PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ângulo entre a parede?

4 participantes

Ir para baixo

Ângulo entre a parede? Empty Ângulo entre a parede?

Mensagem por OldFears Qui 07 Mar 2013, 16:53

Considere uma superfície,em forma de tronco de cone,fixa sobre uma mesa,conforme representa a figura.Seja X(theta) o ângulo formado entre a parede externa da superfície e a mesa. Uma partícula de massa M percorre a parede interna da superficie em movimento uniforme,sendo R o seu raio,e G a aceleração da gravidade,calcule a velocidade linear da partícula.

https://2img.net/r/ihimizer/img844/1836/angulo.png

pessoal,

na hora de fazer o triângulo das forças,centrípeta,e o peso em relação ao ângulo X, como faço para saber se o ângulo vai ser entre a hipotenusa e o peso, ou entre a hipotenusa e a força centrípeta?

eu por fazer vários exercícios, fiz como se o ângulo estivesse entre a hipotenusa e o peso, aí ficou --> Tg X = Fcp/P.

mas eu só sei que o ângulo fica ali porque fiz vários exercícios.

então, o ângulo entre a parede e a mesa, não poderia ser entre a hipotenusa e a força centrípeta?

ficando Tg X = P/Fcp.

pois se for reparar, o ângulo entre a mesa e a parede, é o entre a hipotenusa e a força centrípeta, mas na verdade ocorre o contrário, por quê?

OldFears
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ângulo entre a parede? Empty Re: Ângulo entre a parede?

Mensagem por Euclides Qui 07 Mar 2013, 17:09

Ângulo entre a parede? A_rodit

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por julianamasi Sáb 25 Mar 2017, 09:15

Reavivando o tópico! Como assim ângulos cujos lados são perpendiculares são iguais? Ainda não entendi!! Como chegou que o ângulo está ali entre a normal e a centrípeta? Eu não teria que decompor a normal nesse exercício?
Aguardo resposta, agradeço atenção!
julianamasi
julianamasi
Padawan
Padawan

Mensagem por Euclides Sáb 25 Mar 2017, 12:38

julianamasi escreveu:Reavivando o tópico!(1)  Como assim ângulos cujos lados são perpendiculares são iguais? Ainda não entendi!! Como chegou que o ângulo está ali entre a normal e a centrípeta? (2) Eu não teria que decompor a normal nesse exercício?
(1) isso é geometria básica

(2) decompor para quê? o exercício foi resolvido sem isso.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por WArbiol Sáb 27 maio 2017, 18:20

julianamasi escreveu:Reavivando o tópico! Como assim ângulos cujos lados são perpendiculares são iguais? Ainda não entendi!! Como chegou que o ângulo está ali entre a normal e a centrípeta? Eu não teria que decompor a normal nesse exercício?
Então, pode ter certeza que entre o peso e a Força centrípeta faz um angulo de 90. Agora para chegar que aquele é o angulo alfa a demonstração bem explica ta nesse video https://www.youtube.com/watch?v=ihYv6bQ1o90. Mas tem um macete, você imagina diminuindo o valor do angulo alfa e ai no triângulo entre N Fcp e P vai ter um angulo que também vai diminuir, e esse é o alfa, esse macete é muito bom, porque você não tem que decorar e ainda faz outros tipos de ex

WArbiol
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo