PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[RIHAN - 2013] MATFIN - O CASO DO BANCO X !

Ir para baixo

[RIHAN - 2013] MATFIN - O CASO DO BANCO X ! Empty [RIHAN - 2013] MATFIN - O CASO DO BANCO X !

Mensagem por rihan Dom 17 Fev 2013, 04:34

Certa feita, fui chamado como perito financeiro para esclarecer a verdade para um juízo e para calcular o tamanho financeiro do pretenso engodo sofrido por um consumidor.

Um cliente indignado queria processar o BANCO X por enganá-lo descaradamente !

Nessa época, a taxa de juro mensal do cheque especial era em torno de 18% ao mês.

O cliente começou a estranhar os juros cobrados quando, em algumas vezes, ele estourava o seu limite ou quando atrasava por mais de 10 dias para cobrir o seu saldo devedor.

Como o cliente tinha sido meu aluno de Matemática Financeira na UESC, veio até a mim para que eu tirasse as suas dúvidas.

Constatei que realmente o BANCO X estava agindo de má-fé.

Para certos casos, ele usava capitalização composta, para outros, a simples... !?!

Mostrei ao meu ex-aluno qual era a treta e quanto o BANCO, nos últimos 3 anos, havia ganho às suas custas.

Ele ficou furioso e constituiu um advogado, que, posteriormente, me indicou como perito ao juíz.

Moral da história:

Ele ganhou a questão naquela instância e nas demais.

De bom:

Ganhei, do meu ex-aluno, uma caixa do uísque que mais gosto.

Fiquei sabendo quem era o BANCO X.

De ruim:

Virei o perito financeiro permanente daquele juíz por quase 2 anos, até que ele mudou de comarca... Ufa !

O pessoal do BANCO X, até hoje, não sei o porquê... não vai muito com a minha cara...

Mas, vamos lá !

A questão é:

Quase todo consumidor "sabe" que é melhor, sob a mesma taxa, ter débitos com juros simples do que compostos.

Sendo o saldo devedor no cheque especial de R$ 100 000,00 e a taxa contratual de juro composto de 18% a.m.:

a) Qual o porquê de, em certos casos, dependendo da quantidade de dias, o BANCO X preferir cobrar juros simples nominais de 18% a.m. ao invés da taxa efetiva composta mensal, contratualmente estabelecida, de 18% ?

b) O banco faz isso para beneficiar o "cliente preferencial" ou para SE beneficiar ?

c) Qual o prejuízo ou lucro do BANCO X para um atraso de 12 dias nas duas alternativas ?

d) Mostre, graficamente, a partir de quantos dias é mais "interessante" para o BANCO X cumprir o contratado.

e) Algum dia você pensou e averiguou sobre isso ? Se sim, como é que o SEU banco age ?


P.S.: ATUALMENTE, QUASE TODOS OS BANCOS QUE EU CONHEÇO AGEM ASSIM... FIQUE LIGADO !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos