PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Proporcionalidade

Ir para baixo

Proporcionalidade Empty Proporcionalidade

Mensagem por Convidado Sáb 03 Nov 2012, 18:37

Caros, saudações!

Suponhando que o conceito de proporcionalidade fosse simplesmente o que a maioria entende por proporção, isto é, o aumento duma grandeza implica no aumento da outra, e quanto as grandezas inversamente proporcionais, o aumento duma grandeza implica na diminuição da outra.

Desta perspectiva, é possível manipular uma função quadrática e isolar no 1º membro as variáveis x e y e, no 2º, a constante (coeficientes)?

Obg!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Proporcionalidade Empty Re: Proporcionalidade

Mensagem por PedroX Sáb 03 Nov 2012, 20:27

Temos diferentes tipos dessa função:

y = ax² + bx + c
y = ax² + bx
y = ax² -> y/x² = a (o único caso em que podemos separar)

Até!
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Proporcionalidade Empty Re: Proporcionalidade

Mensagem por Convidado Dom 04 Nov 2012, 03:24

Refleti mto sobre essa resposta, comentarei sobre minha conclusão num outro tópico.

Observe o gráfico
Proporcionalidade 79255354
Eu usei a função f para graduá-lo e depois esbocei a mesma função f nele, e olha que surpresa, o parábola tornou-se uma reta!!!
Como as coisas são relativas, né?


Então... agora a pergunta que está latejando na minha cabeça: retas me lembra a 4ª proporcional (regra de três) e o Teorema de Tales. Esses conceitos são aplicáveis agora?

Em caso positivo, tenho certeza que posso aplicar regra de três e tales em qualquer outra função curvilínea que eu conseguir transformar numa reta, então, como seria a fórmula geral para a regra de três e tales?

Obg!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Proporcionalidade Empty Re: Proporcionalidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos