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Questão de Lançamento Horizontal

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Mensagem por Meizigi Ter 15 Jan 2013, 17:21

Em um local onde o efeito do ar é desprezível e g = 10m/s² um nadador salta de um trampolim de 12m de altura e atinge a água a uma distância de 6,0m, medida horizontalmente da borda do trampolim, em um intervalo de tempo de 2,0s. A velocidade do nadador no instante do salto tem intensidade igual a:

Gabarito: 5,0 m/s

Não entendi muito bem lançamento horizontal, nesta conta como a velocidade
é constante e se tem o espaço percorrido pelo tempo, não teria que ser 3,0 m/s?

Meizigi
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Mensagem por Bá Poli Ter 15 Jan 2013, 18:12

No movimento horizontal, trabalharemos com duas velocidades:
Vx = velocidade horizontal
Vy = velocidade vertical

A velocidade que é constante é a Vx (velocidade horizontal); e a velocidade variável é a vertical Vy.

Como Vx é constante, vamos calculá-la usando velocidade escalar média:
Vx = ∆s/∆t
Vx = 6/2 = 3m/s

Ou podemos usar, ainda, para movimento uniforme a fórmula:
S = So + vt
6 = 0 + v * 2
v = 3 m/s

Calculando Vy, usaremos uma das fórmulas do movimento uniformemente variado, já que Vy não é constante.
S= So + vot + (a/2)*t²
H = Ho + voyt + (g/2)*t²
0 = 12 + 2voy + (-10/2)*4
2voy = 8
voy = 4


Resultante das velocidades, na hora do salto é:
R² = vx² + voy²
R = 5


Veja que não coloquei vox porque ela é a mesma ao longo do percurso.

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Mensagem por Meizigi Ter 15 Jan 2013, 19:00

Obrigado Bá Poli.
Apenas ficou uma dúvida.

voy = Velocidade Inicial do Eixo Y
vx = Velocidade Escalar do Eixo X


é isso?

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Mensagem por Bá Poli Ter 15 Jan 2013, 19:06

Ah sim, desculpe por não especificar...
É isso mesmo Very Happy
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Mensagem por Meizigi Qua 16 Jan 2013, 10:17

Obrigado denovo (:
Mas eu tenho mais uma perguntinha Laughing

O espaço de tempo se comporta da mesma maneira?
Uma velocidade para o Eixo X e outro para o Y ?

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Mensagem por Bá Poli Qua 16 Jan 2013, 11:17

Sim... no eixo X usamos as fórmulas de movimento uniforme e no eixo Y usamos as fórmulas do MUV.
A velocidade resultante é a soma vetorial da velocidade do eixo X + velocidade do eixo Y.
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