Enem2011 Azul Q54 - Densidades de ligas
5 participantes
Página 1 de 1
Enem2011 Azul Q54 - Densidades de ligas
Olá a todos,
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a questão 54 do caderno azul do ENEM 2011. É uma questão sobre calcular a densidade de uma liga metálica de estanho e chumbo.
Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183ºC. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõe esta liga (o estanho puro funde a 232ºC e o chumbo puro a 320ºC), o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente.
Um lote contendo 5 amostras de solda estanho-chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados estão mostrados no quadro a seguir.
Com base no texto e na análise realizada pelo técnico, as amostras que atendem às normas internacionais são
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.
Pesquisando na Internet, você encontra várias páginas resolvendo essa questão usando médias ponderadas, sendo a proporção de cada metal na massa da liga como peso. Só que, na minha opinião, você só poderia usar médias ponderadas nessa questão se as porcentagens do estanho e do chumbo nas ligas fossem dadas em termos do volume. Como a questão deu os percentuais em termos da massa, eu acho que a conta é outra.
Eu faria o cálculo da densidade da amostra I, por exemplo, imaginando um pedaço de 100 gramas dessa amostra.
Massa total da liga: 100 gramas
Massa do estanho da liga: 60 gramas
Massa do chumbo da liga: 40 gramas
--
Calculando o volume do estanho:
Volume do estanho = massa do estanho / densidade do estanho = 60 / 7,3
Volume do estanho = 8,22 mL
--
Calculando o volume do chumbo:
Volume do chumbo = massa do chumbo / densidade do chumbo = 40 / 11,3
Volume do chumbo = 3,54 mL
--
Se 60 gramas de estanho ocupam 8,22 mL e 40 gramas de chumbo ocupam 3,54 mL, então um pedaço da liga formada por eles ocupa 11,76 mL. Como essa liga tem 100 gramas, a densidade vai ser:
Densidade = massa / Volume = 100 / 11,76 = 8,5 g/mL
No final das contas, a fórmula utilizada seria:
Não posso postar a imagem do latex aqui, mas o código é esse aí.
O único lugar em que eu encontrei esse raciocício em português foi nesse fórum, em mensagens do usuário Euclides. Como meu usuário nesse fórum é novo, não posso colocar links.
Em inglês, eu encontrei uma página que inclusive usa como exemplo uma amostra igual à amostra I do exercício e chega no mesmo número que eu.
E tem uma página com um calculador de densidade. Você coloca a massa de cada componente e a densidade deles e aí ela calcula a densidade da liga. Se você colocar os dados do exercício, também chega em 8,5 g/mL
Enfim, eu não consigo ver nenhum erro nesse meu cálculo, que é diferente do gabarito oficial. Usando médias ponderadas, você vai chegar nas densidades:
I - 8,9 g/mL
II - 8,82 g/mL
III - 7 g/mL
IV - 8,78 g/mL
V - 8,94 g/mL
A resposta oficial é C.
Como essa questão não foi anulada e não encontrei nenhuma reclamação sobre ela, fico achando que tem algo de errado no meu raciocício ou nas contas.
Alguém pode me ajudar nisso?
Abraços,
Henrique
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a questão 54 do caderno azul do ENEM 2011. É uma questão sobre calcular a densidade de uma liga metálica de estanho e chumbo.
Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183ºC. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõe esta liga (o estanho puro funde a 232ºC e o chumbo puro a 320ºC), o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente.
Um lote contendo 5 amostras de solda estanho-chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados estão mostrados no quadro a seguir.
Amostra | Porcentagem de Sn (%) | Porcentagem de Pb (%) |
I | 60 | 40 |
II | 62 | 38 |
III | 65 | 35 |
IV | 63 | 37 |
V | 59 | 41 |
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.
Pesquisando na Internet, você encontra várias páginas resolvendo essa questão usando médias ponderadas, sendo a proporção de cada metal na massa da liga como peso. Só que, na minha opinião, você só poderia usar médias ponderadas nessa questão se as porcentagens do estanho e do chumbo nas ligas fossem dadas em termos do volume. Como a questão deu os percentuais em termos da massa, eu acho que a conta é outra.
Eu faria o cálculo da densidade da amostra I, por exemplo, imaginando um pedaço de 100 gramas dessa amostra.
Massa total da liga: 100 gramas
Massa do estanho da liga: 60 gramas
Massa do chumbo da liga: 40 gramas
--
Calculando o volume do estanho:
Volume do estanho = massa do estanho / densidade do estanho = 60 / 7,3
Volume do estanho = 8,22 mL
--
Calculando o volume do chumbo:
Volume do chumbo = massa do chumbo / densidade do chumbo = 40 / 11,3
Volume do chumbo = 3,54 mL
--
Se 60 gramas de estanho ocupam 8,22 mL e 40 gramas de chumbo ocupam 3,54 mL, então um pedaço da liga formada por eles ocupa 11,76 mL. Como essa liga tem 100 gramas, a densidade vai ser:
Densidade = massa / Volume = 100 / 11,76 = 8,5 g/mL
No final das contas, a fórmula utilizada seria:
- Código:
\bar{\mu} = \frac{100 \times \mu_{Sn} \times \mu_{Pb}}{\%_{Sn} \times \mu_{Pb} + \%_{Pb} \times \mu_{Sn}}
Não posso postar a imagem do latex aqui, mas o código é esse aí.
O único lugar em que eu encontrei esse raciocício em português foi nesse fórum, em mensagens do usuário Euclides. Como meu usuário nesse fórum é novo, não posso colocar links.
Em inglês, eu encontrei uma página que inclusive usa como exemplo uma amostra igual à amostra I do exercício e chega no mesmo número que eu.
E tem uma página com um calculador de densidade. Você coloca a massa de cada componente e a densidade deles e aí ela calcula a densidade da liga. Se você colocar os dados do exercício, também chega em 8,5 g/mL
Enfim, eu não consigo ver nenhum erro nesse meu cálculo, que é diferente do gabarito oficial. Usando médias ponderadas, você vai chegar nas densidades:
I - 8,9 g/mL
II - 8,82 g/mL
III - 7 g/mL
IV - 8,78 g/mL
V - 8,94 g/mL
A resposta oficial é C.
Como essa questão não foi anulada e não encontrei nenhuma reclamação sobre ela, fico achando que tem algo de errado no meu raciocício ou nas contas.
Alguém pode me ajudar nisso?
Abraços,
Henrique
fmhenrique- Iniciante
Re: Enem2011 Azul Q54 - Densidades de ligas
Euclides- Fundador
Deveria ser anulada
Realmente, na minha opinião a questão deveria ser anulada, não entendo porque não foi.
Coincido na resolução proposta, parece-me evidente que assim seja...
Abs!
Coincido na resolução proposta, parece-me evidente que assim seja...
Abs!
aspmotta- Iniciante
Resolvi dessa forma também.
Acho que a questão deveria ter sido anulada.
Acho que a questão deveria ter sido anulada.
joaoop- Iniciante
Que alívio, criei há 2 dias um tópico aqui, falando exatamente dessa questão; e em como todos que vi na internet resolveram por média ponderada aritmética ~enquanto pra mim isso seria algo completamente sem sentido.
Achei estranho não responderem meu tópico até hoje, quando fui jogar a questão no google me deparei com esse tópico, já criado há tantos anos!
Estou apagando o tópico que fiz e colocando também o ponto de vista que abordei.
Em vários sites/videos da internet, vejo as pessoas resolvendo essa questão da mesma forma: tirando a média ponderada.
Porém, no meu ponto de vista essa resolução está incorreta, já que a questão nos dá o percentual em MASSA - não em volume! (Ou seja, usando a média harmônica!)
Resolução:
Dados:
Msn = Massa do Estanho
Mpb = Massa do Chumbo
Mt = Massa Total
Dpb / Dsn = Densidade
Vpb / Vsn = Volume
%Sn / %Pb = Porcentagem em massa
Dfinal = (Msn + Mpb) / (Vsn + Vpb)
Sendo:
- Msn + Mpb = Mt
- Msn = %Sn . Mt
- Mpb = %Pb . Mt
- V = m/D
Então:
Dfinal = Mt / (Msn/Dsn + Mpb/Dpb)
Dfinal = Mt / [ (%Sn . Mt / Dsn) + (%Pb . Mt/ Dpb) ] ; MMC no denominador
Dfinal = Mt / [ (%Sn . Mt . Dpb) + (%Pb . Mt . Dsn) ] / Dsn . Dpb ; Invertendo:
Dfinal = Mt. (Dsn . Dpb) / Mt . (%Pb.Dsn + %Sn. Dpb)
Dfinal = Dsn.Dpb / %Pb.Dsn + %Sn. Dpb
Essa resposta combina com a média harmônica! (substitua 50% para confirmar) A resolução que vejo nos vídeos do YT e até nos sites, faz uma ponderada, que acredito que só seria possível se a questão desse a porcentagem em volume! Mas ela o fez em massa...
A outra forma que resolvi a questão, foi encontrar o intervalo de variação das porcentagens admitidas de Pb e Sn, para só depois olhar a tabela.
Achei estranho não responderem meu tópico até hoje, quando fui jogar a questão no google me deparei com esse tópico, já criado há tantos anos!
Estou apagando o tópico que fiz e colocando também o ponto de vista que abordei.
Em vários sites/videos da internet, vejo as pessoas resolvendo essa questão da mesma forma: tirando a média ponderada.
Porém, no meu ponto de vista essa resolução está incorreta, já que a questão nos dá o percentual em MASSA - não em volume! (Ou seja, usando a média harmônica!)
Resolução:
Dados:
Msn = Massa do Estanho
Mpb = Massa do Chumbo
Mt = Massa Total
Dpb / Dsn = Densidade
Vpb / Vsn = Volume
%Sn / %Pb = Porcentagem em massa
Sendo:
- Msn + Mpb = Mt
- Msn = %Sn . Mt
- Mpb = %Pb . Mt
- V = m/D
Então:
Dfinal = Mt / (Msn/Dsn + Mpb/Dpb)
Dfinal = Mt / [ (%Sn . Mt / Dsn) + (%Pb . Mt/ Dpb) ] ; MMC no denominador
Dfinal = Mt / [ (%Sn . Mt . Dpb) + (%Pb . Mt . Dsn) ] / Dsn . Dpb ; Invertendo:
Dfinal = Mt. (Dsn . Dpb) / Mt . (%Pb.Dsn + %Sn. Dpb)
Dfinal = Dsn.Dpb / %Pb.Dsn + %Sn. Dpb
Essa resposta combina com a média harmônica! (substitua 50% para confirmar) A resolução que vejo nos vídeos do YT e até nos sites, faz uma ponderada, que acredito que só seria possível se a questão desse a porcentagem em volume! Mas ela o fez em massa...
A outra forma que resolvi a questão, foi encontrar o intervalo de variação das porcentagens admitidas de Pb e Sn, para só depois olhar a tabela.
matheuscrj16- Padawan