PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ACAFE-SC-012) Diferença de Tempo de Freagem

2 participantes

Ir para baixo

(ACAFE-SC-012) Diferença de Tempo de Freagem Empty (ACAFE-SC-012) Diferença de Tempo de Freagem

Mensagem por Rodi Qua 20 Mar 2013, 17:46

Gostaria de saber onde onde esta o erro na minha resolução, que da um resultado diferente da resposta no gabarito. Pensei da seguinte forma:
Já que com 10m/s ele leva 5 metros para parar no asfalto seco e 6 no molhado, então com 30m/s (3 vezes maior), então, as distancias para parar no asfalto seco e molhado também será 3x maior: 15m e 18m respectivamente, sendo assim: 3 metros de diferença. Onde errei? Ou o raciocínio todo

Para garantir a segurança no trânsito, deve-se reduzir a velocidade de um veículo em dias de chuva, senão vejamos: um veículo em uma pista reta, asfaltada e seca, movendo-se com velocidade de módulo 36 km/h (10 m/s) é freado e desloca-se 5,0 m até parar. Nas mesmas circunstâncias, só que com a pista molhada sob chuva, necessita de 1,0 m a mais para parar.
Considerando a mesma situação (pista seca e molhada) e agora a velocidade do veículo de módulo 108 km/h (30 m/s), a alternativa correta que indica a distância a mais para parar, em metros, com a pista molhada em relação a pista seca é:

A) 6 B) 2 C)1,5 D) 9
Resposta: D

Rodi
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 29
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

(ACAFE-SC-012) Diferença de Tempo de Freagem Empty Re: (ACAFE-SC-012) Diferença de Tempo de Freagem

Mensagem por Wilson Calvin Qua 20 Mar 2013, 19:18

você errou porque você não considerou a mesma aceleração para os dois casos.

pela equação de torricelli
v² = v0² + 2.a.D
sendo D = deslocamento
a = aceleração.

você descobre a aceleração dele em pista molhada como em pista seca.
e você usará elas em uma 2 equação de torricelli que você vai usar para descobrir o deslocamento em uma velocidade diferente.

tenta ai. se surgir dúvidas ou não conseguir fazer os cálculos eu concluo meu pensamento.
Wilson Calvin
Wilson Calvin
Matador
Matador

Mensagens : 524
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos