PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

presão em PA

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

presão em PA Empty presão em PA

Mensagem por Luis Fernando Duarte Qui 24 Jan 2013, 20:00

Tenho um lago a 400 metros do nível do mar. Se eu colocar uma coluna qual seria o diâmetro dela para que no ponto altura zero tenha uma de 1100 atmosferas? Seria isso possível?

Luis Fernando Duarte
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 67
Localização : santos.são paulo,brasil

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Euclides Qui 24 Jan 2013, 20:36

Incompreensível.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty pressão da coluna de água de 400 metros

Mensagem por Luis Fernando Duarte Seg 28 Jan 2013, 22:21

A idéia e trazer água potável da lagoa de Juturnaiba -RJ até Arraial do cabo e circular essa água na área da Ressurgência Marinha ( corrente que vem das Malvinas trazendo água a menos 12 gráus (+/-) a uma profundidade de 50 metros.. Se eu circular essa água a uma pressão de 1100 atm eu conseguiria trocar o calor e levar essa água fria ate células que seriam fechadas e abertas depois de cheias, liberando a pressão e ai obteria gelo pois a água despressurizada ( CNTP) tem o ponto de congelamento próximo de zero grau C.
Pensei em usar a altura da lagoa para atingir a a pressão de 1100 atm ( se possível) e pergunto qual o diâmetro do tubo (Inicial ,intermediários e final) para que essa pressão seja atingida.
Grato e desculpe-me pela pergunta mal formulada.

Luis Fernando Duarte
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 67
Localização : santos.são paulo,brasil

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Luis Fernando Duarte Seg 28 Jan 2013, 22:22

a distância da lagoa de Juturnaiba ate o ponto da Ressurgência é de aprox. 60 Km.

Luis Fernando Duarte
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 67
Localização : santos.são paulo,brasil

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Luis Fernando Duarte Qua 30 Jan 2013, 11:14

Estou com dúvidas relativas a distância da Lagoa de Juturnaíba-Rj e a cidade de Arraial do Cabo. Vcs poderiam me dar uma ajuda?

Luis Fernando Duarte
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 67
Localização : santos.são paulo,brasil

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Elcioschin Qua 30 Jan 2013, 13:33

Luiz

A pressão de uma coluna d'água depende apenas da altura da coluna.

Uma coluna de aproximadamente 10 m tem pressão de 1 atm

Assim, uma simples Regra dee Três mostra que a pressão de um altura de 400 m equivale a APENAS 40 atm.

Para se obtter uma pressão de 1100 atm seria necessária uma coluna dágua de 11 000 m (mais alta que o Everest)

Assim, é impossível,obter-se o que você deseja
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71807
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Luis Fernando Duarte Qua 30 Jan 2013, 13:44

Seria viável obter essa pressão de alguma outra forma?
Teríamos materiais que resistiriam a essa pressão ?

Luis Fernando Duarte
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 67
Localização : santos.são paulo,brasil

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Elcioschin Qua 30 Jan 2013, 18:24

Imagine um tubo com 50 m de comprimento para atingir a profundidade desejada no mar

Se o tubo fosse fechado na parte inferior (e tivesse uma espessura de parede adequada). poder-se-ia, usando ar comprimido na parte superior (injetado por um compressor), elevar a pressão na parte inferior do tubo até 1100 atm.

Acontece que, ao ser aberta a parte inferior do tubo a pressão cairia imediatamente para 5 atm (profundidade do mar) e a experiência não serviria para nada.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71807
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Luis Fernando Duarte Qua 30 Jan 2013, 19:54

Caro Élcio, a idéia é apenas trocar calor.
Em Arraial do Cabo no Rj temos um fenômeno chamado Ressurgência Marinha.
Isso nada mais é que uma corrente marítima que vem do Polo Sul trazendo água salgada a temperatura de - 10 gráus C.. a quase 50 metros de profundidade.
Em Arraial o relevo marinho é notável .
A 50m da costa temos mais de 100 m de profundidade e a 1Km da costa estamos na região abissal.
Penso em trocar calor com a água pressurizada em um circuito fechado e no meio desse circuito colocar uma célula para que essa água gelada possa trocar o calor , via serpentinas, com água doce e aditivada com um produto que eu e o Dr Alverne Albuquerque ( Universidade de Chicago) criamos que é um conservante que não é cancerígeno. (ELE NÃO É CUMULATIVO EM NOSSO FÍGADO E NÃO CONTÉM NADA DO ANEL DE BENZENO - CHEMCARE.)
Com isso estremos produzindo farinha de pescado rico em ômega 3 tanto para ração animal quanto humana e passaríamos atenuando os efeitos das mudanças climáticas sobre a safra de grãos pois ,com vc sabe, a soja, por exemplo ,esta migrando de Goiais para o sul da Bahia.
O tempo é que é o problema pois demora quase 7 anos para a primeira colheita satisfatória. No caso do café são mais de 12 anos.
Meu amigo, estamos pertinho de uma grande catástrofe de fome que será sentida brevemente.
Sua idéia resolve ,sim, nosso problema.
Resta saber qual seria a espessura do tubo que poderia ser inixodabilizado com galvanoplastia de Nióbio, por exemplo.
A água doce é abundande e de excelente qualidade por lá ( lagoa de Juturnaíba-RJ) e assim estaria tudo pronto.
Vc poderia calcular essa espessura para verificarmos a viabilidade do projeto?
Cabe ressaltar os aspectos de sustentabilidade ambiental que serão atingidos. Seria tudo correto.
Não usaríamos a terrível amônia ,hoje empregada na indústria de gelo.

Luis Fernando Duarte
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 67
Localização : santos.são paulo,brasil

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Luis Fernando Duarte Qua 30 Jan 2013, 19:59

Em adição a essa idéia poderia também utilizar a água salgada mesmo no circuito e resfriara a água doce da mesma forma , sem usar o compressor pesado , só um para fazer circular essa água na circuito fechado.

Luis Fernando Duarte
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 67
Localização : santos.são paulo,brasil

Ir para o topo Ir para baixo

presão em PA Empty Re: presão em PA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos