PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Princípio de Arquimedes

3 participantes

Ir para baixo

Princípio de Arquimedes Empty Princípio de Arquimedes

Mensagem por lanzomaia Sáb 13 Jul 2013, 19:45

Um cubo de gelo está flutuando num copo de água. Quando o gelo fundir, o nível de água no copo subirá? Se o cubo de gelo contém um pedaço de chumbo em seu interior, o nível da água baixará quando o gelo fundir?

lanzomaia
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/10/2011
Idade : 28
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Princípio de Arquimedes Empty Re: Princípio de Arquimedes

Mensagem por kakaroto Sáb 13 Jul 2013, 20:29

I) O volume do recipiente aumentou quando o cubo foi colocado na proporção do volume do cubo de gelo, quando o cubo de gelo estiver derretido, a água do gelo só passará a ocupar o espaço na forma líquida, não alternado o volume.
( se for seguir a risca mesmo, a água do gelo aumentaria, pois quando a água é solidificada, ela ocupa menos espaço, sendo assim, ela ocuparia voltaria ao volume inicial quando líquida )

II) Do mesmo modo da I o volume do recipiente não aumentará, pois o peso do conjunto gelo+chumbo já está sendo considerado pela água do recipiente.
kakaroto
kakaroto
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 628
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 30
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Princípio de Arquimedes Empty Re: Princípio de Arquimedes

Mensagem por Euclides Sáb 13 Jul 2013, 20:43

Para ficar objetivo:

1) gelo flutuando:

a água deslocada tem o mesmo peso do cubo de gelo e o mesmo volume que o gelo terá quando estiver derretido. Não há variação no nível.

2) gelo com chumbo:

a massa de água deslocada pelo chumbo tem volume muito maior que o volume da massa de chumbo. Quando o gelo fundir (ele não afetará o volume) a bola de chumbo mergulha, deslocando apenas seu próprio volume em água e o nível baixará.

aproveitando uma imagem de questão semelhante:

Princípio de Arquimedes A_cadung

( https://pir2.forumeiros.com/t51878-empuxo-objetivo )

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Princípio de Arquimedes Empty Re: Princípio de Arquimedes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos