PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força de Atrito - Dúvida Teórica

2 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Força de Atrito - Dúvida Teórica - Página 2 Empty Força de Atrito - Dúvida Teórica

Mensagem por Midgard Dom 07 Mar 2010, 16:07

Relembrando a primeira mensagem :

1) Situação: Seja um bloco sobre uma superfície rugosa, sendo solicitado a mover-se a partir de uma força F de intensidade menor do que a força de atrito estático máxima.

Dúvida: a força de atrito estático, Fe, é uma reação (3ª Lei de Newton) dessa força (de ação) F?

2) Situação: Um stock-car com massa de 1600kg está se deslocando com uma velocidade constante v=20m/2 ao redor de uma pista circular horizontal de raido R=190m. Para que valor de ue entre os pneus do carro e a pista o carro estará na iminência de derrapar para fora da pista?

Dúvida: Como é um movimento circular uniforme: DV(linear)=0 => a(linear)=0 => F=0. Portanto, se não há nenhuma força constante fornecendo uma aceleração linear para o carro, mas ele está com velocidade linear constante, como que existe uma força de atrito estático (atuando como a força centrípeta)?

Obrigado.

Midgard
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo


Força de Atrito - Dúvida Teórica - Página 2 Empty Re: Força de Atrito - Dúvida Teórica

Mensagem por Midgard Dom 07 Mar 2010, 20:19

Uai, Euclides, então, só para confirmar: naquele meu desenho eu estava dizendo a mesma coisa, não estava?

É só trocar a carroça pelo bloco e o cavalo pela força F:

O que eu chamei de Fa era a carroça empurrando o chão. E o -Fa era o chão empurrando a carroça, que depois eu chamei de Fat (força de atrito).
Força de Atrito - Dúvida Teórica - Página 2 Diagramadvida

Muito Obrigado!!

Midgard
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos