro conhecido, e a mediatriz de qualquer dos seus lados passará por O. Portanto:

OJ = OP + JP -----> OJ = 6k + 3k -----> OJ = 9k
OL = OP - PL -----> OL = 6k - 2k ------> OL = 4k

OJ/OL = 9k/4k -----> OJ/OL = 9/4

Em resumo, e de forma mais simples, acho que se pode dizer que o ponto O procurado é a média da divisão harmônica de JL na razão pedida.

UFA !!!!

Papiro, seu gabarito está correto. Abs.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Papiro Insano Dom 19 Jan 2014, 14:37

Muito bom Medeiros, brilhante mesmo... muito obrigado hein, Deus abençoe!
Papiro Insano
Papiro Insano
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo