PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Indução Eletrostática

2 participantes

Ir para baixo

Indução Eletrostática Empty Indução Eletrostática

Mensagem por Gabriel Rodrigues 23/3/2013, 10:35 am

Olá! Estava dando uma olhada em Indução Eletrostática, em que um indutor esférico carregado positivamente redistribui as cargas de um induzido (ambos condutores), e me deparei com as seguintes afirmações:

"O equilíbrio ocorre no induzido quando não há mais diferença de potencial entre as suas extremidades.

Pergunta 01: isso é possível? Se as extremidades possuem cargas de mesma intensidade, mas sinais opostos, como podem ter o mesmo potencial?

"A ligação do induzido à terra pode ser feita em qualquer um de seus pontos, pois o que determina a subida de elétrons não é o ponto de ligação, e sim o fato de o potencial do condutor ser maior que o da Terra."
Pergunta 02: O potencial do condutor não é nulo também? (carga líquida nula).

Podem me ajudar? Neutral

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Indução Eletrostática Empty Re: Indução Eletrostática

Mensagem por Elcioschin 23/3/2013, 11:52 am

Eu, pessoalmente não concordo com ambas as frases

Pergunta 01 - Concordo com você. Não é possível. O que deveria ser escrito é o seguinte:

Enquanto os elétrons do induzido estão se movimentando ( durante a indução), não existe equilíbrio. Após o movimento dos elétrons cessar, ocorre o equilíbrio. Nesta situação os potenciais das cargas separadas do induzido tem o mesmo módulo (porém sinais contrários)

Pergunta 02 - Sua pergunta tem um erro; o correto deveria ser: O potencial do induzido não é nulo também? (carga líquida nula).

Pela frase do livro fica óbvio que o indutor tem carga positiva. Neste caso, a extremidade do induzido mais próxima do indutor é negativa e a extremidade mais distante do induzido é positiva. Ligando-se qualquer ponto do induzido à Terra, subirão elétrons da Terra para o induzido, os quais neutralizarão as cargas positivas da extremidade mais afastada do induzido. O potencial citado na frase é o potencial da parte mais afastada do induzido (e não do condutor)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Indução Eletrostática Empty Re: Indução Eletrostática

Mensagem por Gabriel Rodrigues 23/3/2013, 12:40 pm

Aaah, muito obrigado mesmo, Mestre!!

E sim, foi um erro meu na segunda frase. Era pra ter saído "induzido" e acabei me enrolando e saiu "condutor".

E minha dúvida era exatamente essa: o potencial de uma EXTREMIDADE do induzido é que possui potencial distinto do da terra, correto? (podemos ter um indutor com carga negativa, e então ligariamos qual parte do induzido à terra?)

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Indução Eletrostática Empty Re: Indução Eletrostática

Mensagem por Elcioschin 24/3/2013, 7:26 pm

Gabriel

No caso do indutor negativo a separação de cargas no induzido é oposta (a parte mais distante do induzido é negativa)

Também NÃO interessa qual parte do induzido você liga à Terra (eu disse isto na resposta à pergunta 02).

Neste caso, descerão para a Terra estes elétrons da parte mais afastado do induzido.

Nos dois casos, tanto indutor positivo quanto indutopr negativo, assim que for cortado o fio de ligação à Terra e afastado o indutor, as cargas restantes do induzido se distribuirão em toda a superfície externa do mesmo.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Indução Eletrostática Empty Re: Indução Eletrostática

Mensagem por Gabriel Rodrigues 25/3/2013, 5:25 pm

Mas se a carga líquida do induzido é nula, o potencial também não é nulo? E, se o potencial dele é nulo, a diferença de potencial entre ele e a Terra é nula e, consequentemente, não deveria haver deslocamento de elétrons. Neutral

Ou as extremidades carregadas do induzido comportam-se como "dois corpos" separados?

Em resumo: como o potencial do induzido pode ser não-nulo (maior que o da terra) e, ao mesmo tempo, sua carga ser nula?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Indução Eletrostática Empty Re: Indução Eletrostática

Mensagem por Gabriel Rodrigues 26/3/2013, 2:54 pm

Acho que entendi ...

O potencial no induzido é não-nulo em virtude do potencial gerado pelo indutor no ponto onde o primeiro se encontra.
Deduzi isso porque, caso afastemos o indutor do induzido sem desligar este da Terra, os elétrons voltam a descer para a mesma. Mas, enquanto estão próximos, o potencial no interior do induzido é nulo (após a ascensão dos elétrons). Quando o indutor é afastado, o potencial se torna negativo.

Se realmente o potencial do induzido for não-nulo porque o potencial estabelecido pelo indutor nele for não-nulo, terei entendido. (:

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Indução Eletrostática Empty Re: Indução Eletrostática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos