PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravidade

2 participantes

Ir para baixo

Gravidade Empty Gravidade

Mensagem por biianeves112 Dom 11 Ago 2013, 18:54

Não entendi o porque da resposta ser a letra E

Em 21 de junho de 2004, a nave espacial "SpaceShipOne" realizou um fato memorável: foi o primeiro veículo espacial concebido pela iniciativa privada a entrar em órbita em torno da Terra, em uma altura pouco superior a 100 km. Durante o intervalo de tempo em que a nave alcançou sua máxima altitude, e com os motores praticamente desligados, seu piloto abriu um pacote de confeitos de chocolates para vê-los flutuar no interior da nave. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicação da flutuação dos confeitos.
a) A gravidade é praticamente zero na altitude indicada.
b) Não há campo gravitacional fora da atmosfera da Terra.
c) A força gravitacional da Terra é anulada pela gravidade do Sol e da Lua.
d) As propriedades especiais do material de que é feita a nave espacial blindam, em seu interior, o campo gravitacional da Terra.
e) Nave e objetos dentro dela estão em "queda livre", simulando uma situação de ausência de gravidade.



resposta:[E]

biianeves112
Padawan
Padawan

Mensagens : 97
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 27
Localização : RJ RJ Brail

Ir para o topo Ir para baixo

Gravidade Empty Re: Gravidade

Mensagem por Euclides Dom 11 Ago 2013, 19:36

A resposta é E), antes de mais nada, pelo absurdo contido em todas as outras alternativas.

O fato é que um corpo em órbita está caindo permanentemente. A gravidade continua existindo e atuando. O corpo em órbita tem uma tendência inercial para sair pela tangente, mas é trazido novamente à órbita pela força centrípeta.

O seu movimento orbital é uma sequência de infinitas fugas e respectivas quedas. A figura abaixo ilustra com exagero.

Gravidade A_bgxde

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos