Mediana de um triângulo
5 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Mediana de um triângulo
Estou estudando pelo FME vol 9 e acho que tem duas resoluções erradas aqui,só queria confirmar para saber se o errado não sou eu.
Se AM é a mediana do triângulo por quê AM=MC e não BM=MC?
Se AM é a mediana do triângulo por quê AM=MC e não BM=MC?
afafa- Iniciante
Re: Mediana de um triângulo
Em geometria a mediana de um triângulo é o segmento de reta que liga um vértice deste triângulo ao ponto médio do lado oposto a este vértice.
Então BM=MC.
Mas como o triangulo AMC tem dois angulos iguais, obrigatoriamente ele será isósceles, então AM=MC.
Então BM=MC.
Mas como o triangulo AMC tem dois angulos iguais, obrigatoriamente ele será isósceles, então AM=MC.
maico33LP- Matador
Então,ai é que tá,na questão original não tem dois ângulos iguais...O livro ensina uma coisa e faz outra!
afafa- Iniciante
afafa
Quando você postar uma questão, poste o enunciado completo. com os dados do problema e a pergunta do mesmo.
Você postou apenas um desenho e uma solução; não sabemos quais são os dados, nem qual é o desenho original.
Por favor, tente fazer isto.
Quanto a esta questão posso adiantar apenas o seguinte:
Em todo triângulo retângulo ABC, sendo M o ponto médio da hipotenusa BC, temos: AM = BM = CM, isto é o triângulo é inscritível numa semi-circunferência de raio R = AM = BM = CM, sendo BC um diâmetro.
Quando você postar uma questão, poste o enunciado completo. com os dados do problema e a pergunta do mesmo.
Você postou apenas um desenho e uma solução; não sabemos quais são os dados, nem qual é o desenho original.
Em todo triângulo retângulo ABC, sendo M o ponto médio da hipotenusa BC, temos: AM = BM = CM, isto é o triângulo é inscritível numa semi-circunferência de raio R = AM = BM = CM, sendo BC um diâmetro.
Elcioschin- Grande Mestre
Legal ser respondido por você...Antes de eu me cadastrar aqui,sempre que eu procurava uma questão e vinha parar aqui quando eu chegava tinha uma mensagem sua respondendo kkkElcioschin escreveu:afafa
O enunciado é esse:
afafa- Iniciante
raimundo pereira- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 6114
afafa
Sua postagem melhorou, mas está em desacordo com a Regra IX do fórum.
Por favor, leia as Regras, no alto desta página e siga-as nas próximas postagens.
O triângulo é retângulo (Â = 90º), logo, ^B + ^c = 90º ---> 65º + ^C = 90º ---> ^C = 25º
Como eu já havia dito e o Raimundo ressaltou ----> AM = BM = CM
Como AM = CM o triângulo MAC é iósceles ----> x = ^C ----> x = 25º
Sua postagem melhorou, mas está em desacordo com a Regra IX do fórum.
Por favor, leia as Regras, no alto desta página e siga-as nas próximas postagens.
O triângulo é retângulo (Â = 90º), logo, ^B + ^c = 90º ---> 65º + ^C = 90º ---> ^C = 25º
Como eu já havia dito e o Raimundo ressaltou ----> AM = BM = CM
Como AM = CM o triângulo MAC é iósceles ----> x = ^C ----> x = 25º
"Em todo triângulo retângulo ABC, sendo M o ponto médio da hipotenusa BC, temos: AM = BM = CM, isto é o triângulo é inscritível numa semi-circunferência de raio R = AM = BM = CM, sendo BC um diâmetro."
Pensando assim fica bem mais fácil,eu fiz o desenho aqui e consegui entender.Só que eu não sei se é o livro que não explicou muito bem essa parte (ou até não explicou) ou se sou eu que não consegui entender com a explicação dele.Enfim,não existe livro perfeito,mas a teoria do FME vol 9 é muito boa! E de qualquer forma existe o pir2! AHAHAHAHA vai ser uma mão na roda,ainda mais para mim que estou estudando sem cursinho!
Pensando assim fica bem mais fácil,eu fiz o desenho aqui e consegui entender.Só que eu não sei se é o livro que não explicou muito bem essa parte (ou até não explicou) ou se sou eu que não consegui entender com a explicação dele.Enfim,não existe livro perfeito,mas a teoria do FME vol 9 é muito boa! E de qualquer forma existe o pir2! AHAHAHAHA vai ser uma mão na roda,ainda mais para mim que estou estudando sem cursinho!
afafa- Iniciante
Eu posso dizer que a mediana de um triângulo retângulo sempre determina um triângulo isósceles?
afafa- Iniciante
Não
A mediana de um triângulo retângulo, relativa à hipotenusa, sempre determina dois triângulos isósceles
A mediana de um triângulo retângulo, relativa à hipotenusa, sempre determina dois triângulos isósceles
Página 1 de 2 • 1, 2